A cada dia, as empresas aumentam a competição entre si para conquistar a sua fatia no mercado. Em um mundo com tantas pessoas, mas, ao mesmo tempo, com tantas opções e informações, pode ser bastante difícil chamar a atenção do consumidor. Esse é um dos motivos que faz do merchandising no ponto de venda um aliado tão necessário.
Desenvolvemos este texto para que você entenda melhor sobre como fazer uma estratégia de merchandising eficiente no ponto de venda e seja capaz de implementá-la com sucesso.
Conceito de merchandising no ponto de venda
Para que uma venda aconteça, é preciso ter interesse da parte do comprador. Mas, como despertar esse interesse no ponto de venda? Uma das respostas é: utilizando estratégias de merchandising, de modo a evidenciar determinado produto no ambiente de vendas.
É possível utilizar essas estratégias para destacar a sua marca do concorrente, sobressair produtos de baixa aceitação, incentivar a compra de itens por impulso, aproveitar o interesse do cliente por um produto e oferecer outro complementar etc.
Quais as melhores práticas a se adotar?
Conheça o seu shopper
Entender quem é o comprador é o primeiro passo para uma estratégia eficaz. Isso porque, no merchandising, você deverá posicionar os elementos e utilizar de artifícios para despertar o interesse dele. Pesquise seus hábitos de compra, horários, o que ele procura, quais são os problemas que seus produtos podem resolver, etc.
Indique o caminho
O caminho da compra precisa ser simples e levar o cliente para onde a sua empresa deseja que ele vá. Uma rota não intuitiva, principalmente no meio digital, dificulta a venda e confunde o consumidor. Além de sua empresa vender menos, a experiência do cliente também é impactada negativamente.
A disposição do mobiliário também é fundamental na construção de um caminho para seu cliente seguir. Se possível, coloque uma iluminação que complemente as gôndolas ou araras, para que, juntas, sejam capazes de guiar o consumidor pelo estabelecimento.
Chame a atenção do seu consumidor
A regra aqui é não ser discreto. Para chamar a atenção de seu consumidor, você pode usar cores, luzes, displays com frases e artes que destaquem a área que precisa ser vista. Para o público infantil, por exemplo, podem ser usados personagens famosos ou não, cores primárias e fortes.
Invista em comunicação visual
A comunicação visual é importante para ajudar seu cliente a entender qual caminho seguir, organizando visualmente a indicação dos produtos, setores, destacando promoções etc. Podem ser utilizadas por exemplo, placas de identificação para compor o visual.
Vale reforçar que a criatividade deve ser somada à técnica do merchandising no ponto de venda para alcançar melhores resultados. A forma e o cuidado das ações estratégicas fazem toda a diferença na hora de chamar a atenção do consumidor e persuadi-lo a adquirir um item. Utilize cores, formas, luzes, displays e, por fim, atente-se ao local para que seja estratégico, de acordo com o seu objetivo.
Você gostou desse texto sobre merchandising no ponto de venda? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude a disseminar mais conhecimento relacionado a esse assunto tão importante.