Como identificar um produto falsificado?

Infelizmente vivemos em um mundo cada vez mais difícil quanto à autenticidade das coisas. Isso porque em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, as pessoas tentam ganhar o máximo de dinheiro possível e, ao mesmo tempo, investir o mínimo possível no produto que vendem. Então você nunca sabe com certeza se o que está comprando é uma falsificação ou um produto genuíno. Ou seja, muitas vezes você não tem certeza se aquilo é original e terá a qualidade e a durabilidade da marca genuína e aprovada por você.

Portanto, para saber como identificar um produto falsificado observe sempre essas seguintes indicações, pois elas podem ajudá-lo a detectar mercadorias falsificadas ou fraudulentas.

Examine a qualidade do produto.

Observe bem os pequenos detalhes do produto, se esses tem qualidade no acabamento e no aspecto geral. A qualidade dos produtos falsificados costuma ser inferior à dos originais. Você mesmo pode notar a falta de autenticidade de um produto mesmo sem ser um especialista em marcas registradas. Por exemplo, roupas falsas são fáceis de detectar porque a falsificação é perceptível em tecidos de baixa qualidade, corte e costura inferiores.

Desconfie de preços muito baixos.

Embora nem todas as falsificações sejam vendidas a um preço inferior ao dos originais, um preço suspeitamente baixo ainda é um bom indicador. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma fraude.

Inspecione a embalagem com cuidado.

Boas marcas e empresas tomam muito cuidado e gastam muito dinheiro em embalagens. Se o item estiver mal embalado, não couber corretamente na caixa, ou o material da embalagem for de qualidade inferior, como plástico barato ou papelão solto, considere isso como um sinal de falsificação. Da mesma forma, se você receber um produto sem embalagem alguma, saiba que provavelmente é uma farsa.

A embalagem de produtos fraudulentos costuma ser duvidosa e não indica o endereço do fabricante e do importador. Além disso, muitos titulares de direitos marcam seus produtos com hologramas, números de controle e / ou outras medidas de segurança. Eles podem ajudá-lo a entender se o produto é original ou não.

Verifique se os logotipos, fontes e marcas registradas estão exibidos corretamente .

À primeira vista, um produto falso pode parecer idêntico ao genuíno. Olhando mais de perto, no entanto, você pode identificar algumas diferenças. Por exemplo, emblemas e logotipos podem ser de má qualidade, mal reproduzidos e estarem mal fixados. Em outros casos, as marcas registradas e impressos também podem estar deliberada ou acidentalmente incorretas.

Semelhantemente, é fácil detectar logotipos, nomes e marcas comerciais em produtos falsos, se você prestar atenção. Se você for um observador e conhecer bem os logotipos originais, poderá capturar até mesmo a menor variação. Se isso for difícil para você, tire uma foto do produto que você acha que é falso e compare-a com o original online. A fonte pode ser ligeiramente diferente ou ter o tamanho incorreto. Até mesmo a cor pode estar desbotada ou levemente alterada em relação ao original. O texto impresso pode estar desbotado, manchado, ilegível ou desalinhado.

Redobre a atenção em compras pela internet

Ao comprar produtos pela Internet, não hesite em fazer perguntas precisas aos vendedores ou leiloeiros, a fim de obter mais informações sobre a origem e ter certeza de que os produtos são provenientes de uma fonte legal. Assim, compre sempre de fontes seguras e confiáveis. Se você precisa comprar online, desconfie de sites que oferecem produtos sem nota ou a preços baixos demais. Você corre o risco de receber mercadorias que não são eficazes, provenientes de fontes inseguras, ou ainda fabricados com materiais de qualidade inferior.

Uma outra maneira fácil de não comprar itens falsos é verificar a autenticidade dos sites. Se o site for falso, os produtos também serão. Confirme o URL e certifique-se de que o site é seguro procurando por ‘https’ (em vez de http) e pelo sinal de cadeado. Você também pode verificar a autenticidade do site colando o endereço do site em www.scamadviser.com e https://whois.domaintools.com/. Eles permitem que você saiba se é um site confiável.

Não compre em centros não autorizados

É melhor comprar itens eletrônicos, eletrodomésticos, aparelhos e artigos de marca de varejistas autorizados, vendedores licenciados e lojas de marcas genuínas. Se você estiver obtendo um bom desconto em outro lugar, verifique o endereço da loja acessando a Internet e certifique-se de ter detalhes de contato genuínos.

Verifique o manual de instruções.

O manual de instruções também é um indicador para saber como identificar um produto falsificado e o original. Normalmente, o manual deve ser bem impresso, legível, deve estar no seu idioma e não deve conter erros gramaticais ou ortográficos.

Os produtos falsificados podem ser facilmente identificados por meio de grafia incorreta (uma letra a mais ou ausente) ou erros gramaticais. Por exemplo, Hewlett Packard será escrito como Hewlet, ou Louis Vuitton pode estar escrito como Vitton. Embora esses erros em nomes de marcas sejam de propósito para atrair o cliente descuidado, aqueles erros nas informações do produto ou no manual de instruções refletem a falta de conhecimento dos fraudadores. Portanto, leia com atenção esses dados.

Evite produtos sem dados de contato

Se o endereço físico do fabricante, e-mail, número de telefone ou detalhes de contato não estiverem no produto ou embalagem, isso deve ser motivo de preocupação. Isso significa que você não tem como entrar em contato com ninguém para obter a reparação de uma reclamação. É melhor evitar esses produtos. Se os detalhes de contato forem mencionados, tente verificá-los no site ou ligue para confirmar antes de fazer uma compra.

Na dúvida, analise melhor e não compre de imediato.

Em caso de dúvida, entre em contato ou consulte o site do fabricante do produto original. Muitos titulares de direitos têm informações em seus sites para ajudar os clientes a detectar falsificações, incluindo fotos e descrições dos originais.

Tags: