Não importa o ramo em que o seu negócio atua: novas empresas e concorrentes surgem o tempo todo no mercado, e é fundamental buscar formas de se destacar da concorrência. Para alcançar esse objetivo, muitas empresas estão encontrando auxílio na personalização de produtos. Entretanto, você sabe como personalizar um produto?
Existem diversas formas de fazer isso: seja alterando a embalagem, repensando sua logo ou mudando o conteúdo do produto em si, o importante é trabalhar diferentes elementos para despertar sentimentos positivos e gerar uma memória afetiva no cliente. Portanto, todas as modificações devem ser feitas de forma estratégica.
Para ajudar você a ter sucesso nessa missão, listamos abaixo os principais motivos para adotar essa prática na hora de personalizar um produto da sua empresa!
Por que personalizar meus produto?
Uma pesquisa feita pela Nielsen apontou que cerca de 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda — ou seja, por meio do contato visual do cliente com os produtos na gôndola. O tempo gasto nesse processo é de aproximadamente 15 segundos, e cada estímulo é percebido por 2 segundos. Esse é o tempo que a sua marca possui para conquistar o consumidor.
Nesse mesmo estudo, 50% dos respondentes indicaram que o fator de gatilho para suas escolhas é a marca, ou seja, eles optam por empresas conhecidas. Em contrapartida, um estudo feito pela multinacional Mead Westvaco indica que o público brasileiro está aberto a experimentação: 64% dos entrevistados disseram já ter escolhido um produto novo porque sua embalagem estava atrativa no ponto de venda.
Para provar que investir na personalização e mudanças visuais dos produtos funciona, a fábrica de comidas congeladas Sierra aumentou as vendas em 257% após mudar sua embalagem e logo. Já a Dunati, sua concorrente, cresceu 70% alterando apenas o tipo de embalagem dos seus produtos.
Esses dados mostram que os aspectos visuais de um produto influenciam diretamente na venda. Isso acontece principalmente nas lojas físicas, onde os produtos competem com outras opções, muitas vezes já amplamente conhecidas.
Quais itens posso personalizar?
Agora que você já sabe como a personalização é uma estratégia inteligente, provavelmente está se perguntando quais são as possibilidades para a sua empresa, certo? Abaixo, listamos os principais itens que podem receber mudanças e gerar resultados positivos:
Logo
A logo da empresa é sua principal referência, pois é essa imagem que permanece na mente do consumidor. Muitas empresas passam por um processo de renovação da marca e seus elementos para melhorar o desempenho da empresa, usando itens mais simples, fáceis de lembrar e diferentes da concorrência.
Além de diferenciar seu produto, a preocupação com uma boa logo e identidade visual garante benefícios importantes como o aumento da credibilidade do produto, uma vez que os clientes tendem a desconfiar de mercadorias sem logo.
É importante colocar a logo em todos os produtos e itens da empresa. Invista em brindes personalizados também com o logotipo, enviando aos clientes e parceiros do negócio. Isso aumenta o reconhecimento da marca no mercado, bem como suas chances de ser escolhida no ponto de venda.
Cores
Outra forma de personalizar seu produto é trabalhando as cores usadas nele. Seja na embalagem ou na própria mercadoria, é importante usar cores que transmitam os sentimentos certos para os clientes e criem as associações corretas com a marca. Nessa etapa, você deve se pautar na psicologia das cores, estudo que define as emoções criadas por cada cor e indica como elas devem ser combinadas para contribuir na sua estratégia de posicionamento no mercado.
Uma estratégia comum para os casos em que a categoria é muito dominada por grandes empresas é a busca por cores que chamem a atenção do cliente no ponto de venda. Essa tática aumenta a curiosidade do consumidor e contribui para que ele escolha a sua marca.
Conteúdo
O conteúdo de um produto é um fator decisivo para a escolha. O foco aqui não é chamar a atenção, e sim reforçar os motivos para que o cliente adquira aquele item. Por isso, é importante escolher todas as informações que serão apresentadas com muito cuidado.
Uma boa forma de fazer isso é realizando uma pesquisa de mercado sobre os principais atributos buscados pelo seu público. Descobrindo o que ele mais valoriza em uma mercadoria, é possível investir para destacar sua embalagem ou convencê-lo pela qualidade.
Tipo de embalagem
Como você viu, alterar a embalagem do produto — seja o formato, material, tamanho ou até mesmo as cores e informações apresentadas — é uma estratégia muito inteligente para aumentar as vendas. O público brasileiro está suscetível a adotar novos produtos considerando esse estímulo.
Produtos com diferentes formatos, novos tamanhos de embalagem ou inovações que melhoram a experiência de uso tendem a se destacar ainda mais da concorrência. Um exemplo disso é a mudança do molho de tomate da latinha para o pacote estilo refil, menor e mais econômico.
O produto
Outra forma de chamar atenção do cliente e aumentar as vendas é identificando possíveis mudanças no produto em si, como novos sabores, edições comemorativas e outros. Isso acontece porque novidades e o sentimento de exclusividade despertam o interesse do consumidor, que se abre para experimentações.
Para que isso funcione, no entanto, é necessário divulgar essas novidades. Diferenciá-las por meio dos elementos listados acima — como as cores e o conteúdo da embalagem, por exemplo. Só assim o público saberá que há algo de diferente a ser considerado.
Como escolher a melhor personalização?
Nós sabemos que nem sempre é possível investir milhares de reais na criação de um novo item ou na mudança da embalagem de um produto. Muitas vezes, a empresa precisa de algo mais rápido, que aumente as vendas e gere o valor necessário para mudanças maiores.
Nesse caso, é indicado mudar apenas elementos mais simples no processo de produção, como a logo e a identidade visual da marca. Como vimos anteriormente, esses elementos são capazes de chamar atenção do cliente no ponto de venda, contribuindo para a visibilidade da sua empresa.
Independentemente da escolha feita, não se esqueça de realizar estudos do mercado e comportamento do seu público-alvo. Isso ajuda definir objetivos claros para suas mudanças. É preciso usar esses dados para tomar decisões que realmente gerem benefícios para a empresa.
A personalização aumenta as chances de conquistar mais clientes. E ainda mais, é uma ferramenta poderosa para negócios que ainda são pouco conhecidos no mercado. Gostou de entender como personalizar um produto pode gerar benefícios para a sua empresa? Para receber mais dicas como essas, basta assinar a nossa newsletter: é gratuito!