Conquistar uma posição de destaque no mercado não é uma tarefa simples, mas, ao criar uma estratégia de branding bem elaborada, as suas chances aumentam. Devido à alta competitividade, muitos acabam desanimando no meio do caminho. No entanto, o que essas pessoas não se dão conta é que, se você tem um diferencial, consegue atender um segmento inexplorado e ganha clientes fiéis à marca.
O trabalho de branding vem justamente para a sua marca ser percebida como única. Não adianta investir rios de dinheiro em publicidade se você não apresenta nada de novo aos consumidores. Além de ser visível, é preciso ser memorável. Portanto, se você deseja causar uma boa impressão ao público, é essencial ficar atento aos mínimos detalhes.
Neste artigo, apresentaremos as melhores dicas de branding para que você consiga ter mais resultados. Ficou interessado? Continue lendo e confira!
1. Fuja dos clichês
É comum nos depararmos com slogans clichês a todo momento. Palavras como “qualidade”, “conforto”, “preço baixo” e “melhor atendimento” são usadas em excesso. Para piorar a situação, algumas empresas empregam diversos adjetivos em suas campanhas de marketing.
Essa forma de comunicação só passa a impressão de que a marca não tem personalidade alguma. Afinal, qual é a diferença dela para as outras? Sendo assim, você deve escolher um caminho próprio e deixar claro ao público a sua posição.
2. Crie um logotipo que transmita a sua essência
Depois de definir a missão, a visão e os valores da empresa, é importante que isso fique claro em sua comunicação. O logotipo é um dos elementos fundamentais para que a sua marca seja reconhecida. Sendo assim, as pessoas devem identificar quem é você e a sua essência só de “bater o olho”.
Tanto as cores quanto a imagem e a fonte devem refletir a personalidade da marca. O ideal é que ela seja simples e marcante para ser facilmente reconhecida. Basta pegar a Nike como exemplo para constatar essa afirmação.
3. Evite inserir muitas informações visuais
Geralmente, quando encontramos alguma propaganda que não foi criada por um profissional da área, o que vemos é um emaranhado de informações que nos deixam atordoados. Há tantos elementos visuais que não conseguimos dar a atenção devida ao que realmente importa.
Não apenas as peças publicitárias precisam de um visual clean, mas também os seus produtos, canais de comunicação e o que mais estiver ligado à marca. Os espaços em branco são igualmente importantes para o design em geral.
4. Utilize embalagens personalizadas
Você já deve ter percebido que, nos shoppings, as lojas costumam dar uma enorme sacola com o logo estampado, mesmo que o produto seja pequeno. Desse modo, os clientes fazem a propaganda da marca por onde passam. Quando a marca é bastante desejada, os próprios consumidores fazem questão de ostentá-la.
Além da propaganda, a personalização faz com que a empresa ganhe credibilidade. Imagine ir a uma loja de calçados e comprar um tênis que vem em uma caixa genérica, colocada em uma sacola em branco pelo vendedor. Qual será a sua impressão? Provavelmente, que há um amadorismo por parte da loja.
5. Seja coerente
É uma grande erro criar um nome, um logotipo e um slogan informando a sua essência e, na prática, mostrar o contrário. Portanto, todos os seus canais de comunicação, inclusive o estabelecimento comercial, devem seguir aquilo que você está pregando.
Se o seu público-alvo é jovem e descontraído, e sua comunicação visual está de acordo com a imagem que você quer passar, é um ponto positivo. No entanto, caso o consumidor vá ao estabelecimento e seja atendido de maneira extremamente formal e burocrática, ele sairá com uma má-impressão.
O branding, então, envolve os mais diversos aspectos que você pode imaginar. Tudo o que está relacionado à sua marca deve ser planejado. Sendo assim, é crucial ter foco e tomar bastante cuidado para que nada saia do trajeto traçado.
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