Qual é o momento para modernizar um logotipo?

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O design é um dos primeiros elementos de contato do consumidor com uma marca. O impacto visual, as formas e a mensagem passada pelo símbolo são de suma importância na hora de vender seus produtos ou serviços. Quando esses aspectos já não conversam com o posicionamento de determinada empresa, é hora de modernizar um logotipo.

O exemplo acima é apenas uma das razões que levam uma marca a realizar mudanças. No entanto, existem outros motivos que podem impulsionar tal alteração, como conheceremos melhor a seguir. Acompanhe!

Quando realizar a mudança?

Na verdade, não existe um momento certo para modernizar um logotipo da empresa. Como explicamos, isso pode variar de uma organização para outra, mas é importante atentar a essa questão, pois a marca deve seguir a evolução do tempo, do público e as mudanças de posicionamento que podem haver no decorrer de sua trajetória.

Ao levar em consideração tais elementos, a transformação será mais efetiva. Vale a pena destacar que isso pode ser feito de diferentes formas, tal como os exemplos abaixo:

Fonte

Existem milhares de fontes disponíveis do mercado e é possível até mesmo criar uma que combine mais com os ideais pregados pela empresa. As serifadas, por exemplo, denotam maior tradicionalismo, enquanto aquelas que não apresentam esse elemento são mais modernas.

Isso nos mostra que, antes mesmo de realizar a troca, é fundamental conhecer a fundo a mensagem que move a organização.

Cores

Segundo a psicologia das cores, cada tonalidade tem um significado na mente do consumidor. Por isso, trata-se de elementos fundamentais para a hora de construir um logo. Eles não só influenciam o consumidor no momento de identificar a marca como também despertam emoções no público.

Se sua empresa quer transmitir maior confiança para os clientes, por exemplo, o azul é ideal. O preto e o branco, por sua vez, transmitem a ideia de luxo e requinte. Enfim, é preciso levar em consideração as sensações antes de remodelar o logo.

Elementos

Os elementos que compõem o design da companhia também são passíveis de mudanças. Seja remoção, sejam modificações na forma: o logotipo pode sofrer transformações que simplifiquem sua compreensão como marca.

Isso sem que se torne genérico ou muito rebuscado. A ideia é tornar a assimilação e o referencial corporativo mais simples por meio do novo emblema.

Quais os principais motivos que levam uma empresa a modernizar um logotipo?

Os motivos que levam às mudanças no logotipo são variados. No entanto, a questão mais importante aqui é que essa transição seja fruto de planejamento e uma análise sobre os objetivos da organização em curto, médio e longo prazo.

Modernizar um logotipo para Conquistar novos públicos

Ao longo do tempo, as empresas podem notar uma necessidade de ampliação dos negócios — o que, consequentemente, motivará uma mudança no logotipo. Se a ideia é conquistar novos públicos, é importante se questionar: os elementos da marca se adaptam às novas necessidades da companhia?

O logotipo atual conversa com o público que deseja conquistar? É nesse momento que a empresa poderá identificar a necessidade de transformação. Afinal, o logotipo pode até passar uma ideia contrária do que se deseja, e é preciso estar atento para que isso não ocorra principalmente na entrada em novos mercados.

Sinalizar um momento histórico

Essa situação é comum em organizações mais antigas no mercado. Qual delas nunca passou por mudanças e viveu momentos que se sobressaíram em sua história? Tais fatos marcantes podem ser ótimas oportunidades para modernizar um logotipo.

Aliás, isso mostra que a companhia está preocupada em adaptar-se às novidades do mercado. Ou seja: o novo logotipo pode marcar o crescimento do negócio e a atualização de seus produtos ou serviços, inserindo os consumidores nessa nova história.

Acompanhar o amadurecimento do público

A sociedade está em constante mudança — ainda mais na modernidade, em que a tecnologia faz com que tudo ocorra a um ritmo acelerado. Consequentemente, há um amadurecimento do público consumidor, que passa a ter novas necessidades e hábitos de consumo diferenciados, demandando produtos e serviços mais especializados.

Com isso, se seu logotipo está muito engessado, esse momento de amadurecimento do público é uma ótima oportunidade para mudá-lo. Tal iniciativa trará mais modernidade para a marca.

Modernizar um logotipo para fazer a fusão entre marcas

Às vezes, a necessidade de modernizar um logotipo está ligada diretamente à fusão entre marcas. Quando empresas se unem e passam a formar uma única organização, por exemplo, é preciso levar em consideração a história de ambas para fazer as modificações corretas.

A modernização pode acontecer com a unificação dos símbolos, a mescla deles, mudanças nas cores, entre outros. O importante é que ele converse com a nova realidade do negócio.

O que fazer antes de modernizar um logotipo?

Antes de decidir realizar a modificação, independentemente do motivo que o leve a isso, é importante fazer alguns questionamentos, como:

  • “essa mudança será positiva e trará, de fato, benefícios para a marca?”;
  • “o público-alvo terá facilidade em reconhecer a empresa quando a mudança for concretizada?”;
  • “qual a mensagem e os valores quero repassar com essa transformação?”.

Outras indagações podem surgir (e elas serão a base do planejamento). Por isso, é importante conversar com a equipe e saber sua opinião sobre o assunto: ela poderá ajudá-lo a entender se as expectativas e funções do novo logotipo atendem à marca pelo ponto de vista interno.

Feito isso, deve-se partir para o planejamento. Essa fase inclui uma estrutura comunicacional completa, responsável por levar ao público, aos fornecedores, aos stakeholders e aos demais indivíduos envolvidos com a organização informações sobre as mudanças. Lembre-se de que manter a personalidade e o reconhecimento do público é crucial para o sucesso.

A necessidade de se modernizar um logotipo pode surgir a qualquer momento, e é fundamental estar sempre atento, a fim de identificar o gatilho que levou a tal necessidade. Vale frisar que a mudança só deve ser concretizada se, de fato, trouxer melhorias.

Como se sabe, a marca virá estampada em todos os materiais da marca. Essa personalização é fundamental. Quer saber como realizá-la? Acesse o nosso artigo sobre o assunto!





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