O emblema é um elemento da identidade visual da empresa e acompanha o produto que é colocado no mercado. Ele constitui a assinatura da empresa e serve, portanto, para identificá-la e diferenciá-la de outras organizações. Ele personaliza a empresa, agregando mais valor a ela.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira abaixo como o emblema pode valorizar seu produto!
Qual a importância do emblema?
Esse elemento pode ser comparado às bandeiras nacionais e aos brasões de família. Pela bandeira se conhece o país, assim como cada família nobre da Europa possuía um brasão específico que a distinguia das outras.
Seu uso é encontrado e difundido pelo decorrer da História: o emblema de Roma era a águia, enquanto o de Israel é o hexagrama (estrela de seis pontas). O emblema em cruz é um dos mais famosos, tendo suas variações utilizadas pelas mais diferentes instituições — A cruz cristã da Igreja Católica, a cruz pátea da Ordem dos Templários ou a suástica (cruz gamada) apropriada pelos nazistas.
Como se vê, os emblemas estão espalhados por todas as partes e integram as mais diferentes áreas. Por esse motivo, é importante que uma empresa disponha de um particular, por meio do qual o mercado e o público consumidor identifiquem imediatamente seus produtos, seus serviços e, por fim, sua marca.
O emblema confere mais qualidade ao produto. Ao receber ou comprar um produto com a marca de uma empresa renomada, a tendência é nos sentirmos mais confiantes, pois passa a ideia de que ela está realmente engajada com suas mercadorias, disposta a oferecer garantias e a assumir os riscos por elas.
Qual a necessidade de atualizar o emblema?
Certos emblemas, como a Bandeira Nacional, passam por alterações bem pequenas que nunca comprometem sua ideia inicial. Contudo, no caso de empresas, é importante atualizá-lo periodicamente, pois o mercado é dinâmico, muda rapidamente, incorpora novos produtos e novos serviços, assimila novas ideias e acompanha a evolução da tecnologia.
As empresas Microsoft e Google, por exemplo, estão sempre atualizando suas marcas. Isso é importante para que a identidade visual da empresa não fique ultrapassada e deixe de despertar o interesse. A ideia principal permanece, mas o design é modificado.
Um exemplo clássico é o emblema do sistema operacional Windows, que, após muitos anos tendo como base o desenho de uma bandeira, aderiu ao próprio nome (“Janelas”) e trouxe as linhas retas e a perspectiva para a versão 8.
Veja abaixo os diferentes benefícios em criar e atualizar o emblema de sua empresa:
Tenha maior notabilidade
Além da diferenciação no mercado, vale destacar que o emblema de uma empresa proporciona notabilidade, ou seja, a capacidade de ser percebida pelo cliente com relativa facilidade dentre as outras marcas.
Uma marca consistente é notável, fica gravada na memória e é mais facilmente percebida em meio a tantas opções disponíveis.
Conquiste maior fidelização
Como ele simboliza os valores defendidos pela empresa, ele também ajuda o cliente a se tornar fiel à marca. Quando o cliente se identifica com a marca e com os valores da empresa, a tendência é que ele se sinta mais atraído por ela e deseje engajar-se com o que ela representa.
A interação entre o emblema e o cliente é mais do que simplesmente a necessidade de adquirir um produto ou serviço. Para o cliente, utilizar um produto daquela marca tem um significado muito maior, que vai além do preço — e chega no valor.
Obtenha melhores resultados financeiros
Não é à toa que marcas famosas e solidamente arraigadas no mercado consigam vender produtos independentemente do preço que conferem a eles. É válido reforçar que o consumidor não compra apenas o produto, e sim a marca e tudo que ela representa.
Uma marca consolidada pode se dar ao luxo de cobrar mais caro por suas mercadorias e, ainda assim, usufruir de retorno financeiro satisfatório.
Facilite mais as vendas
Uma empresa forte, que consiga se diferenciar e se fazer notável por causa de seu emblema, contando com a adesão de muitos consumidores, certamente consegue vender com mais facilidade do que as empresas que ainda não se consolidaram no mercado ou não criaram o seu próprio emblema.
A empresa assim privilegiada pode desenvolver processos de aquisição e funis de captação de clientes mais direcionados ao público certo, que busca exatamente o que ela oferece.
Engaje seus colaboradores
Quando o emblema contribui para gerar o alinhamento de interesses dentro da empresa, fica mais fácil engajar os colaboradores, despertar neles o interesse pelo negócio, a vontade de trabalhar e o desejo de alcançar metas e objetivos.
Dessa maneira, é possível diminuir a rotatividade dos funcionários, aumentar a produtividade e chegar aos melhores resultados em menos tempo.
Quando a empresa recruta e seleciona colaboradores tendo essas premissas como base, as chances de escolher as pessoas certas são bem maiores.
Conquiste maior potencial de marketing
Quando a empresa desenvolve um emblema bem desenhado, com materiais que definem os parâmetros que a empresa deve mostrar em todos os momentos (sua personalidade, sua voz, sua história), já existe um grande avanço na concepção de, entre várias outras iniciativas:
- identidade visual;
- materiais impressos;
- embalagens de produtos;
- marketing de conteúdo (blogs, redes sociais);
- webdesign;
- eventos;
- estratégias de pontos de venda;
- SAC;
- treinamentos internos;
- marketing de buscadores (SEO);
- e-mail marketing;
- publicidade;
- newsletters;
- recrutamento.
Tenha maior valor de mercado
Com um emblema bem produzido, caso o gestor deseje vender sua empresa, ela certamente terá um alto valor de mercado. A empresa se destacará entre as outras que não possuem uma marca tão forte, podendo até mesmo nem dispor de um mais característico.
Lembre-se de que o valor de mercado de uma empresa não é calculado somente por ativos físicos como edifícios, máquinas, veículos e produtos. A capacidade de gerar lucros e de ter reconhecimento no mercado conta muito para a valorização da empresa
Com um emblema representativo de uma marca forte, o potencial de valorização da empresa só tende a crescer.
Como criá-lo?
Para criar ou renovar o emblema, uma empresa deve considerar critérios como: o público que deseja alcançar a força da marca das empresas que atuam no mesmo segmento; a reformulação dos valores organizacionais e a necessidade de criar um conceito mais forte (talvez, ele não seja tão representativo assim), entre outros aspectos.
Se a empresa tem um emblema, mas inovou seus produtos, investiu em novas metodologias de trabalho e, enfim, modernizou-se, é provável que seu público tenha se tornado mais amplo e o atual não seja suficiente para mostrar toda a importância de seu novo perfil.
O gestor poderá seguir os passos abaixo ou, ao menos, alguns deles para criar/renovar o emblema de sua empresa:
- definir metas e objetivos (o que ele deseja conseguir);
- procurar aconselhamento profissional (empresas e pessoas que atuam na área de criação de emblemas e logomarcas);
- preparar o terreno para as mudanças (preparar os colaboradores, os clientes, os fornecedores e o mercado em geral).
Já tem um emblema significativo que confere qualidade aos seus produtos? Está pensando em criar um? Aproveite e entre em contato conosco! Somos uma empresa altamente especializada nesse setor!