Valor e preço são coisas diferentes

  • Home
  • Dicas
  • Valor e preço são coisas diferentes
Valor e preço são coisas diferentes

Por serem os mercados muito diversificados, em constantes mudanças e cada vez mais competitivos, onde os fabricantes, revendedores e consumidores quase sempre buscam lucrar o máximo gastando sempre o menos possível, então é visível também a falta de percepção sobre o significado real de valor e de preço.

Isso acontece porque as pessoas quando querem adquirir algo, muitas vezes o buscam pelo menor preço, e acabam comprando sem analisar o seu valor. E, nestes casos, acabam no prejuízo em todos os aspectos, pois valor e preço são coisas diferentes.

O valor de algum produto, está intrinsecamente ligado mais às coisas como a utilidade, a qualidade, a durabilidade e o acabamento do que ao preço.

O valor do produto, em alguns casos, é determinado pelo quanto alguém estima esse produto

Existem casos em que o valor de algo pode inclusive ser medido de formas distintas, quando analisado por mais de uma pessoa. Explicando melhor, se alguém quer muito conseguir algo, então provavelmente dará mais valor à isso do que uma pessoa que não quer ou não se interessa tanto por essa mesma coisa. Por exemplo, se alguém não gosta de relógios de ouro, provavelmente não comprará um, mesmo que lhe seja oferecido por um baixo preço.

Por outro lado, se uma pessoa aprecia relógios de ouro, é provável que comprará um que lhe agrade mesmo que o preço seja bem alto!

Valor e preço são coisas diferentes também na identificação da marca de produtos.

Como outro exemplo, se alguém deseja valorizar seu produto e marca, então fará emblemas sofisticados, mesmo que seja mais caro que uma placa comum.

Entretanto, se não se interessa pela qualidade e boa imagem da marca no seu produto, também não dará valor à qualidade da identificação. O pensamento será que sendo o preço menor está bom, e assim não será sensível a esta percepção de valor e da mesma forma não fará a devida comparação na qualidade do emblema adesivo sofisticado e do emblema adesivo comum.

Etiquetas comuns podem denegrir boas marcas e bons produtos

Adquirir uma etiqueta comum de menor preço sem analisar seu valor real, geralmente não compensa, porque esta etiqueta pode denegrir até um bom produto, e no fim acabará trazendo prejuízos futuros tanto para a imagem da marca como para a primeira impressão que o consumidor terá deste produto no ponto de venda.

Enfim, isso aplica-se a muitos casos semelhantes, e quase sempre o valor será muito mais importante do que meramente o preço.

Tags: