A importância do Branding do Produto e como fazê-lo da maneira certa

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marca do produto e branding do produto

Quando pensamos em branding, ou branding do produto, normalmente imaginamos grandes empresas como Google, Coca-Cola, Facebook ou qualquer uma dessas marcas bem conhecidas. Na verdade, se pedirmos a você para desenhar os logotipos dessas empresas ou escolher a cor que os caracteriza, você provavelmente o fará facilmente.

Essas marcas conseguiram conquistar a consciência do público em geral graças a um trabalho meticuloso de publicidade, produtos de qualidade e como não – branding profissional e preciso que os  diferencia e os identifica entre todos os concorrentes.

Ao contrário do que muitos pensam, a marca vai muito além da experiência visual que tentamos criar para um produto ou negócio, a marca consiste em um conjunto de métodos de marketing e comunicação que se diferenciam dos concorrentes, além de uma impressão positiva e duradoura entre os clientes.

Mas o que é branding?

Quando falamos sobre branding, devemos primeiro entender seu significado literal. As palavras originais que levaram à conhecida palavra inglesa branding, é uma combinação dos termos “produto” e “etiqueta”, ou seja, rotulagem do produto.

O principal objetivo do processo de branding é sempre transmitir mensagens claras e positivas aos clientes, criando uma diferenciação distinta que irá formular no consumidor uma identidade visual única em relação à marca.

Para entender o significado de branding, é importante entender a diferença entre um produto e uma marca. Por exemplo: tênis é um produto enquanto “adidas” é uma marca, um carro é um produto e “Toyota” é uma marca.

Branding do produto. Esforços em prol da Marca do Produto

O branding do produto é um processo que diferencia um produto existente (ou que se destina à venda) de outros produtos no mercado. Em outras palavras, branding do produto é qualquer empenho destinado a melhorar a marca do produto.

Seja em conjunto ou separadamente, o branding do produto pode incluir o design de embalagem, design do produto, criação de logotipo e escolha de um slogan adequado para promover esse produto.

Os esforços para melhorar a marca do produto, geralmente são mais bem sucedidos com a ajuda de uma empresa externa que tenha a capacidade de ver os processos da empresa com olhos profissionais.

As pesquisas de opinião podem precisar ser conduzidas durante o processo de branding do produto. Além disso, avalie testar o produto em experimentadores (fornecendo amostras) e, de qualquer outra forma, você  pode ajudar a tomar decisões sobre qual é a maneira correta de configurar o produto.

A importância do branding do produto

A imagem da marca do produto é de grande importância, pois afeta as suas vendas e consequentemente o sucesso da empresa que o comercializa ou fabrica.

O processo em si pode ser feito em qualquer fase da vida do produto quando hoje é costume fazer uma marca pouco antes de começar a fabricá-lo ou importá-lo.

Isso é para injetar o produto ou serviço da melhor forma no mercado.

A  marca também é relevante para produtos que já existem há algum tempo e ainda não foram capazes de penetrar no mercado. Às vezes também é necessário realizar o processo mesmo nos casos em que o  produto apresente uma imagem não positiva por qualquer motivo.

Como fazer o branding do produto corretamente

Para realizar o branding do produto da maneira certa, deve-se examinar os vários parâmetros que afetam cada escolha ao longo do caminho, entre eles:

O próprio produto

O próprio produto geralmente será a figura principal (a menos que seja um produto que possa ser modificado). Portanto, deve ser examinado de acordo com os parâmetros do produto em si, sua aparência, qual é sua singularidade (ou seja, quais vantagens ele traz para seus clientes) e quaisquer outros dados que possam afetar a percepção do cliente sobre o produto.

O público-alvo do produto

Cada produto e cada empresa ou negócio precisam se direcionar a um público-alvo específico. O público pode ser amplo ou restrito e é importante caracterizá-lo. Ao criar a marca de um produto, é preciso levar em consideração as pessoas que devem comprá-lo e construir as mensagens de acordo.

A mensagem que a empresa deseja transmitir

É extremamente importante considerar mensagens comerciais anteriores ou criar novas. As diferentes mensagens serão derivadas de diferentes ações da empresa, do público-alvo e também dos objetivos do produto. Uma boa ou má imagem da marca do produto também afeta a percepção dos clientes sobre o negócio e, portanto, todos os detalhes que podem afetar essa percepção devem ser considerados.





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