Precificação inteligente: entenda como funciona e quais os benefícios

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A ideia deste artigo é mostrar para a persona as principais informações sobre precificação inteligente

Muitas lojas virtuais começaram a monitorar a concorrência. Preços, estoques e promoções são constantemente observados. Porém, simplesmente acompanhar não basta. É preciso agir de acordo com os dados obtidos sobre o seu mercado e seus concorrentes.

Para atender essa demanda, a necessidade de uma solução completa e automatizada fica evidente. É preciso contar com um sistema que confira às lojas virtuais a capacidade de enfrentar a concorrência de modo 100% automatizado.  Eis que surge a precificação inteligente.

Neste post, explicaremos melhor essa estratégia que vem dominando o mercado. Confira!

Qual é o conceito de precificação inteligente?

Trata-se de um reajuste automático dos preços dos produtos do seu e-commerce. Ele é realizado por causa das alterações de disponibilidade e preço de produtos no mercado conforme as regras que você define na plataforma de precificação inteligente. Para que as bases dessa estratégia sejam usadas, a plataforma indica os concorrentes que comercializam os mesmos produtos. Ela também possibilita o cadastro manual de outros concorrentes e produz relatórios com preços de empresas específicas.

Além disso, ela avalia a disponibilidade de produtos nas outras lojas virtuais, permitindo gerar uma regra para aumentar o preço quando os concorrentes não tiverem o produto para vender, bem como muitos outros recursos.

Como os preços são construídos sobre os parâmetros de custos?

Os relatórios do sistema contratado sempre contêm dados para realizar um balanço extenso de fatores como atuação dos fornecedores, mudanças do mercado, novos hábitos de compra, linha de produção e consumo, etc. Logo, a precificação inteligente é um avanço no processo de precificação que permite maior participação no market share e o aumento das vendas. Para conseguir entender melhor, vejamos um exemplo.

Se o seu produto tem um preço muito acima da média do mercado, possivelmente não venderá bem, pois a clientela não estará disposta a pagar por ele. Por outro lado, caso ele tenha um preço bastante reduzido, gerará um retorno abaixo do almejado e uma possível imagem negativa da sua qualidade.

Quais são as novas regras de precificação e as suas vantagens?

De acordo com a norma, os valores à vista devem ser inseridos no site de forma explícita ao lado da descrição do serviço ou imagem do produto. Além disso, as letras devem ser legíveis e grandes.

A diretriz se baseia nas exigências da Lei 10.962 de 2004, que regulamenta as ofertas e maneiras de afixação de preços pelos comerciantes e prestadores de serviços. Entre as atribuições gerais das instituições, estão a necessidade de informar eventuais descontos de maneira clara ao consumidor e a cobrança do valor menor se forem anunciados dois preços diferentes.

Veja agora algumas vantagens dessa alteração na precificação.

Aumento da rentabilidade

Caso o varejista queira aumentar as vendas, a precificação inteligente reduzirá os preços dos produtos mais elásticos e aumentará os dos outros. Para o gestor aumentar sua margem de faturamento, a precificação inteligente aumentará o preço de alguns produtos que não impactarão suas vendas. O ideal é “pilotar” os objetivos da sua marca para conquistar mais vendas e aumentar sua rentabilidade.

Automatização

Gestores que não realizam a precificação inteligente normalmente trabalham com uma equipe para monitorar a atualização e a concorrência de preços dos produtos. Tendo um instrumento de precificação, as alterações são efetuadas de forma automática, sendo preciso somente um operador capacitado, o que propicia o remanejamento de colaboradores para outros departamentos e o ganho de tempo para a sua estratégia do negócio.

Aumento do ROI

Para melhorar os seus resultados, é muito interessante integrar o processo de precificação inteligente a outras ferramentas, como o Google Ads. Isso permite que as campanhas sejam potencializadas, iniciadas e finalizadas conforme a sua estratégia de preço ou marketing, contando com um planejamento mais exato e expandindo o Retorno Sobre Investimento (ROI).

Em resumo, faça da precificação inteligente uma tarefa extremamente necessária para o seu modelo de negócio no e-commerce para ganhar lucratividade e gerar valor para o cliente por meio do preço oferecido no seu site. Portanto, é essencial que o gestor compreenda que a lógica concorrencial saudável sempre ditará as regras da precificação.

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