Muitos empreendedores acreditam que apenas um produto de qualidade é capaz de atrair e conquistar o mercado. Porém, a realidade é que sem investir em layout e elementos visuais de marca, seu produto não é capaz de se destacar entre tantas opções no ponto de venda.
Uma pesquisa feita pela Nielsen, mostra que cerca de 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, ou seja, por meio do contato visual do cliente com os produtos na gôndola. Dessa forma, elementos visuais como etiquetas personalizadas, emblemas e embalagem são fundamentais para atrair o consumidor nesse momento.
Essa importância é provada com casos reais do mercado, como por exemplo a empresa Sierra, que aumentou 257% das suas vendas após fazer um projeto de mudança de logo e embalagem de seus produtos, ou a empresa Dunati, que aumentou em 70% suas vendas após alterar apenas sua embalagem.
Se esses fatos não são incentivos suficientes, listamos abaixo 5 outros motivos para você investir em layout na sua empresa e garantir melhores resultados no mercado. Confira!
1. Padronização da marca
O estudo da Nielsen citado acima também afirma que 50% dos respondentes usam a marca como fator principal de sua escolha no ponto de venda, ou seja, eles optam pelas empresas que reconhecem.
O investimento em layout de elementos visuais tem o poder de criar uma padronização e reconhecimento da sua marca, criando essa lembrança que desperta o gatilho na hora da escolha.
Mesmo para marcas desconhecidas, fazer o investimento também é interessante, não só para construir uma marca consistente que pode ser reconhecida pelos seus elementos, mas também para gerar interesse no ponto de venda.
Isso porque um outro estudo feito pela multinacional Mead Westvaco, mostra que o público brasileiro está aberto a experimentação — 64% dos entrevistados confirmaram ter escolhido um produto novo, devido à sua embalagem ser atrativa e diferente.
Investir em layout não só ajuda a fortalecer sua marca, mas também a criar uma imagem mais profissional para seus produtos. As pessoas tendem a confiar em marcas que seguem um padrão consistente de comunicação, portanto, esse investimento deve ser feito com atenção para que não seja necessário realizar várias alterações.
2. Atenção do público
Produtos que apresentam elementos de layout visual bem desenvolvidos, tendem a chamar mais atenção dos clientes no ponto de venda. Isso é importante porque as pessoas tendem a levar apenas 15 segundos para escolher um produto e cada estímulo é recebido por apenas 2 segundos, ou seja, esse é o tempo que cada item tem para gerar interesse no cliente.
Com um tempo tão limitado, cada elemento visual conta, e é necessário pensar em como se destacar usando cores, formatos, materiais e outros elementos visuais do seu produto. Por isso, a personalização e criatividade são fundamentais nesse momento.
Além disso, quando queremos lembrar de um produto, sempre usamos elementos visuais para descrevê-lo, como cores, formatos e materiais.
Quando uma organização usa elementos simples, sem personalidade, ele acaba se perdendo na memória do cliente. Dessa forma, ter uma identidade visual com características únicas ajuda a aumentar sua lembrança de marca.
3. Satisfação dos clientes
Um dos principais objetivos das empresas é aumentar a satisfação de seus clientes, garantindo que eles não troquem seus produtos por outros oferecidos pela concorrência. O uso de um layout correto pode ajudar nessa tarefa.
Elementos visuais geram identificação no cliente e são responsáveis por passar os valores e benefícios do produto para seus consumidores. Embalagens e etiquetas devem ser construídas com as cores, palavras e aspectos que garantem essa identificação.
Como exemplo, produtos naturais, normalmente são mais verdes, com embalagem mais clean e passam a mensagem da importância de cuidar da saúde.
Claro que a satisfação não é impactada apenas pelos elementos visuais de um produto, ela é construída por outros aspectos, como preço, atendimento, reputação da marca e qualidade do produto em si.
Porém, com o layout correto, seu produto conquista o cliente e passa a mensagem correta para ele, construindo as expectativas necessárias para a satisfação seja alcançada. Isso também aumenta sua vantagem competitiva.
4. Custo-benefício
Outra vantagem de investir em layout é que o custo dessas ações não é alto quando comparado com os resultados gerados. Um projeto de embalagem, emblema ou etiqueta não chega perto do valor de ações de comunicação, como compra de propagandas, por exemplo.
Dessa forma, é mais inteligente investir em mudanças no seu produto e elementos do layout visual da marca, que impactam o consumidor em seu momento de decisão, direto no ponto de venda. Além de mais barato, o retorno para a empresa é maior.
5. Aumento das vendas
Por fim, todos esses benefícios resultam no mais importante, no aumento das vendas da empresa. Produtos que se destacam, chamam atenção dos clientes e passam a mensagem correta para seus consumidores, são melhor avaliados e mais vendidos.
Além de conquistar os clientes no ponto de venda, um produto com qualidade e que gera satisfação, também aumenta o número de recompras, gerando renda contínua para o negócio, o que aumenta sua rentabilidade.
Outro benefício é sua indicação no mercado, de forma espontânea, pelos clientes satisfeitos — ação conhecida como marketing boca a boca.
Vale lembrar que esse investimento deve ser feito de forma correta, e a construção dos elementos visuais deve representar a empresa, seus valores e ser atrativa para seus clientes. Essa nem sempre é uma tarefa simples e exige pessoas experientes e capacitadas.
Caso sua empresa não seja especializada no assunto, uma boa dica é procurar por agências e outras organizações que prestam esse tipo de serviço. Além de garantir um design de qualidade, eles contam com a experiência e conhecimento para reduzir seus gastos e otimizar suas ações, atuando como seus parceiros durante todo o processo.
Diante de tudo isso, fica evidente que investir em layout é uma estratégia muito atrativa para as empresas, os benefícios são diversos, incluindo o fortalecimento da marca e maior satisfação de seus clientes, o que, automaticamente, resulta em vendas.
Agora que você sabe a importância de investir em layout e como bons parceiros lhe ajudam nessa tarefa, acha que é o momento de começar? Então conheça a Sinal Bras, empresa especializada na criação de emblemas e etiquetas personalizadas, e comece seu projeto!