Personalidade da marca: entenda a relevância desse conceito

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Caso você nunca tenha ouvido essa expressão, pode achar curioso falar em “personalidade da marca“. Afinal, personalidade, como o próprio radical “persona” indica, está relacionado com pessoa. Quando falamos da personalidade de alguém, geralmente nos referimos a características marcantes de comportamento. 

Com relação às marcas, a personalidade está relacionada à impressão que a marca é capaz de produzir na mente de seu público. Isso significa atribuir a ela características que, geralmente, são conferidas a uma pessoa: honesta, inovadora, divertida, séria etc. É a personalidade que vai fazer com que a sua empresa se diferencie das concorrentes e seja lembrada pelo público.

Engana-se quem pensa que é só pela propaganda que a personalidade de uma marca é construída. A personalidade é um elemento essencial na mediação de todas as relações que a empresa constitui. Por isso, listamos a seguir alguns pontos em que a definição da personalidade pode ajudar a sua empresa. Acompanhe.

Relacionamento com o público

Como afirmamos, a personalidade da marca é fundamental na relação entre o público e a empresa. Isso porque a construção da personalidade passa pela percepção que o público tem ao longo dos mais variados contatos com a marca, desde a publicidade até a resolução de possíveis problemas e reclamações.

Por isso, quando se pensa em definir uma personalidade para a marca, você deve ter em mente que essa definição só se concretiza se for percebida pelo público. As características que você deseja que sejam atribuídas à sua marca servem como orientação para toda a estratégia de relacionamento com o público, que vai além de clientes e usuários.

É importante pensar, também, na relação com funcionários, fornecedores e outros públicos ligados à sua empresa. De nada adianta para a marca se mostrar simpática e receptiva aos clientes se ela não tratar assim também os funcionários porque, nesse caso, ela vai ser chamada de hipócrita, e esse não é um traço de personalidade desejado por nenhuma marca.

A Personalidade da marca e a Fidelização de clientes

A personalidade da marca, quando bem definida e trabalhada, é capaz de oferecer ao cliente uma previsão do que ele encontrará na sua jornada junto à marca. Essa jornada pode passar, inclusive, por espaços físicos. Por exemplo, caso haja visitas à fábrica de determinado produto ou a um showroom, a marca no geral também informa ao cliente o que esperar desses espaços.

Quando o cliente encontra coerência nos diversos contatos com a marca, e as características e valores comunicados por ela são compatíveis com os seus, as chances de se tornar um cliente fiel se tornam maiores, já que esse relacionamento tem boas chances de gerar boas memórias afetivas.

Posicionamento no mercado

A personalidade também é um elemento essencial de diferenciação da marca. Além de o diferencial ser decisivo na hora de fidelizar clientes, ele também é importantíssimo para o posicionamento de mercado.

Quando bem trabalhada, a personalidade faz com que a sua marca seja percebida como única, e o que ela oferta vai muito além de produtos e serviços, não podendo ser copiado por nenhuma outra. Sem dúvida, isso é essencial para que a sua marca consiga alcançar um lugar de destaque na mente dos seus clientes.

Viu só como o conceito de personalidade da marca é importante? Então, não deixe de compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais.





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