Etiquetas de metal e plástico: entenda as diferenças

  • Home
  • Marketing
  • Etiquetas de metal e plástico: entenda as diferenças
Quais as diferenças das etiquetas de metal e plástico

Quem trabalha em indústrias e fábricas sabe que a concorrência não para de crescer. Por conta disso, modernizar seus produtos e materiais é preciso para conseguir algum destaque. As etiquetas de metal e plástico são peças que compõem o design de um produto e conferem mais valor a uma marca.

Contudo, existe um grande número de opções na hora de escolher a ideal para seu produto. Uma das dúvidas frequentes é: como escolher entre as etiquetas de metal e plástico?

Neste caso, existem alguns diferenciais entre ambos os estilos, que podem ser decisivos na hora de selecionar a melhor etiqueta. Escolha conforme o produto que sua empresa vende e também de acordo com a forma de armazenagem do mesmo. Neste post você entenderá a diferença entre etiquetas de metal e plástico e, além disso, a relevância delas para o público final. Vamos lá?

Qual a importância das etiquetas para a experiência do cliente?

O impacto visual do consumidor com o produto, é por vezes o primeiro contato de um consumidor com uma marca e a primeira impressão que ele tem de um produto. Essa primeira impressão visual que o cliente tem contribui para seu interesse na oferta e até mesmo para a sensação de valor percebido de uma marca. Elencamos algumas vantagens da utilização de etiquetas relacionadas à experiência do cliente na compra do produto. Veja abaixo.

Personalização e identificação com o cliente

Quando a empresa investe em personalização, ela está dando um passo em direção à conexão com seu público-alvo por meio de identificação. Isso acontece pois, conhecendo os gostos de seu consumidor, fica mais fácil de agradá-lo visualmente. Além do mais, gera nele a sensação de que o produto está conectado com seus desejos, necessidades e valores.

Aumento das chances de venda do produto

Você certamente, consciente ou inconscientemente, já escolheu algum produto tendo como um dos critérios de seleção o visual daquele produto, composto por diversos fatores, entre eles a etiqueta ou emblema. Essas etiquetas personalizadas contribuem para o destaque e a valorização da uma marca na mente do consumidor.

Todos esses elementos fazem a diferença na mente do consumidor e causam um impacto na saída dos itens.

Etiquetas de metal e plástico aumentam a diferenciação da concorrência

Um produto bem elaborado, diferenciado e voltado para atrair um determinado público é capaz de se destacar dos demais. As etiquetas tanto de plástico como de metal têm papel fundamental nessa diferenciação, contribuindo para destacar o produto, a marca, conferir um ar mais arrojado, mais premium, mais moderno, de acordo com o posicionamento da marca e do produto.

Valorização da marca

O visual de um produto, e da marca em si, é fundamental para gerar valor. As marcas que não trabalham a diferenciação e personalização de seus produtos acabam por perder a chance de agregar valor à marca. Tudo que é visualmente bonito e agradável, que está alinhado com a imagem que a marca quer transmitir e com o consumidor, contribui para seu valor percebido.

Quais as diferenças das etiquetas de metal e plástico?

Sabendo a importância das etiquetas para o produto e marca, chega a hora de escolher que tipo de característica física mais se adéqua ao seu produto. E também, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes para que a escolha seja acertada e capaz de transmitir a identidade da marca.

A principal diferença entre as etiquetas de metal e plástico está no uso que será conferido a elas. Listamos, nos próximos tópicos, os parâmetros essenciais para garantir que elas cumpram bem o seu papel.

Como escolher as etiquetas de metal e plástico?

Escolha a etiqueta com base em seu produto e armazenamento

Sabendo as diferenças entre os diferentes tipos fica mais simples escolher. Quando se fala em etiquetas de plástico pode-se esperar um material resistente à água e que podem ser utilizadas em inúmeros tipos de produtos.  como calçados, vestuário, itens esportivos, máquinas, motores etc. Por serem resistentes à água e outras substâncias químicas, é possível sua utilização também por indústrias de alimentos congelados, como por exemplo, para o código de barras do produto.

Outro fator a considerar é o tipo de armazenamento do produto, e a que tipo de ambiente essa etiqueta estará exposta. Por exemplo, se o produto sofre com altas temperaturas, como motores ou peças mecânicas.

Se a sua empresa necessita de etiquetas para máquinas e peças que serão expostas a todo tipo de agressão, como barro, chuva, graxa, materiais químicos e atrito com outros itens, há materiais metálicos resistentes que podem ser a solução mais adequada às condições do produto.

Estipule o tipo de identificador

O que você imprimirá nessa etiqueta? É um códigos de barras? É o emblema de sua marca? É a marca do produto? Ou são informações obrigatórias exigidas por lei em uma peça automotiva? É preciso entender qual o conteúdo que o espaço apresentará para poder definir o material que melhor se encaixa.

A princípio, um dos metais mais utilizados em etiquetas, é o alumínio, pois oferece muitas vezes custo competitivo e versatilidade. Em outros casos, usa-se também o Latão, Aço Inox, Zamac e Níquel.  Agora, para os emblemas e etiquetas em plásticos você encontra o ABS, Policarbonato, Poliéster e até Borracha e PVC.

Em alguns casos, se a superfície do produto for curva, é recomendado o uso de um poliéster fino. Os materiais plásticos são bastante utilizados em etiquetas de móveis, de eletrônicos, painéis etc. Existem diversas cores para escolher e diferentes acabamentos para esse tipo de etiquetas.

Pelo contrário, as etiquetas de metal tem mais uso em autopeças, elevadores, eletrodomésticos, emblemas de rodas, painéis de máquinas, eletroeletrônicos entre outros. Elas também têm variedade de cores, sendo que muitas vezes é utilizada a própria tonalidade prateada, dourada, ou bronze do metal.

Onde fabricar etiquetas de metal e plástico?

Além de entender todas essas particularidades sobre as etiquetas, é fundamental escolher bem a empresa fornecedora do material. Caso contrário, corre-se o risco de comprar itens sem qualidade nem diferenciação, anulando seus investimentos para diferenciar o produto.

Por exemplo, a SinalBras produz  emblemas e etiquetas personalizadas para todos os tipos de indústrias. Na Sinalbras, as peças produzidas são únicas e de acordo com o gosto e a necessidade do cliente.  E mais, no desenvolvimento de cada nova etiqueta, é sempre levado em consideração o estilo do seu produto ou lançamento.

Enfim, estas são algumas das diferenças entre as etiquetas metálicas e de plástico. Precisa mais esclarecimento? Entre em contato com a gente para verificar quais são as soluções personalizadas de etiquetas que oferecemos. Temos certeza que  poderemos atender a sua necessidade ou lhe indicar alguma solução. Basta acessar nossa página de contato!





Solicite maiores informações: