O fortalecimento da marca é uma tarefa importantíssima a ser executada por todo empreendedor, seja qual for o porte da empresa. As formas de ficar atento à concorrência, buscar novas possibilidades de negócios e adquirir mais contatos são muito variadas, porém, participar de feiras de negócios possibilita alcançar todos esses passos de uma só vez.
Existem eventos voltados a todos os setores. Participar deles para divulgar a sua marca, produto ou serviço é uma excelente maneira de conseguir mais destaque no mercado tão competitivo atualmente.
Para garantir um bom desempenho da sua empresa nesse tipo de trabalho de marketing e branding, confira nossas dicas!
Defina com clareza os seus objetivos
Entrar num evento sem o planejamento correto pode trazer consequências ruins para a sua empresa, especialmente em termos financeiros.
Portanto, defina os motivos pelos quais expor sua marca numa feira ou evento seria interessante, qual o investimento financeiro que poderá ser posto à disposição para realizar essa participação e a mensagem que deseja transmitir.
As metas finais podem ser várias — divulgação da marca, aumento das vendas, expansão de produtos ou serviços oferecidos. O importante é que você trace um planejamento adequado para conquistar cada uma delas.
Esteja atento à concorrência
Esse passo serve para que você não repita procedimentos, apresentações ou outras estratégias já utilizadas por outras empresas. Ao contrário: para o fortalecimento da marca, mostre as diferenças e as evoluções que destacam o seu produto ou serviço em relação à concorrência.
Além disso, mantenha-se atento aos concorrentes dentro da feira. Se possível, visite os outros stands para ser apresentado aos produtos dos demais expositores, pois isso pode gerar excelentes oportunidades de negócio, além do aprendizado sobre maneiras de expor e como lidar com clientes.
Realize divulgação prévia
É essencial esse marketing realizado previamente para a participação do seu negócio nos eventos. O meio mais eficiente atualmente, apesar de não ser o único para realizar essa divulgação, são as redes sociais — uma vez que os usuários brasileiros são campeões de acesso nessas plataformas.
Assim, você não apenas demonstra que está atento às tendências de comunicação e aproximação ao seu cliente, mas também capta a atenção e instiga a curiosidade dos seguidores, atraindo-os ao evento e ao seu stand.
Organize cuidadosamente o stand
O stand é o espaço físico no qual você apresentará a sua empresa para a maioria dos visitantes. É nele que surgem as melhores oportunidades de novos negócios, patrocínios e parcerias, além das vendas regulares. Desse modo, esse espaço deve ser agradável, bem organizado e contar com produtos e serviços que cativem os clientes.
É importante disponibilizar o conforto de sofás ou cadeiras para convidar o visitante a se sentar, seja para experimentar os produtos, seja para negociar — assim, ele se sentirá mais à vontade e bem acolhido pela sua empresa.
Caso você não se sinta seguro para dispor essa organização espacial por conta própria, uma excelente estratégia é consultar empresas ou profissionais de arquitetura e design especializados em eventos.
Invista na sua identidade visual
Empregue no fortalecimento da marca não apenas os produtos à venda, mas também os utensílios disponíveis aos funcionários — canetas, pastas, papéis, canecas —, brindes, uniformes dos funcionários que irão realizar o atendimento e cartões de visita.
Essa personalização é essencial para fixar o emblema da sua empresa na mente dos visitantes. Assim, você a torna recorrente no cotidiano do consumidor e facilita a associação com a sua imagem no mercado, o que auxilia na captação de novos clientes.
Ofereça brindes aos visitantes
A distribuição de brindes vai além de uma gentileza, é uma maneira de fortalecimento da marca. É uma tática que apela diretamente ao emocional e à memória afetiva dos visitantes — qualquer pessoa gosta de receber um presente, especialmente quando é inesperado.
Podem ser amostras grátis, blocos de notas, canetas ou até mesmo pequenos descontos para aproveitar os produtos ou serviços. O importante é que seja verdadeiramente útil, de forma a deixar uma lembrança, um convite aberto para o visitante voltar a entrar em contato com a sua empresa.
Promova palestras e painéis com os líderes da empresa
Se a sua empresa já está estabelecida no mercado há alguns anos ou passou por um crescimento expressivo, as pessoas certamente vão querer saber como você conseguiu atingir tais marcas. E, mesmo se ainda não for o caso, esse tipo de programação é uma excelente forma de promover o primeiro contato de várias pessoas com o seu negócio.
Os líderes da empresa, assim como profissionais especializados na área de atuação, são os mais indicados para conduzir as explicações sobre produtos e serviços porque são os que possuem melhor domínio de todos os processos envolvidos. Desse modo, podem apresentá-los com mais clareza ao público.
Aposte em tecnologia
Os equipamentos tecnológicos — em especial aqueles dentro da categoria smart — têm dominado cada vez mais a rotina das pessoas. Quanto mais a sua empresa puder fazer uso desses dispositivos, especialmente em eventos, mais poderá atrair as atenções e atribuir credibilidade e modernidade à sua marca.
Assim, você pode oferecer apresentações interativas, pesquisas de opinião, jogos, planilhas e aplicativos compatíveis com o segmento com o qual trabalha. Aposte em tablets, monitores touchscreen, sensores, sistemas automatizados, entre outros.
Atenção: mantenha os funcionários treinados para dar suporte a essas interações, de forma tanto a melhorar as experiências dos usuários, como evitar erros de manuseio que possam prejudicar os equipamentos ou a proposta do seu negócio.
Patrocine o evento
Caso a sua empresa já tenha alcançado um destaque considerável no mercado, fazer parte do grupo de patrocinadores vai lhe assegurar, de uma vez por todas, o status de autoridade no segmento. Além disso, reforça o seu comprometimento com a área e promove contatos com parceiros e futuros consumidores.
Por outro lado, o patrocínio também é uma forma mais suave de introduzir a marca a um novo público-alvo sem, no entanto, oferecer concorrência tão direta às demais empresas, conquistando os novos contatos e clientes gradativamente.
Incentive o compartilhamento em mídias sociais
Qualquer pessoa pode postar suas opiniões e impressões nas redes sociais. É a chamada mídia espontânea, que assume cada vez maior importância no mercado. Portanto, esteja sempre atento à visibilidade atraída pelo seu negócio nesse tipo de plataforma.
Boas estratégias são sorteios, promoções, disponibilização de materiais instrutivos gratuitos e parcerias com outras páginas que complementem os seus serviços.
Mantenha uma linguagem leve, porém profissional, e procure responder às tentativas de contato de clientes captados e futuros. Se possível, destaque uma equipe exclusivamente para essa função.
Mantenha a comunicação com seu público
Estar em constante interação com seu público significa fidelização — garantindo que seu cliente retorne à empresa, caso se depare com nova necessidade — e recomendação a terceiros — o que confere alta probabilidade de mais fechamentos de negócios, uma vez que uma recomendação de um amigo causa grande empatia nas pessoas.
Por isso, comunique-se antes, durante e depois das exposições por meio de pesquisas de satisfação, questionários e eventos de confraternização. Mantenha também bem atualizada uma rede de e-mails para enviar promoções, catálogos e convites para novas participações em feiras ou eventos realizados na própria estrutura da empresa.
Atenção: após as pesquisas e questionários, realize reuniões internas com sua equipe, de modo a incentivar e mesmo premiar os bons resultados, além de discutir como melhorar os pontos dados em feedbacks negativos. Afinal, as críticas oferecem grande potencial de aprimoramento dos seus processos!
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