Como alcançar um novo publico? Saiba o que sua marca precisa fazer!

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Toda empresa que pretende crescer e se tornar cada vez mais rentável deseja, além da fidelização de seus atuais clientes, alcançar um novo publico. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente quando os proprietários se sentem estagnados e com dificuldades em superar seus concorrentes.

Pensando nisso, selecionamos, neste texto, 6 ações que sua empresa precisa fazer para conseguir chegar até novos consumidores potenciais, convertendo-os em clientes. Confira!

1. Conheça seu público

Primeiro passo para quem quer atrair novos clientes é conhecer o consumidor que pretende conquistar. Não adianta tentar alcançar todo mundo, pois é caro e bem menos eficiente do que segmentar e atingir exatamente aqueles consumidores que também estão procurando por você.

Conhecer seu público significa estudar o tipo de cliente que se interessa pelo que você oferece, saber especificamente quais são suas necessidades, seu comportamento de compra, seus hábitos na internet, a linguagem mais eficiente para usar com ele, entre outros dados relevantes. Ou seja, tudo que for essencial para a estratégia que você vai elaborar.

2. Faça uma estratégia de marketing digital para alcançar um novo público

A internet é uma ferramenta muito poderosa quando se trata de alcançar o consumidor, afinal, a cada dia estamos mais conectados, não é mesmo? Mas não basta estar presente na rede para conseguir o sucesso, na verdade, somente com uma estratégia bem definida que a sua empresa vai conseguir chegar lá.

Uma vez que você já conhece seu mercado-alvo, você tem uma base para saber em quais canais investir. Pode ser que o seu consumidor seja bastante ativo no Facebook, no Youtube ou goste de ler blogs e portais de notícia.

Portanto, em sua estratégia você pode contemplar fazer um blog de conteúdos de interesse do público-alvo, investir em anúncios pagos para Youtube, campanhas de engajamento do Facebook e anúncios em portais de notícia, por exemplo.

3. Ofereça um atendimento personalizado

Sim, o atendimento é importante para atrair novos clientes. Vamos te mostrar como ele influencia nesse tema. Um atual cliente insatisfeito tem, hoje, o poder de divulgar negativamente uma marca, expondo para sua rede de contatos e todos os seus potenciais clientes a sua indignação com um atendimento ruim.

Por outro lado, em um mercado de alta competitividade, oferecer um atendimento personalizado pode ser a chave para a divulgação boca a boca que sua empresa precisa. Esse tipo de divulgação, com a ajuda da internet, pode tomar proporções muito grandes, trazendo novos clientes para sua empresa, sem você precisar gastar um centavo. Interessante isso, não é mesmo?

Sendo assim, faça do atendimento de sua empresa uma oportunidade de relacionamento com seu cliente, oferecendo descontos especiais, enviando e-mails parabenizando no aniversário  se for possível, tenha um controle do histórico de cada cliente para saber como e o que falar com cada um, na hora do atendimento.

4. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ganhou um espaço muito importante nas estratégias. Oferecer conteúdo seja ele em texto, vídeo ou imagem de interesse do seu público é uma maneira de ser encontrado na internet pelo seu cliente, sem necessidade de propaganda.

O ideal é desenvolver um blog conectado com suas redes sociais e website e, nele, postar com certa frequência diversos conteúdos com temas relevantes ao seu cliente. Por exemplo, se você é uma empresa de cosméticos para mulheres, pode postar vídeos de cuidados com a pele, textos sobre dicas para preservar a aparência e por aí vai. Tudo vai depender do seu ramo de atuação e dos interesses do seu consumidor.

Quando você posta conteúdos interessantes e otimizados para a web, começa a conseguir mais acessos em seu blog, em suas redes sociais (que estarão alinhadas com sua estratégia de conteúdo) e o resultado disso é ser encontrado por novas pessoas potencialmente interessadas em se tornar clientes.

5. Desenvolva estratégias de divulgação nas redes sociais

Todas essas ações que estamos sugerindo devem caminhar em conjunto, conversando entre si. Você acabou de fazer seu blog? Ótimo, agora divulgue os textos em suas redes sociais e faça postagens relacionadas. Se você fez um texto sobre “Alimentação saudável”, poste uma imagem com três alimentos gostosos para substituir os lanches gordurosos, por exemplo!

O importante nas redes sociais, é ter frequência de assuntos interessantes que geram engajamento e interação. Vale dizer que é muito importante interagir com as pessoas que comentam seus posts ou mandam mensagens, pois elas podem ser clientes  lembre-se da importância do cliente satisfeito que falamos no primeiro tópico  ou um potencial cliente.

6. Utilize anúncios digitais

Nem só de busca orgânica vive o marketing digital. Existem maneiras de se destacar e conseguir resultados mais rápidos — e com um orçamento acessível  por meio dos anúncios digitais.

Mais uma vez esbarramos na importância de conhecer seu cliente, para saber como e onde anunciar. Você deve saber os melhores canais e a linguagem que será utilizada para atrair as pessoas certas e realmente interessadas.

Quando falamos de anúncio, pode ser um anúncio em alguma rede social, como o Facebook Ads, em mecanismos de busca, como os anúncios do Google Adwords, ou banners em sites que seu potencial cliente costuma acessar. O interessante é que os anúncios podem converter diretamente em vendas, então, cabe analisar cada ferramenta, seu orçamento disponível e o retorno esperado com o investimento.

Alcançar um novo público pode não ser tão simples, mas, com o auxílio da internet e de estratégias bem definidas, é completamente possível chegar até seu consumidor potencial antes da concorrência. Lembre-se que o mais importante é conhecer sua persona para poder colocar suas estratégias digitais em uma base sólida, sem investir em ações a esmo.

Tendo essa ciência, chegou a hora de utilizar as ações que mais estão dando resultado na internet: uma boa divulgação em anúncios digitais, produção e publicação de conteúdo relevante, ações em redes sociais (interagindo sempre). Tudo isso sem se esquecer do atendimento de qualidade e personalizado, certo?

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