Qual a diferença entre marca e logotipo

Você pode ter comprado uma marca – mas provavelmente tem um logotipo

Muitas vezes podemos nos perguntar qual é a diferença entre um logotipo e uma marca.  Por um lado, quando uma pessoa monta um negócio sabe que precisa de um logotipo para ser um símbolo do seu negócio, por outro lado existe um designer gráfico que entende que para criar a atmosfera de marketing certa para o seu cliente – é preciso passar por um processo de branding. Ou seja, um quer um logotipo – o outro quer vender marca ( branding). E é exatamente aí que está o problema.

O que é uma marca?

O melhor exemplo que o ajudará a entender o que é uma marca e qual a diferença entre ela e um logotipo é imaginar uma camisa preta. Pergunte a si mesmo qual é o valor desta camisa – incluindo produção, marketing, vendas, mão de obra, eletricidade… tudo. Você provavelmente imaginará um valor monetário que varia de 10 a 15 dólares (dependendo da qualidade e assim por diante). Agora pegue esta camisa e adicione o logotipo da Nike, uma linha curva aparentemente sem significado gráfico. O que aconteceu com o valor da camisa agora? Este desenho de uma linha simples que foi adicionada à nossa camisa acrescentou algo como 50 dólares ao seu valor. O logotipo fez isso? Não. A marca fez isso.

O que é um logotipo?

No exemplo que vimos, adicionar o logotipo à camisa aumentou o preço em várias dezenas de dólares. O que você acha que teria acontecido com o logotipo da Nike se fosse um logotipo diferente? Não a linha curva e familiar… outra coisa. Um círculo qualquer. Mudaria alguma coisa no preço? Veríamos uma tão grande mudança de valor entre uma camisa sem logotipo e uma camisa com o logotipo? Difícil de saber, mas fácil de avaliar – provavelmente não haveria mudança. Porque um logotipo é apenas um símbolo, uma marca é uma atmosfera – uma história de sucesso.

Como criar uma marca?

Você já reparou com que facilidade o branding ( marca ) pode criar um grande salto no valor de uma camisa? Como consumidores, nunca nos perguntamos seriamente como nós, como empresa, concordamos com esse “truque”. Isso é o que os executivos de marketing sabem – é exatamente nisso que eles se baseiam. A maioria das grandes empresas investe dezenas de milhões na construção da marca e no fortalecimento de sua posição no mercado, porque o valor criado por ter sua marca forte é um valor tremendo que se reflete na quantidade de energia (ou diminuição na quantidade de energia) que você precisa investir para vender seus produtos. Uma vez que você tem em mãos a marca de vendas movendo-se em uma dinâmica diferente, você não precisa baixar preços ou gritar bem alto sua oferta. Você é uma marca – você vende, você é uma marca – as pessoas compram.

Como você faz isso? Comece a ver a realidade que ocorre abaixo da superfície. Marcas fortes sempre se conectarão com o poder, escolherão apresentadores famosos que fortalecerão o status da marca e conectarão o público com a atmosfera que criam (com a ajuda de seu produto, é claro). Se até hoje você tem dado como certo, você deve começar a ver e entender a dinâmica por trás dessas escolhas. Por que essa celebridade foi escolhida? O que está transmitindo? Com quais públicos ele se conecta? Como seu casting atende aos valores da marca? E as cores escolhidas? E para fontes? O que o locutor diz? Você entendeu a ideia.

Como criar um Logotipo

Muitas pessoas estão interessadas em criar um logotipo para seus negócios ou empreendimentos, mas não sabem ao certo por onde começar e se é certo abordar o processo de design de logotipo de forma independente.

Aqui estão as principais etapas para se criar um logotipo do zero:

  1. Entenda por que você precisa de um logotipo
  2. Defina a identidade da sua marca
  3. Encontre inspiração para o seu design
  4. Avalie seus concorrentes
  5. Escolha seu estilo de design
  6. Encontre o tipo certo de logotipo para você
  7. Preste atenção nas cores
  8. Escolha a tipografia certa
  9. Conecte os vários elementos de design em seu logotipo
  10. Encontre um designer para o seu logotipo
  11. Comunique-se com seu projetista
  12. Obtenha feedback e ajuste o design do seu logotipo
  13. Integre o design do seu logotipo à sua marca

E se eu precisar fabricar emblemas e etiquetas da minha marca para aplicar em meus produtos?


Depois de criar seu logotipo, e se você precisar fabricar emblemas adesivos ou logotipos de metal para seus produtos, a Sinalbras pode ajudar neste processo. Entre em contato conosco, temos opções diversas para confeccionar emblemas, logos e etiquetas em metal e plástico.