O que é branding? Conheça os 4 elementos decisivos para sua avaliação

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Se você é responsável por uma empresa, marca ou produto, certamente, está sempre à procura de novas formas para melhor posicionar seu negócio no mercado para destacar-se dos concorrentes e alcançar o público certo. Se é esse o seu caso, você precisa entender o que é branding.

Mas, antes, pense por um momento: por que existem marcas que são lembradas constantemente, enquanto outras não? Mais um questionamento clássico para fazer a si mesmo é: quando você pensa em um carro, qual marca vem à sua mente? A empresa detentora da marca lembrada, de alguma forma, fez um trabalho de branding, que se conectou com você.

Confira, a seguir, o que é efetivamente o branding e qual a sua importância para as empresas.

O que é branding e por que é importante?

O branding é, basicamente, a gestão da marca. É o planejamento, o gerenciamento e os esforços feitos para conseguir tornar a marca mais forte e desejada, destacando-a dos concorrentes do ramo.

As ações realizadas no branding estão de acordo com o propósito da marca, bem como com os valores e a missão que a empresa deseja transmitir ao público. É função do branding motivar boas sensações e despertar algum tipo de conexão com os clientes, a fim de gerar preferência na hora da tomada de decisão.

Quais são as vantagens do branding para a sua empresa?

Existem alguns benefícios para as empresas que fazem o branding corretamente, e vamos falar deles a seguir.

Personalização da marca

Personalizar significa “tornar individual”, e tudo o que é individual se destaca do que é igual. Ao fazer a boa gestão de sua marca, é possível personalizá-la de acordo com a personalidade da sua empresa, o objetivo do seu produto, assim como a linguagem e comunicação visual que mais geram conexão com o seu público. É imprescindível entender e conhecer seu consumidor.  Apenas sabendo quem sua marca deseja atingir será possível personalizá-la de forma alinhada.

Identificação com o seu público-alvo

Após a personalização, o seu consumidor, previamente estudado e definido, sentirá identificação com o que sua marca oferece. Existem muitas possibilidades e, para gerar essa sintonia, é necessário que estejam bem claros o seu propósito e o posicionamento.

Por exemplo, existem pessoas que se identificam com marcas que fomentem a liberdade, como a Harley Davidson, por exemplo. Outras talvez se conectem com aquelas que se baseiem em luxo e status, como Rolex. Existe também o consumidor consciente, que busca marcas ambientalmente responsáveis, como a Natura, entre muitas outras maneiras de identificação.

Promoção de boas experiências com os clientes

O consumidor busca, cada vez mais, boas experiências de compra, sendo essas vivências na loja física, bem como na virtual. Um cliente que compra pela internet, que recebe o produto antes do prazo e ainda ganha brindes, pode voltar a comprar e indicar a marca, como é o caso da loja online da Séphora. Se for de costume da empresa, ela pode se tornar conhecida por essa boa experiência e isso é parte do branding.

Outro exemplo de branding voltado para a experiência dos clientes é o da marca de moda masculina Reserva. Em algumas lojas, os clientes são convidados a tomar uma bebida enquanto escolhem as peças.

4 elementos decisivos para a avaliação do branding

1. Ter autenticidade

Esse elemento é o que mostra que a sua marca é verdadeira, que fala a verdade. É preciso mostrar que a ela realmente se compromete com aquilo que prega. Se a marca se posiciona como apoiadora dos direitos dos animais, por exemplo, o que ela faz que comprove essa preocupação? Mostrando que suas ações estão alinhadas aos valores, você atesta a autenticidade.

2. Ser relevante

A relevância de uma marca tem a ver com o destaque dela para com as demais. É preciso que sua marca consiga se distinguir das outras, com expressão, realce e mostre um valor a mais ao público. A relevância só é possível quando há identificação com o consumidor e quando é oferecido algo de qualidade para ele.

3. Conseguir se diferenciar

Diferenciar-se, nos dias de hoje, pode parecer um desafio. Mas, o importante é segmentar, encontrando nichos em que sua marca consiga trabalhar melhor a diferenciação. Se a sua empresa é de construção, por exemplo, por que não focar em acessibilidade? Se a marca é de sapatos ortopédicos, que tal buscar novos designs que visem também à beleza, e não apenas ao conforto?

Na parte de atendimento, o que acha de fazer um atendimento personalizado, com respostas em até 24 horas? Todo esse trabalho faz parte do branding. As possibilidades são inúmeras!

4. Ter presença

Para se ter presença de marca, é necessário investir em estratégias e ações que a evidenciem com frequência. Vale participar de feiras do setor, investir em publicidade, utilizar assessoria de imprensa, realizar eventos de relacionamento com os clientes e criar conteúdos relevantes na internet, a fim de se tornar referência etc.

Entender o que é marca e o que é branding é primordial para gestão mais assertiva do seu negócio. É preciso se perguntar quem são os clientes, se o posicionamento que você usa até hoje está conectado com os desejos do seu público, se a linguagem utilizada conversa com o consumidor e transmite os valores da marca, se existem valores definidos e quais são eles.

Sabendo quais são os elementos necessários para aplicar ao branding, será possível se diferenciar e alcançar as pessoas certas. Assim, você se destacará dos concorrentes, fortalecendo a sua marca na mente de seu consumidor. Lembre-se de que vale muito mais segmentar, investir em publicidade e vender ao cliente que se conecta com seus valores do que alcançar muitas pessoas que não se identificam com a marca.

Agora que você entende melhor sobre o que é branding e qual a sua importância, entre em contato conosco e veja como podemos contribuir de várias maneiras com o branding da sua marca!

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