Uma vez que os consumidores compram menos em períodos de instabilidade financeira, o profissional de vendas precisa de preparo para saber como aumentar as vendas. Um planejamento adequado aliado ao investimento na qualificação do time desse setor pode contribuir muito.
Em meio a um cenário de incertezas, o mais complicado para os empresários é sempre buscar soluções inovadoras capazes de manter o dinamismo do negócio.
Por isso, continue lendo este post para conhecer melhor as quatro dicas que preparamos para você sobre como aumentar as vendas.
Como a alta dos juros e inflação desaqueceram a economia?
Muitos países usam o recurso da elevação da taxa de juros como mecanismo para controlar a inflação. A lógica é simples: com o aumento dos juros, o consumo é reduzido, forçando a queda dos preços.
Porém, a alta dos juros também diminui o estímulo à tomada de financiamentos, dificultando as aplicações internas na área produtiva, no mercado imobiliário e na venda de bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, veículos, etc.).
Com a inflação alta, a tendência é que a moeda perca seu valor com o tempo e os consumidores — que não têm correções constantes em seus salários —, não conseguem comprar os mesmos produtos de antes.
Como isso tem afetado os empresários?
Há uma tendência de redução do consumo das famílias e das empresas, visto que o “custo do dinheiro” se torna mais “alto” que o normal, fazendo com o que capital esteja menos disponível no mercado.
Quando as pessoas consomem menos e as empresas não atingem as suas expectativas, diminui-se a empregabilidade da população, o que ocasiona a redução da renda das famílias, levando-as a consumir ainda menos.
Como aumentar as vendas?
Mesmo vivenciando um momento desfavorável, o gestor que tem boa visão não sofre como a maioria, pois consegue enxergar oportunidades e formas de vencer as barreiras impostas pelo mercado. Veja quatro dicas abaixo.
1. Mostre valor
O gestor identifica o seu potencial cliente, se aprofunda nas necessidades dele, oferece soluções personalizadas (por meio de podcasts, ebooks, artigos, brindes) sem cobrar nada e, assim, conquista a confiança dele. Nesse ponto, chega o momento de oferecer o seu produto ou serviço. O cliente em potencial está pronto para escutar, prestar atenção nos detalhes da apresentação e, por consequência, aprovar a sua proposta.
2. Invista na identidade visual
A imagem que a sua marca transmite é uma parte fundamental do processo para firmá-la no mercado e atrair mais clientes. A escolha de um visual impactante começa pelo logotipo, mas deve se estender ao exterior e interior da sua loja.
Se o seu objetivo é que os clientes potenciais parem, observem a vitrine e entrem, é seu dever chamar a atenção deles. Escolha uma fachada que atraia olhares, inclua itens chamativos na vitrine e lembre-se de mantê-la sempre bem organizada e iluminada.
O cuidado com a informação visual permitirá que as pessoas visualizem melhor os produtos que a sua empresa oferece e tenham desejo de entrar para conhecer mais.
3. Ofereça atendimento diferenciado
Com o avanço das tecnologias digitais, as relações entre clientes e empresas estão cada vez mais robóticas. Por essa razão, atender de forma humanizada pode ser um diferencial competitivo para a sua organização. É necessário entender que o cliente é uma pessoa e, como tal, necessita de uma interação cara a cara. O que ele deseja é se sentir especial e único para a empresa.
4. Treine a equipe
Uma boa equipe de vendas precisa se atualizar constantemente, afinal, as mudanças acontecem com muita frequência quando falamos de negócios.
Os consumidores estão cada vez mais rigorosos e as empresas têm a necessidade de agir rápido para atingir as expectativas e alcançar bons resultados. Por isso, é sempre importante ficar atento aos detalhes e corrigir possíveis falhas no processo de venda.
Aplicar essas dicas de como aumentar as vendas pode melhorar os resultados da sua empresa. Não pare nem em meio à crise e sempre busque novas formas de fazer negócios dentro e fora da internet. Além disso, consideramos importante frisar que, para obter maior sucesso, é preciso sequenciar todo o processo mencionado.
Gostou deste post? Aproveite para deixar seu comentário sobre ele e tire suas dúvidas!