A ascensão da internet a partir dos anos 2000 colocou o consumidor em outro patamar na comunicação: ele não é mais somente o receptor da mensagem. Hoje, ele constrói, em conjunto com a organização, a imagem e o valor de uma marca. Com isso, novos mercados e canais surgiram, e a atenção do público é cada vez mais disputada.
Tornar-se referência de mercado, independentemente das especificidades do negócio, passou a ser um objetivo com novas barreiras. Contudo, concentrar esforços em alguns pontos da atuação mercadológica ajuda a alcançar os resultados almejados — e pode até melhorar a imagem do produto e aumentar suas vendas.
Para se tornar líder em seu nicho de atuação, é necessário investir, principalmente, tempo, dinheiro e trabalho. O retorno, entretanto, é vantajoso para toda a organização. Quer conhecer alguns passos para se tornar referência de mercado? Continue a leitura!
Por que ser referência de mercado?
A busca das empresas por atributos de diferenciação é constante. Não basta oferecer um produto bom — apesar de isso ser essencial —, é importante usar a linguagem adequada, no momento exato, para conversar com o consumidor. E essa tarefa é ainda mais difícil, já que há uma disputa frequente pela atenção dessas pessoas.
O mercado tem uma infinidade de oportunidades, mas o espaço é pequeno para empresas que não têm visão holística das etapas de consumo. Se existe o objetivo de se manter e crescer, há o dever de buscar atributos que tornem a marca especial — e não apenas mais uma aos olhos do consumidor.
As marcas mais almejadas pelo público são as que têm autoridade sobre o que é ofertado. Elas são referência para o consumidor e são vistas como exemplo por empresas menores ou mais novas. Uma empresa referência de mercado pode exercer um impacto positivo em todo o ciclo social.
Como ser referência de mercado?
Pensar em cada detalhe do consumo é fundamental para tornar uma marca desejada pelos consumidores. O objetivo vai além de apenas vender: é preciso proporcionar uma experiência positiva e, para isso, é essencial estruturar a marca, o atendimento e a qualidade do produto.
Estruture a marca
A marca é o principal atributo da empresa. Ela é a primeira imagem na mente do consumidor, que agrega, a esse elemento, um conjunto de valores atribuídos em decorrência de experiências já vividas em conjunto com a empresa. Além disso, a marca carrega (e entrega) a cultura e os princípios da organização.
Quando se fala em marca, não é interessante limitar-se ao elemento visual composto com o nome da empresa. A marca é toda e qualquer ação exercida, e está presente na comunicação, no ponto de venda, em ações promocionais, no relacionamento com o público, na cultura interna e no produto final.
Em função disso, a marca deve ser estruturada com base na imagem que a empresa quer transmitir ao público (clientes, funcionários e comunidade). Além de viver os princípios da marca, suas ações devem seguir uma identidade de linguagem, cores e imagens para criar uma conexão sólida com o consumidor.
Melhore o atendimento
Melhorar o atendimento da empresa vai além de ter uma equipe simpática. É necessário trabalhar em prol do encantamento do cliente em todas as fases de relacionamento: na apresentação do produto, na concretização do negócio e no relacionamento pós-venda.
Uma empresa que vende experiência de consumo tende a criar clientes fiéis, algo essencial para impulsionar resultados e tornar-se referência de mercado. Os esforços de encantamento também são eficazes para a consolidação de uma imagem positiva.
Veja, a seguir, quatro etapas que ajudam a melhorar o atendimento da empresa.
Forme uma boa equipe
O consumidor não gosta de ser atendido por um robô. Por isso, a mão de obra deve ser um canal de admiração, que tenha empatia e prontidão para resolver os problemas dele. Todas as áreas da empresa devem ter um pilar de encantamento bem-estruturado, afinal, todos trabalham para construir o sucesso.
Conheça o consumidor
Trace o perfil do público e entenda seus hábitos. Além disso, procure conhecer seus gostos, sua linguagem e, principalmente, suas maiores dores. Assim, fica mais fácil estruturar ações de encantamento, além de entender como a empresa pode atuar para sanar o problema daquele consumidor.
Crie laços
Use a transparência como ferramenta de trabalho. Só prometa ao cliente o que pode cumprir, dentro do prazo adequado. Inspire confiança e mostre que a empresa não está interessada somente em vender, mas sim em solucionar, com seu produto, um problema que o consumidor vem enfrentando.
Venda experiência
Depois que a equipe transmitir os princípios da marca, é importante continuar interagindo com o cliente. Isso ajuda a enxergar pontos de melhoria, dar o suporte necessário e entender como o cliente interage com o produto, além de entender, claramente, a percepção do consumidor sobre a marca.
Qual a importância da qualidade dos produtos?
Além de investir na marca e no atendimento, é essencial oferecer um produto de qualidade, que tenha a capacidade de atender prontamente às necessidades e aos desejos do consumidor. Esse atributo é importante para construir a imagem da marca, uma vez que um cliente insatisfeito pode se manifestar negativamente.
Um bom produto é aquele em que o consumidor enxerga valor. A qualidade deve ser vista como um atributo estratégico da marca e é determinada de acordo com as prioridades do público, que pode ver diferenciação do produto por meio de particularidades como:
- preço;
- desempenho;
- design;
- durabilidade.
A gestão da qualidade pode ocorrer, principalmente, pelos viéses da usabilidade e do processo produtivo. O intuito é produzir materiais que tenham mais valor, com um processo escalável que traga economia de tempo, insumos, mão de obra e dinheiro — o que significa impacto na entrega final.
Primeiramente, deve-se analisar a forma como o consumidor interage com o produto para compreender se os recursos oferecidos são diferenciais de valor. A partir dessa análise, é possível identificar necessidades que podem trazer oportunidades, como a melhoria de um recurso ou a criação de um novo produto.
No aspecto do processo produtivo, é importante ter parceiros estratégicos, que atendam com qualidade desde o fornecimento de insumos específicos do produto até a entrega de um reforço no valor da marca. Conhecer o processo produtivo ajuda a encontrar caminhos alternativos que otimizem as etapas internas.
Por que investir em marketing?
Outro passo essencial para se tornar referência de mercado é investir em marketing (on e off-line). Essa é uma ferramenta estratégica que se adapta às especificidades da empresa e a seu mercado, bem como oferece táticas adequadas ao produto e ao encantamento do cliente.
Ao investir em marketing, é possível entender melhor quem é o público, em que canais ele está presente, quem são seus concorrentes, quais são as ameaças e as oportunidades do mercado e as maiores forças e fraquezas da marca. Com isso, a equipe pode definir estratégias de acordo com os objetivos traçados.
Por fim, é possível perceber que, para se tornar referência de mercado, é necessário um esforço contínuo, em diversos âmbitos da empresa e do produto. Entretanto, uma empresa que é referência em seu nicho tem resultados mais sólidos, maior previsibilidade e consumidores mais fiéis.
Quer saber como reforçar o valor da sua marca no seu produto? Entre em contato conosco e trabalhe com um fornecedor que oferece a qualidade que o mercado demanda!