Quando é necessário recriar a logo da minha marca?

  • Home
  • Dicas
  • Quando é necessário recriar a logo da minha marca?

A identidade visual de uma empresa é parte importante de uma estratégia de marketing. É por isso que ela precisa ser revisada de tempos em tempos e pode ser necessário recriar a logo.

O logotipo tem papel importante na comunicação visual da empresa, pois identifica os materiais gráficos, as peças nas redes sociais, o uniforme dos funcionários, a fachada da empresa e outros.

Como saber, porém, quando o logotipo precisa ser recriado? É sobre isso que falamos a seguir. Acompanhe!

Problemas relacionados a design

Quando um designer desenvolve um logotipo, ele faz um trabalho que envolve uma pesquisa de públicosda empresa, o posicionamento que ela adota no mercado, as cores que são mais adequadas ao ramo de atuação e assim por diante.

No entanto, é comum que os pequenos empresários, ao abrir uma empresa, não tenham conhecimento sobre isso ou até mesmo não disponham de verba para contratar um trabalho profissional.

Nesse contexto, muitas empresas acabam adotando uma solução barata, fazendo um logotipo por conta própria, sem estudo prévio ou domínio dos programas de edição. Isso resulta em um design problemático, fora de contexto e que precisa ser reeditado com o passar do tempo.

Pense em recriar a logo quando houver expansão de mercado

É natural que os negócios comecem em menor proporção e conquistem mais clientes com o passar dos anos, de forma a expandir sua região de atuação.

Como cada localidade tem princípios culturais próprios, é comum que um logotipo que agrada os moradores de um país não seja tão bem aceito em outro, por exemplo. Nesse caso, há a necessidade de fazer o redesign.

Mudança de posicionamento

A identidade visual de uma empresa está totalmente relacionada com sua cultura organizacional e ambos os conceitos devem andar juntos.

Cultura organizacional são as crenças, os valores e os ideais que uma empresa defende, mas ela não caracteriza algo estático. Assim, a cultura pode mudar e passar por adaptações, conforme a sociedade em que está inserida e as pessoas que fazem parte da empresa evoluem.

Em casos assim, quando a cultura e o posicionamento estratégico da empresa mudam, deve-se também recriar a logo, para que ele assuma um novo padrão.

É ideal recriar a logo para Adequação para o meio digital

Há alguns anos, quem desenvolvia o logotipo de uma empresa não precisava se preocupar em criar uma peça que ficasse bem projetada nos meios digitais. Afinal, quase todas as peças gráficas e comunicações das empresas eram feitas por meios físicos.

No entanto, uma imagem que fica bem aplicada no papel pode não ter o mesmo desempenho nem despertar a mesma atenção em computadores e celulares. Por isso, se o seu logotipo tem mais de 5 anos, por exemplo, pode ter de passar por uma alteração para que possa ser utilizado no site ou nas mídias sociais da empresa, como o Facebook e o Instagram.

Recriar a logo é algo que deve estar sempre em pauta quando a marca estiver envolvida em alguma dessas situações. Exemplos de logotipos que mudaram no decorrer dos anos incluem desde grandes marcas, como a Apple e a Nike, até outras menores, de atuação em um âmbito regional.

Gostou deste post? Que tal agora ler o texto sobre como personalizar um produto com a sua marca? Boa leitura!





Solicite maiores informações: