Renovação de marca: 3 coisas que você precisa saber

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Construir uma marca do zero não é nada fácil, mas o desafio pode ser ainda maior quando chega a hora da renovação de marca. Se você está em dúvida de quando é a hora de desapegar do logotipo antigo e dar uma repaginada, confira o que é preciso considerar antes de começar a transformação!

Tudo precisa de renovação. Isso também se aplica à sua marca, afinal, coisas velhas passam e tudo se faz novo: seu cliente muda os hábitos de consumo, seu produto se transforma, os negócios respiram novos ares de tempos em tempos, entre outros.

Então, como saber qual é a hora certa de mudar? Quais parâmetros avaliar? Se alguma dessas dúvidas fica martelando a sua cabeça, fique tranquilo! Neste post, vamos ajudar você a descobrir qual é o melhor momento para fazer uma mudança de forma estratégica, agregando mais valor a sua marca!

Por que passar por uma renovação de marca?

Se é tão trabalhoso construir uma marca, por que renová-la? Você já deve ter se perguntado isso.

Nunca é demais dizer que o mercado está em constante evolução e, se sua empresa quer se manter relevante, precisa acompanhar essas mudanças e fazer delas o impulso necessário para crescer ainda mais.

E já que o visual é a primeira coisa que vai chamar a atenção dos seus clientes, é melhor investir em algo que acompanhe as tendências e se mantenha atraente, antes que a concorrência faça o mesmo. Veja agora o que considerar para saber qual é a hora de mudar.

1. Sua marca precisa se modernizar

O tempo pode tornar as coisas obsoletas e isso pode acontecer com a sua marca. Seu público muda, se renova, adquire novos hábitos, é impactado todos os dias por novos estímulos, versões visualmente mais atraentes do seu produto ou serviço.

Mesmo que você tenha um produto de qualidade, a marca pode passar uma mensagem diferente, tornando-se pouco eficaz e até mesmo causando sérios prejuízos. Caso perceba uma situação parecida na sua empresa, é bom ligar o alerta!

2. Novos mercados pedem adaptações

Sua empresa pode começar atender outros mercados, expandindo a cartela de clientes, ou perceber que é melhor focar em um nicho bastante específico.

Não importa qual extremo é o seu caso, o seu logotipo e toda a sua identidade visual precisa mostrar seu posicionamento e gerar essa identificação do público.

3. A marca acompanha mudanças estratégicas

Você já sabe exatamente com quem falar, corrigiu erros de comunicação e agora tem uma nova estratégia de mercado. Sua marca acompanhou essa mudança estratégica? Ela conversa com esse público, passando exatamente a mensagem que você deseja? Está alinhada com seu novo posicionamento?

É importante fazer um balanço, ver o que está dando resultado e onde você pode estar errando. Isso faz com que uma reavaliação de objetivos aconteça de tempos em tempos e sua marca precisa acompanhar as mudanças significativas que acontecem no seu negócio.

Lembre-se de que, assim como é necessário avaliar os rumos da sua empresa periodicamente, também é preciso considerar a percepção da sua marca.

Converse com seus sócios, familiares e faça pesquisas com seus clientes mais fiéis para tentar ver as coisas sob uma nova ótica. E, mais importante, sempre converse com um profissional qualificado para receber um diagnóstico e contratar um trabalho de qualidade!

Gostou do nosso conteúdo sobre renovação de marca? Recomendamos que complemente sua leitura com o nosso artigo sobre posicionamento de marca. Até a próxima!





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