Um dos aspectos mais críticos de qualquer estratégia de publicidade envolve encontrar seu público-alvo. Um sistema horizontal de marketing se concentra em públicos mais amplos, em vez de se restringir a nichos específicos.
Isso significa que as empresas com produtos ou serviços que têm um apelo universal têm maior probabilidade de se tornarem horizontais. Assim, você pode ser menos segmentado com suas campanhas.
Continue lendo este post e entenda melhor como funciona essa estratégia de marketing. Confira!
Qual a importância das características dos canais online?
É importante, pois se consegue manter o registro de quantos clientes viram seus anúncios. Isso faz com que o gestor possa montar sua estratégia. E ainda mais, é mais econômico do que o marketing tradicional. Assim, você pode segmentar seu anúncio de marketing para um segmento de cliente específico, por exemplo, anunciar chuteiras para jogadores de futebol. Dessa forma, você chega no público-alvo sem perder tempo e com redução de custos.
Qual o conceito do sistema horizontal de marketing?
Um sistema de marketing horizontal é uma forma de canal online em que duas ou mais empresas no mesmo nível não relacionadas entre si se reúnem para obter economias de escala. Resumindo, o sistema de marketing horizontal é a fusão de duas empresas independentes que se uniram para explorar as oportunidades de mercado.
Geralmente, esse tipo de sistema de marketing é seguido por empresas que carecem de capital, recursos humanos, técnicas de produção, programas de marketing e têm medo de incorrer nas enormes perdas.
Qual a diferença com relação ao marketing vertical?
O marketing vertical é diferente do marketing horizontal. No marketing vertical, os clientes-alvo são de duas empresas diferentes e de setores distintos. Já no marketing horizontal, as empresas envolvidas são similares com linhas de produtos parecidos, além de estarem no mesmo setor. E assim, como estão na mesma indústria, estão atendendo ao mesmo mercado.
Como funcionam os dois tipos?
No sistema de marketing horizontal:
- fabricantes, com o objetivo de otimizar a utilização de recursos escassos;
- atacadistas, com o intuito de cobrir uma área maior de distribuição de bens e serviços;
- varejistas, com foco em fornecer grandes quantidades em uma determinada área.
Exemplos de marketing horizontal:
- a Nike e a Apple firmaram uma parceria com a intenção de ter um tênis Nike+ conectado ao iPod. Esse combo toca música, disponibiliza informações sobre o tempo, informa a distância percorrida, as calorias queimadas e o ritmo cardíaco, tudo durante uma corrida ou caminhada;
- A Johnson & Johnson, uma empresa de assistência médica, uniu as mãos ao Google com o objetivo de ter uma plataforma cirúrgica assistida por robô. Isso ajudará na integração de tecnologias avançadas, melhorando os serviços de saúde.
Já no sistema de marketing vertical, temos a seguir.
Corporativo vertical
Ela é dona de vários meios envolvidos, ou seja, proprietária de todo o processo. Por exemplo, a Amway é uma empresa de cosméticos que fabrica sua própria linha de produtos e vende esses produtos somente por meio de suas lojas.
Vertical contratual
O gestor dos canais online trabalha de forma independente e integra suas atividades em uma base contratual. A forma mais comum de sistema vertical de marketing contratual é o franchising. Nele, o empresário autoriza o distribuidor a vender seu produto sob o nome do produtor contra uma taxa de licença anual.
Vertical administrado
Nele, não há contrato entre os membros do canal de produção e distribuição, mas suas atividades são influenciadas pelo tamanho e poder. Em palavras simples, qualquer membro poderoso e influente do canal domina as atividades de outros membros.
Qual sistema utilizar?
Se a necessidade está na gestão do relacionamento com o cliente, captação e retenção de consumidores, como o mercado de negócios, o ideal é o sistema vertical. Porém, se a necessidade é a estrutura básica de contatos de organização, dentro de seus processos mais úteis, o ideal é o sistema horizontal.
Ainda, vale dizer que a combinação dos dois segmentos é também possível para alavancar o faturamento da empresa. Assim, o sistema horizontal de marketing e o vertical podem operar de forma eficaz e trazer os resultados esperados.
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