O Impacto da Identidade Visual na Competitividade das Empresas Industriais

  • Home
  • Branding
  • O Impacto da Identidade Visual na Competitividade das Empresas Industriais
O Impacto da Identidade Visual na Competitividade das Empresas Industriais

Para ter uma empresa capaz de se destacar na indústria é necessário desenvolver mecanismos de diferenciação, tendo em vista que existe uma certa homogeneidade entre os produtos. Ao criar uma identidade visual forte em seus logotipos e emblemas, você consegue se destacar da concorrência, agregando valor aos próprios produtos.

Além disso, reforçar a imagem da marca é importante para que ela seja lembrada pelos consumidores e reconhecida pelo público no momento em que entram em contato com suas soluções. Se você quer saber como emblemas personalizados podem agregar valor a seus produtos e trazer autenticidade para a marca, siga a leitura e acompanhe nosso post!

Como a identidade visual influencia a competitividade de empresas industriais?

Ter uma identidade visual forte é relevante e ajuda a sua empresa industrial a aumentar a percepção de valor nos clientes. Esse tipo de estratégia conquista a confiança do consumidor e consolida a marca no mercado.

Ela pode surgir a partir da aplicação de diversas técnicas, como uma logo bem desenvolvida, o uso de paleta de cores apropriada, emblemas personalizados e outros itens que ajudam a construir uma alta percepção de valor.

Assim, o seu negócio se destaca no mercado e pode atingir um crescimento constante e uma posição relevante no nicho de atuação. Porém, é preciso investir em ações para se diferenciar dos concorrentes.

Quais são as melhores estratégias para fortalecer a identidade visual?

O uso de elementos e estratégias que fortalecem a identidade visual da sua marca é essencial para garantir um bom posicionamento de mercado, diferenciando-se dos concorrentes. Por isso, listamos várias táticas que você pode utilizar no negócio. Veja mais, a seguir.

Crie um logotipo

Ao pensar em empresas bem posicionadas no mercado, logo vem o logotipo dela na cabeça, não é mesmo? Essa estratégia é fundamental para atrair a atenção dos consumidores e elevar o número de vendas.

Segundo dados recentes, cerca de 54% das pessoas valorizam a identidade da marca na hora de tomar decisões de compra. Portanto, fazer a apresentação dos produtos por meio de logos apresentáveis e bem desenvolvidos é uma excelente estratégia.

Um logotipo bem construído, com detalhes adequados e a personalização que a marca precisa é um passo importante para se diferenciar dos concorrentes e causar uma primeira impressão de impacto nos clientes, ajudando-os a lembrar das suas soluções.

Use emblemas personalizados

Os emblemas personalizados são responsáveis por representar a sua empresa em cada um dos produtos. Essa figura simbólica da sua marca é fundamental para a identificação da marca diante do público e traduzir a qualidade do item comercializado.

Modelos rudimentares, por outro lado, desvalorizam suas soluções que, mesmo desenvolvidas com qualidade, acabam tendo uma percepção diferente por parte dos consumidores. Emblemas feitos em materiais nobres como níquel, cobre, aço inox e ligas metálicas, trazem sofisticação e um acabamento de qualidade para cada produto desenvolvido.

Defina as cores ideais

A estrutura de cores também interfere no impacto visual de sua marca. Isso significa que é preciso contar com a ajuda de especialistas para identificar qual a melhor escolha para seus emblemas e logotipos.

Na criação de emblemas, os tons de prata e cromados são os mais comuns, especialmente pelo seu efeito neutro, que permite ser usado em diversos produtos. Na Sinalbras você ainda pode escolher entre um efeito escovado, brilhante ou fosco, adequando o estilo para o produto no qual será aplicado.

Empresas que trabalham com demandas específicas podem usar cores metalizadas para valorizar caracteres individuais, sejam emblemas escritos, vazados ou até mesmo sem fundo.

Quais são as marcas bem sucedidas nessa estratégia?

Várias marcas já contam com as soluções da Sinalbras para criar uma identidade visual única e atrativa, aumentando a competitividade delas no mercado e chamando atenção dos clientes. Conheça algumas delas, a seguir:

  • Philips Healthcare — a Philips confeccionou etiquetas em metal de níquel e aço inox para incluir nos equipamentos e fortalecer a marca no mercado;
  • First Place Computadores — Emblemas 3D desenvolvidos para incluir nos produtos, o que valorizou ainda mais a marca no mercado;
  • Latina Eletrodomésticos — a Sinalbras foi responsável por desenvolver a logomarca dos produtos da Latina, ajudando-a a se destacar no setor de eletros.

A sua empresa também pode contar com nossas soluções para criar uma identidade visual forte e que ajuda a aumentar a competitividade na área industrial.

Ao compreender os impactos da identidade visual e como ela auxilia a sua marca a se diferenciar no mercado, fica mais fácil realizar investimentos assertivos e que possam ajudar a aumentar a lucratividade. Nesse sentido, vale contar com as soluções personalizadas e de qualidade atestada desenvolvidas pela Sinalbras.

Quer saber como criar uma imagem de impacto para sua marca? Então, entre em contato e fale com um especialista agora mesmo!

Tags: