O que faz a diferença no marketing visual de um produto?

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Feche os olhos um pouco e pense em alguma ideia. Você com certeza trouxe uma imagem na sua mente para aquilo que pensou, certo? As figuras permeiam o nosso universo com uma força poderosa, por isso são grandes aliadas das estratégias de divulgação, como o marketing visual.

Você sabe o que é isso? Para entender melhor essa ferramenta poderosa e aplicá-la adequadamente, vale a pena ler este post. Veja algumas ótimas dicas para aprofundar o seu conhecimento no assunto!

O que é marketing visual

Chamamos de marketing visual o conjunto de ações que envolvem conteúdo imagético como estratégia de comunicação. A proposta é que, ao olhar para a representação, a pessoa já tenha uma ideia prévia do que você deseja comunicar e, consequentemente, seja atraído por ela.

Isso porque as imagens têm um apelo elevado para a mente humana e influenciam não só a consumir produtos, como também podem levar a indicação para familiares e conhecidos.

Os tipos de conteúdo visual

Nem só de elementos estáticos estamos falando aqui. Certamente, fotos e ilustrações permeiam o nosso dia a dia de forma mais disseminada, e vale a pena ressaltar que os vídeos, infográficos, MEMEs e GIFs animados também proporcionam ótimos resultados para captar e reter atenção.

Por isso, vamos explicar mais profundamente cada um desses itens que ganham cada vez mais espaço em campanhas e ações promocionais — especialmente na internet.

Ilustrações

As ilustrações auxiliam a transmitir uma mensagem de forma mais eficiente ao consumidor. Você já deve ter notado como os posts em redes sociais que contém fotos ou algum tipo de imagem se destacam, comumente gerando mais compartilhamentos, curtidas e engajamento do público.

Dada a importância das imagens para o consumidor, é importante sempre apostar em figuras de qualidade, com boa nitidez e que realmente consigam expressar a sua mensagem de modo a tocar o consumidor emocionalmente.

GIFs

Essas imagens animadas que são vídeos curtíssimos, normalmente de teor humorístico, ganharam o coração do brasileiro. Esse formato de animação nem sempre foi tão popular, mas com o passar dos anos ganhou qualidade — ainda que não seja das melhores — e consegue ter um “peso” ideal para usar na web.

A aceitação do público pelos GIFs se deve muito à cultura de conteúdo que está cada vez mais forte, na qual as pessoas buscam informações relevantes na internet, sendo que o GIF aparece como coadjuvante à mensagem.

Vídeos

Os vídeos se tornaram um excelente recurso de marketing visual — isso porque permite agregar mais informações ao conteúdo do que apenas um texto sozinho ou uma imagem estática.

Você já percebeu que, às vezes, as pessoas compreendem melhor uma conversa quando ela é feita por telefone ou vídeo conferência do que quando é feita de maneira escrita, por e-mail, WhatsApp e outros mecanismos de mensagem?

O mesmo acontece com os vídeos. A grande quantidade de recursos visuais, além de música e entonação de voz, completam a mensagem, tornando-a mais clara na mente do consumidor.

Infográficos

Os infográficos são uma maneira atrativa e didática de explicar diversos tipos de temas, e por serem tão interessantes costumam ter uma boa taxa de compartilhamento.

Mas para ter sucesso com um infográfico é necessário abordar temas de interesse do público, investir em um design atraente e colocar as informações de maneira alinhada para fácil entendimento.

Hoje em dia, é possível inserir diversos conteúdos audiovisuais para tonar os infográficos mais interativos, como vídeos, músicas ou até mesmo animações.

Memes

Um meme é uma imagem, um GIF ou um vídeo de cunho humorístico e viral, usado na internet. Os memes são muito bem aceitos nas redes sociais, porque chamam atenção e estimulam o compartilhamento rápido, tanto por seu conteúdo interessante e engraçado quanto pela facilidade de divulgação.

Para um meme de sucesso em uma campanha de marketing de produto busque relacionar a informação ou imagem da sua oferta com o contexto do meme escolhido. Use e abuse do humor, mas sempre com respeito e bom senso.

Qual a importância da imagem

As representações visuais têm um poder incrível de influenciar os indivíduos, conseguindo fixar-se na memória com muito mais facilidade. Se comparado com o que as pessoas escutam ou leem, a lembrança de tudo o que é visto se mostra bem mais intensa. Isso ocorre porque a maioria dos chamados “sensores de percepção de informações” se encontra nos nossos olhos.

Se você analisar, boa parte das informações contidas agora no seu cérebro entrega representação visual. As imagens são processadas muito mais rapidamente do que os textos.

Por isso, a absorção e fixação de figuras e símbolos é tão fácil dentro de uma ação de marketing. Portanto, todo o conteúdo que você quer passar deve ser muito bem pensado.

As imagens e o conteúdo

Imagine o seguinte cenário: você está diante de dois textos, um apenas com a parte escrita; e outro, ilustrado com imagens. É provável que a reação em relação ao que possui imagem seja inicialmente melhor. De uma maneira geral, o conteúdo visual chama mais atenção e estimula as pessoas para o melhor entendimento daquela mensagem.

Se considerarmos o meio digital, veremos que a presença de figuras é essencial para cativar. Em um e-commerce, por exemplo, as imagens de qualidade e bem detalhadas são tão ou mais importantes que oferecer uma boa descrição dos produtos expostos.

Pense agora sobre o seu feed em uma rede social, o quão permeado de elementos visuais ele está? Uma larga escala, não é? Provavelmente, alguns deles chamam mais a sua atenção.

A imagem e a marca

O marketing visual é um componente-chave na imagem da marca. É por meio de símbolos, fotos, ilustrações, cores, fontes, estilos e outros padrões visuais que sua empresa conseguirá imprimir identidade à marca.

Os atributos visuais que envolvem a sua marca geram uma identificação com seu público-alvo. Tal identificação é responsável pela conversão em clientes, branding awereness, fortalecimento de marca e aumento nas vendas. Dá para notar a importância de um bom marketing visual para seu produto, não é mesmo?

Como usar o marketing visual para fazer a diferença no seu produto

Quando falamos de produto, devemos ter em mente que seu aspecto visual é muito importante e deve ser pensado com muito cuidado e atenção. Utilizando as imagens e estratégias de marketing da maneira correta, seus objetivos principais podem ser mais facilmente alcançados.

Você pode querer se destacar entre produtos similares ao seu, influenciar os consumidores de maneira positiva e, claro, atrair atenção. Acompanhe as dicas de como usar o marketing visual para alcançar esses resultados!

A psicologia das cores

As cores são grandes aliadas imagéticas e não só para destacar um artigo à venda. Servem também para fazer com que esse produto provoque diferentes sensações.

As diferentes tonalidades têm um poder influenciador enorme no momento da compra, chegando a ser mais importantes que outros fatores decisivos. Acredite: um cliente pode facilmente deixar de fazer uma compra, porque não tem sua cor preferida. Além disso, uma cor específica pode aumentar o reconhecimento da marca.

Para entendemos melhor sobre a psicologia das cores, vale a pena discorrer sobre o significado delas. Podemos categorizar as cores em “quentes” e “frias”. Cada um desses grupos transmite mensagens e sensações diferentes.

Quando falamos de cores quentes, estamos falando do vermelho, amarelo, laranja e tons de rosa. Em sua maioria, são cores vibrantes, ativas, que representam dinamismo. O vermelho, por exemplo, estimula a energia, incentiva a ação, a paixão e transmite sensação de proteção. O amarelo e o laranja são energizantes, sendo que o primeiro é mais acolhedor, estimula o otimismo e a atenção. Já o segundo transmite a ideia de alegria, é uma cor sociável, convidativa. E o rosa é conhecido por ser a cor do amor, da feminilidade.

As cores frias englobam os tons de azul, verde e roxo. Podem transmitir sensação de calma e também de profissionalismo. O azul diminui o apetite, estimula a calmaria, a produtividade e passa confiança. O verde, muito associado à saúde e à natureza, pode ser usado para provocar o relaxamento e o equilíbrio. O roxo é a cor da nobreza, está associado à sabedoria e pode também estimular a criatividade.

Não podemos nos esquecer do preto e do branco, que em meio aos produtos mais coloridos podem se destacar, transmitindo requinte, sofisticação, neutralidade, entre outras impressões.

A relevância das embalagens

Uma boa embalagem é tão importante como o próprio produto. Sim, alguns consumidores podem ficar tão atraídos por uma caixa ou invólucro que compram produtos apenas pelo visual da embalagem, sendo realmente cativados pelo recipiente, pois sabem que estão adquirindo algo de qualidade.

As imagens contidas em uma embalagem devem atender aos padrões de qualidade, como boa resolução e adequada definição, não estourar o brilho, nem ser escura demais etc.

Qualquer imagem usada transmitirá uma ideia, por isso as de qualidade duvidosa devem ser evitadas. Os clientes podem pensar até mesmo que o produto está velho ou estragado.

A importância do bom slogan

Como tudo deve ser estratégico, o slogan também deve ser bem pensado. Aliado ao logotipo, ele influencia bastante na hora da compra. Um slogan criativo, além de atrair pela empatia, fixa a marca no inconsciente de quem vê.

Tudo deve ser bem elaborado e atender a um mesmo contexto para atingir bons resultados. Um slogan associado a uma imagem adequada pode ser muito inspirador e despertar emoções que também cativem o consumidor.

É evidente, portanto, que não devem ser escolhidas aleatoriamente. Conheça bem o seu público e busque as suas preferências. De posse de todas essas informações relevantes a respeito de marketing visual, com um bom planejamento, seus produtos serão um sucesso!

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