Reputação da marca: por que a qualidade do produto é imprescindível

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Você sabe o que é qualidade? Ela pode ser definida como quão bem um produto faz aquilo que ele é destinado a fazer e o quão bem ele sustenta sua performance ao longo do tempo. Porém, consumidores diferentes podem ter conceitos diferentes de qualidade do produto.

Enquanto uns valorizam a durabilidade do produto, outros podem valorizar a sustentabilidade. Mas, independentemente dos vários pontos de vista do público, a qualidade do produto continua sendo um fator decisivo para a reputação da marca.

Para que você entenda o porquê, abaixo explicamos como ela influência a imagem da sua marca e o que você pode fazer para melhorá-la! Confira!

A qualidade do produto constrói confiança com seus clientes

Muitos acreditam que as empresas não terão sucesso se não puderem criar confiança nos clientes. Inúmeras vendas potenciais são perdidas porque uma marca não consegue estabelecer uma conexão mais profunda com potenciais compradores.

Quando você trabalha para melhorar a qualidade do que oferece, ganha confiança e lealdade dos consumidores, e torna possível fazer mais com sua empresa, como aumentar os preços dos produtos. A qualidade das suas mercadorias é uma forma de ajudá-lo a fazer com que os consumidores apreciem e valorizem o que você tem a oferecer.

O que você pode fazer

Tentar humanizar a marca pode ajudar os clientes a se conectarem com ela de maneira mais profunda. É aqui que os boletins informativos e os e-mails atualizados da empresa entram em jogo. Outra coisa que pode criar lealdade são os programas de recompensas, uma vez que fazem com que os clientes se sintam muito mais valorizados.

A qualidade instiga o marketing boca da boca e as mídias sociais

92% das pessoas confiam nas recomendações de amigos e familiares acima de todas as outras formas de publicidade ao tomar uma decisão de compra. É por isso que, quando se trata de influenciar os consumidores, nada se aproxima do marketing boca a boca.

Ele pode ser um fator persuasivo nas decisões de compra tanto online quanto offline. Afinal, o consumidor quer saber se alguém que é semelhante a eles teve uma boa experiência com um produto.

Quanto melhor a qualidade do mesmo, mais chances você terá de receber comentários, recomendações e compartilhamentos positivos nas mídias sociais.

O que você pode fazer

Iniciar campanhas para que as pessoas falem sobre um produto é uma ótima maneira de divulgar boas recomendações. Outra coisa que pode ser feita é responder a queixas ou elogios online. Uma parte do que traz qualidade a um produto é o serviço de atendimento ao cliente que vem junto com ele.

Um produto de qualidade gera menos reclamações

Quanto mais qualidade tiver seu produto, maiores as chances do consumidor comprá-lo novamente. Gastar tempo e dinheiro aperfeiçoando um produto antes que ele atinja o mercado minimizará as queixas e as devoluções dos clientes.

O que você pode fazer

Testar produtos em clientes potenciais ou em um grupo de pesquisa de mercado pode ajudar a produzir a melhorar o que você produz. A maioria das pessoas nesses grupos dará opiniões brutalmente honestas, e isso é algo que uma empresa pode usar para aumentar seu nível de qualidade.

A estética diz muito sobre a reputação da marca

Uma dimensão da qualidade de um produto é como ele é apresentado, ou seja, sua embalagem e estética. As cores, impressões, formas, texturas e recursos fazem toda a diferença e é o que os distingue da competição.

Os clientes observam esse tipo de detalhes, que podem influenciar diretamente a decisão de compra. Afinal, existem muitas opções de produtos similares lá fora. Portanto, esses atributos e projetos únicos serão o que trará o impacto necessário para que o cliente escolha você.

O que você pode fazer

Muitas pessoas se preocupam mais com o aspecto de um produto, de modo que as opções mais personalizáveis podem superar a qualidade real do que está dentro da embalagem. Ter características personalizáveis também permitirá que você agregue valor e cobre mais pelo que vende.

E agora que você já sabe como a qualidade influência na reputação da marca, leia também nosso post sobre a importância da etiqueta do produto e veja como ela pode aumentar suas vendas!





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