Sua marca gera uma boa memória afetiva para os clientes?

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É natural que registremos em nossas mentes, de forma carinhosa, as boas lembranças dos acontecimentos que se passam em nossas vidas. Isso acontece em todos os âmbitos de nossas relações, como o familiar e o empresarial.

Por esse motivo, as marcas devem desenvolver ações que gerem uma boa memoria afetiva dos clientes. Neste post, reunimos e esclarecemos uma série de perguntas que os empresários geralmente têm sobre o assunto. Continue a leitura!

 

Por que desenvolver uma boa memória afetiva para os clientes?

É importante que as empresas gerem boas experiências para seus clientes, de modo que eles guardem essas sensações agradáveis em sua memória afetiva. Assim, isso fará com que eles voltem a consumir os produtos da sua companhia.

A Coca-Cola, por exemplo, é uma marca que sempre se preocupou em desenvolver a memória afetiva do seu público. Você certamente se recorda de já ter visto, em algum momento, os caminhões decorados com luzes que a empresa coloca para circular nas ruas em várias cidades brasileiras na época do Natal, não é mesmo?

Ou então, lembra-se dos geloucos, miniaturas de jogadores e outros brinquedos em que as crianças tinham que entregar tampinhas do refrigerante para ganhá-los. Tudo isso pode ser considerado memória afetiva, pois reforça os laços que os clientes sentem pela empresa e, consequentemente, por seus produtos.

Quais ações posso desenvolver para gerar uma boa memória afetiva dos clientes?

São diversas as ações que você pode desenvolver para passar uma boa percepção aos seus clientes, sendo que a maioria delas está relacionada com o que chamamos de marketing sensorial. Veja alguns exemplos:

Ambiente sonorizado

Uma boa música pode deixar os clientes de uma loja mais tranquilos para realizar uma compra. Para isso, você pode ter até mesmo uma playlist exclusiva para a sua empresa, com músicas embasadas naquilo que a sua marca deseja passar aos compradores.

Assinatura sonora

A assinatura sonora é uma breve frase ou som reproduzido após todos os comunicados ou peças de publicidade de uma marca. Sempre que alguém ouve “creative technology”, por exemplo, lembra da Citroën, que usa essa frase como assinatura sonora.

Lojas aromatizadas

O Boticário é uma marca de perfumes e utiliza isso muito bem. Em todas as lojas da franquia, em qualquer cidade do Brasil, o aroma característico é o mesmo, pois os franqueados devem passar um aromatizante nos ambientes todos os dias.

Isso também é um exemplo de marketing sensorial, pois faz com que as pessoas relacionem aquele cheiro à marca, mesmo que o sintam em outro espaço.

Agora você já sabe como desenvolver a memória afetiva dos clientes! Que tal fazer isso também com a sua marca, incluindo essas estratégias em seu branding? Aproveite para deixar seu comentário no post e dividir com a gente suas experiências e dúvidas!





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