3 elementos que compõem a identidade visual da empresa

  • Home
  • Visual
  • 3 elementos que compõem a identidade visual da empresa
O visual é o que destaca o produto, presente em uma prateleira, dos seus concorrentes. É também o que auxilia na primeira conexão de um consumidor com uma marca.

Com relação à imagem do seu negócio, você pode dizer que a identidade visual da empresa é bem definida? Para responder a essa pergunta, é preciso ter clareza do que esse termo se refere e como se dá a aplicação de todos os elementos que o compõem.

Ainda hoje, muitos não se atentam na importância de que a identidade visual da empresa seja bem definida. Por isso, acabam sofrendo com a não identificação de sua marca perante a concorrência. Geralmente, é por isso que também sofrem a não valorização do seu produto ou serviço pelo mercado.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para mostrar a você as principais informações sobre identidade visual. Com essa leitura, você entenderá o conceito, se informará sobre algumas de suas vantagens e também sobre os elementos fundamentais.

Assim, você e seu time poderão implementar corretamente a identidade visual em sua empresa e agregar valor à marca!

O conceito de identidade visual da empresa

Mas, afinal, o que é essa tão falada identidade visual da empresa? Basicamente, é um apanhado de formas, cores, símbolos, fontes e imagens. Unidos, eles formam um conjunto gráfico capaz de transmitir um conceito e, assim, representar uma marca ou um produto.

Para assimilar melhor o conceito, basta analisar algumas marcas de sua preferência. Certamente, elas usam algumas cores, fontes e símbolos característicos que as tornam exclusivas e as destacam das demais, certo? Algumas podem optar por conjuntos gráficos que destacam um efeito “premium”. Outras preferem símbolos e cores que chamem atenção de mais pessoas e transmitem a ideia de produtos ou serviços acessíveis. Além desses, existem outros diversos objetivos que podem estar ligados à identidade visual.

O visual é o que destaca o produto, presente em uma prateleira, dos seus concorrentes. É também o que auxilia na primeira conexão de um consumidor com uma marca. Pergunte a si mesmo: alguma vez você já escolheu um produto por achar sua embalagem mais bonita que outra? Alguma vez você já acessou um site ou entrou em uma loja que gostou do visual? Isso quer dizer que você teve uma conexão com a marca ou com o produto, devido ao fato de que à identidade visual da marca tem a ver com seus gostos.

As vantagens de se ter uma identidade visual

Reconhecimento de marca, produto ou empresa

O consumidor prefere comprar produtos ou serviços de empresas e marcas nas quais ele confia e gosta. Para que a sua marca esteja nessa lista, além de oferecer opções de qualidade, é preciso criar uma ligação com ele, de forma visual. Ou seja, no primeiro contato com sua marca, ele deve gostar do que vê e, no segundo momento, ele deve reconhecer a sua marca e dar preferência a ela. Esse reconhecimento só é possível por meio da identidade visual.

Por exemplo, se você está em um supermercado em busca de um refrigerante, ao encontrar o de sua preferência — por meio da identidade visual que gera o reconhecimento daquele produto — você o escolhe entre tantos outros.

Propagação da missão da empresa

Para entender melhor esse benefício, vamos refletir sobre uma empresa voltada para produtos recicláveis. A missão desta empresa é oferecer produtos produzidos de forma sustentável ao planeta e ajudar o meio ambiente. Para transmitir a imagem de uma organização que tem essa missão, esse objetivo, é provável que um dos tons escolhidos para compor a paleta de cores de sua identidade visual seja verde, marrom, azul ou outra cor ligada à natureza.

Os elementos fundamentais da Identidade da empresa

1. Aspectos formais da marca

Quando falamos em aspectos formais da marca, abordamos os principais elementos gráficos da composição do logotipo. Isso abrange o logotipo reduzido, o símbolo do logotipo, a fonte e o espaçamento correto entre os componentes. Todas essas características devem ser definidas e respeitadas, para que haja harmonia visual.

2. Variações da assinatura

Além de cores e fontes, é preciso respeitar também as versões do logotipo. Nelas, estão a versão horizontal, a versão vertical, as variações de cores para diferentes fundos, o tamanho ideal de acordo com as proporções do fundo, a desconstrução da logo para compor com imagens, para redes sociais, materiais impressos etc.

É importante pensar nessas variações, visto que o seu logotipo pode estar em diferentes locais, como, por exemplo, em embalagens, roupas, revistas, folhetos de promoção, sites, documentos, vídeos, banners, propagandas em TV e internet, entre outros.

3. Configurações técnicas da marca

Nos dados técnicos, devem ser incluídas todas as definições de fonte e dimensão usadas no logotipo, no slogan e nos textos. Existem marcas que, por exemplo, utilizam todas as suas comunicações em caixa baixa, até mesmo o nome próprio da marca.

Nesse item, entra também a composição de CMYK, RGB e Pantone, que são os códigos numéricos para que as cores da marca sejam respeitadas exatamente como previsto. A não utilização desses códigos impacta em cores próximas, porém sempre diferentes. Isso faz com que a marca perca credibilidade visualmente e corra o risco de ter materiais muito diferentes do esperado.

Vale ressaltar a importância de interligar todos esses itens para, efetivamente, seja possível alcançar a identidade visual correta da marca. Para isso, crie um manual de identidade visual, que contemple todos os elementos necessários para que a sua marca se destaque dos concorrentes, atraia seu público-alvo e ainda transmita a missão de sua empresa.

A falta de um manual que contenha os diversos elementos leva ao erro. Por exemplo, se a empresa utiliza as cores definidas na paleta de cores da marca, mas não respeita ou não definiu os formatos de símbolos, as fontes, os itens gráficos, então essa empresa não tem identidade visual.

Para que haja a implementação correta da identidade visual de uma marca, é preciso que todas as áreas da organização tenham acesso ao manual definido e que entendam como podem seguir as orientações visuais de marca. Fazendo isso, você verá que sua empresa terá um visual mais padronizado, personalizado e característico. E o melhor, seus clientes também perceberão!

Agora que você já compreendeu sobre os elementos presentes na composição da identidade visual, já pode entrar em contato conosco para entender como nossos produtos contribuem para a identidade visual de sua empresa.





Solicite maiores informações: