Marca Top of Mind: entenda como a logo é essencial para ser lembrado

  • Home
  • Visual
  • Marca Top of Mind: entenda como a logo é essencial para ser lembrado

Conseguir um espaço na memória do consumidor é mais do que uma vontade: trata-se de uma necessidade para as empresas que querem se manter no mercado. Mas, para se tornar top of mind, é preciso ter todo um trabalho voltado para tal objetivo.

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje. Mostraremos, a seguir, a importância da logo para as companhias que pretendem alcançar esse patamar. Continue a leitura e confira!

Mas o que é top of mind?

Primeiramente, vamos esclarecer os conceitos. Quando afirmamos que uma marca é top of mind, queremos dizer que ela é facilmente reconhecida e lembrada pelo consumidor em sua categoria.

Vamos fazer um exercício? Pense na primeira marca de creme dental que vier à sua cabeça. Pensou? Agora, qual é o primeiro refrigerante que vem à sua mente? Essas marcas são top of mind em sua categoria.

O top of mind é um indicador de sucesso entre as empresas, pois comprova a eficiência da comunicação e de todos os demais aspectos que criam uma imagem de valor perante o cliente. E a identidade visual está entre os principais fatores que contribuem para essa lembrança.

Qual a relação entre identidade visual e lembrança da marca?

A identidade visual — a logo da empresa, em especial — é, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com a marca. Ao se deparar com essa imagem pela primeira vez, ele não é capaz de ver os anos de mercado, as fábricas bem estruturadas e os materiais de qualidade, mas sim as cores, o seu logotipo e a sua comunicação visual.

Além disso, quando há uma logo bem elaborada, que transmite os valores e a identidade visual correta da companhia, fica muito mais fácil alcançar uma identificação com o público-alvo e se posicionar de maneira estratégica. Esse posicionamento ideal e essa impressão passada ao consumidor estão completamente ligados à lembrança de marca.

Vamos fazer mais um teste. Se falarmos para você pensar na Apple e na Nike, certamente seus respectivos logotipos serão lembrados. Somente pelos símbolos, já é possível identificar essas empresas. Percebeu o peso que o bom logotipo tem na lembrança de marca?

Como a imagem da empresa influencia na relação com o cliente?

Como mencionamos, quando existe uma identificação com a marca, a lembrança e a preferência por parte do cliente são propiciadas. Isso impacta diretamente no aumento das vendas e na fidelização de clientes.

Todo o visual bem empregado fará a diferença na hora de conquistar o público e passar a imagem de sua empresa para ele. Por isso, se você quer se tornar top of mind, invista em uma logo de qualidade.

Para tanto, recomenda-se o uso de cores adequadas, além de formatos, fontes e tamanhos que transmitam a essência da marca. Todos esses itens precisam se relacionar ao que você vende e gerar algum tipo de identificação com o seu público.

E então? Gostou de saber mais sobre a importância do logotipo para que sua empresa seja top of mind? Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, confira quais são as 5 maneiras de melhorar o branding da marca. Até a próxima!





Solicite maiores informações: