A comunicação visual do PDV é uma ferramenta de marketing poderosa. Ela auxilia e impacta na potencialização das vendas, na fidelização dos clientes e na imagem de seu negócio. No entanto, para isso, ela deve ser empregada de maneira correta e eficaz — caso contrário, pode não surtir o efeito esperado.
Para ajudá-lo, nós separamos 3 dicas bastante relevantes que você deve considerar na hora de incrementar a comunicação visual em seu ponto de venda.
1. Use e abuse da simplicidade
Sabe aquela expressão “menos é mais”? Pois é, ela se aplica bem quando o assunto é comunicação visual. Existe uma ideia errônea de que, para gerar impacto, é necessário criar um conceito repleto de visuais como cores, imagens e banners.
Na verdade, essa concepção pode deixar o layout confuso para o consumidor a identidade visual “poluída”. Ser simples não quer dizer deixar de investir ou deixar o design “pobre”, mas usar imagens, cores, formatos, mobiliários e peças publicitárias sem exageros e de forma a harmonizar com o restante do ambiente.
Pense em lojas de marcas consideradas “premium”: há espaço para o cliente e peças combinando entre si, que resultam em um ambiente agradável e sem exageros. Um aspecto mais “clean” — ou limpo — pode surtir melhores efeitos, pois não confunde o cliente e o direciona para a ação desejada.
2. Defina bem seu público-alvo
É necessário que suas peças promocionais consigam estabelecer uma comunicação clara com o seu público. Por isso, entender as necessidades e os anseios de seu consumidor é fundamental para o desenvolvimento dos materiais gráficos que impactam o cliente.
De nada adianta investir em uma comunicação visual se ela não “tocar” seu público. Cada grupo de pessoas tem suas particularidades e você deve encontrá-las antes de começar a desenhar sua identidade em peças promocionais.
3. Invista em estratégias de marketing
Conhecendo bem seu cliente, você poderá usar ações de marketing direcionadas para potencializar os resultados em comunicação visual. Aqui, você deve verificar cada detalhe que possa fazer a diferença para seu público: o tipo de música mais adequado, a fragrância característica do ambiente, a sinalização dentro do PDV, a iluminação, etc.
4. Busque coerência na comunicação visual do PDV
Aproveite para checar se sua logomarca está de acordo com a nova comunicação visual e com o seu mercado. Se ela estiver defasada, considere atualizá-la para deixar tudo em harmonia com a comunicação do PDV.
Uma eficiente comunicação visual do PDV pode fazer muito por sua empresa, uma vez que está ligada à percepção que o seu público tem de você, além da influência no aumento do volume de vendas.
Investir nesse tipo de comunicação não é difícil, basta estudar seu mercado e avaliar a melhor forma de atingir e impactar positivamente seu consumidor. Vale lembrar que, para conseguir bons resultados, é necessário profissionalismo e objetividade. Assim, considere contar com o apoio de uma empresa especializada.
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