Como destacar minha marca em meio a tanta concorrência? Essa é uma dúvida que paira na cabeça de todo empresário. Mas como ser notado e estar sempre na mente do consumidor, sendo referência em seu ramo de atuação? Nessa hora, o marketing visual pode te ajudar.
Para ter uma marca forte, é necessário investir em estratégias de diferenciação, entre elas a identidade visual — uma junção de formas, cores, símbolos e letras, que representarão a marca que você comercializa.
Você já deve ter tido a experiência de adquirir um produto por reconhecer a marca por meio da identidade visual, ou até mesmo pelo fato de a embalagem e logotipo passarem uma impressão mais adequada aos seus olhos do que as demais.
Sabendo dessa importância, como utilizar o marketing visual na prática? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira!
O que é o marketing visual
Primeiramente, devemos entender bem o conceito, para depois analisar a implementação prática.
O marketing visual é o primeiro contato entre a sua marca e o consumidor. Isso é de extrema importância, pois sua empresa tem a responsabilidade de passar uma boa imagem por meio da embalagem, do logotipo e da identidade visual de sua marca estampada no produto.
Importante entender que não existe um único tipo de visual que seja interessante aos olhos de todas as pessoas. Na verdade, essa é uma questão muito particular de cada ramo de atuação e do posicionamento da empresa.
Para ficar mais claro, se a organização quer se posicionar como ecologicamente correta, por exemplo, ela poderá usar cores e símbolos relacionados a esse tema. Com relação a setores diversos, um produto de limpeza deve ter uma identidade visual completamente oposta a de um creme hidratante, pois a finalidade de cada um é diferente e é importante que o consumidor perceba isso de maneira clara.
Esse tipo de marketing é uma poderosa ferramenta na estratégia de diferenciação da marca. Isso porque a maior parte das informações transmitidas ao cérebro humano é visual, sendo que os indivíduos tendem a lembrar muito mais de imagens do que textos ou áudios.
Contudo, as pessoas são expostas a milhares de estímulos visuais, e captar sua atenção é um desafio e tanto. Para isso, vamos ver como utilizar o marketing visual de maneira eficaz.
Formas de aplicação
Antes de aplicar uma estratégia visual, pesquise o comportamento e os interesses dos clientes do seu segmento. Além disso, pense no posicionamento da sua marca no mercado e, aí sim, comece a trabalhar no planejamento. Vamos ver a seguir onde é possível utilizar o marketing visual.
Logotipos
Para ajudar na identificação da sua marca e na lembrança dela na mente do consumidor, existe o logotipo. Aqui, será necessário aplicar estratégias específicas de design na hora da criação, levando sempre em conta seu posicionamento, produto, setor e preferência dos clientes.
Embalagens
Tamanho, cor, formato, material e peso. Tudo deve ser levado em consideração para a criação de uma embalagem atraente e que passe a impressão que você deseja.
Por exemplo, se a intenção é se posicionar como um produto premium, a embalagem deve ser mais clean, com materiais e layout mais sofisticados. Por outro lado, se o posicionamento é por preço mais acessível, a estratégia será se destacar chamando atenção com cores mais fortes e ênfase em palavras ou frases importantes.
Rótulos
Seguem a mesma ideia da embalagem, devendo estar em harmonia com a mesma. Importante se atentar ao material e à qualidade.
Imagens
Além de desenhos e fotografias, podemos abordar também vídeos, infográficos e memes. Tudo que representar conteúdo visual será absorvido com mais eficiência do que apenas um texto; por isso a crescente utilização de vídeos na publicidade.
É Importante que as imagens usadas transmitam ou estejam de acordo com a mensagem escrita.
Website
O uso de cores, imagens e fontes deve ser alinhado e padronizado. O website e as redes sociais da empresa devem seguir a identidade visual da marca, para que haja uma clareza na mente do consumidor de que certo website pertence a determinada marca.
Importância das cores
O uso das cores pode induzir o pensamento, estimular sensações e influenciar o comportamento do consumidor. Isso porque as cores têm diferentes efeitos no cérebro humano.
Entender os tipos de cores e como utilizá-las faz parte da estratégia de marketing visual. Diferentes colorações podem ser usadas para dar destaque a frases importantes, ressaltar imagens, passar algum tipo de emoção, diferenciar seu produto/logotipo etc.
Dito isso, vamos falar um pouco sobre o efeito esperado de algumas cores:
- azul: o tom mais claro está ligado à sensação de higiene, já a tonalidade escura é relacionada a poder;
- verde: está conectado à natureza e equilíbrio. Passa a ideia de harmonia e coesão;
- vermelho: é uma cor que transmite dinamismo e emoção. Pode ser usada como estímulo ao consumo (em especial no ramo alimentício), ou como forma de alerta do que não se deve fazer;
- branco: passa a impressão de pureza. Utilizada em conjunto com outras cores, pode sugerir harmonia, calma — “efeito clean”;
- preto: cor bastante usada quando a intenção é gerar certo mistério. Sugere superioridade, nobreza, relevância — “efeito premium”;
- cinza: sugere neutralidade. Deve-se usar com sabedoria, para não passar a imagem de indecisão;
- amarelo: transmite uma ideia de lucro e transparência. Dependendo das cores utilizadas em conjunto, pode sugerir credibilidade;
- marrom: mostra conservadorismo e pode também indicar uma conexão com a natureza;
- rosa: sugere inocência, feminilidade e individualismo;
- laranja: indica ideia de expansão, dinamismo e alegria.
Agora, pense nas marcas que você mais usa, analise as cores utilizadas, as formas, as imagens, os símbolos e logotipos. Existe uma harmonia visual, um guia visual da empresa que é respeitado, tanto nos produtos físicos como na parte digital.
Vimos, então, a importância do marketing visual na diferenciação de uma marca. Uma boa estratégia, bem estudada e voltada ao consumidor final, ajuda no posicionamento, na memória de marca e até mesmo no aumento de vendas.
Por isso, invista na sua marca, utilize cores de acordo com o seu mercado, imagens que transmitam emoções, layouts objetivos e atraentes e materiais de qualidade nas embalagens e nos rótulos de seus produtos. Lembre-se que a primeira impressão só acontece uma vez.
Agora que você já sabe como aproveitar o marketing visual para se diferenciar da concorrência e ganhar novos consumidores, siga as nossas redes sociais e tenha acesso a mais informações para o seu negócio! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Google+!