Produtos sem marca são confiáveis? Saiba o que pensa o consumidor

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Quais as vantagens de inserir o logo da marca nos produtos

O logotipo é um grupo de letras com tipografia específica que, unidas, compõem o nome de uma marca. O objetivo do logotipo é que essa marca seja facilmente reconhecida pelo público e que seus produtos e instituições sejam rapidamente identificados.

Cabe ao logotipo traduzir visualmente os valores e a personalidade de uma marca. Isso é muito importante e tem impacto direto nos resultados das empresas.

Certamente, você já comprou ou deixou de comprar um produto por gostar ou não de determinada marca. Isso ocorreu porque você conseguiu diferenciar o produto e lembrar se gosta ou não de sua marca.

Os logotipos também são utilizados quando se trata de diferenciação de produtos, e podem ser da marca da empresa ou a própria marca desenvolvida para aquele produto.

Nesse contexto, podemos perguntar: os produtos sem marca têm impacto negativo na mente do consumidor? Existe uma descrença ou uma desconfiança com relação ao produto? Ou essa é uma questão que não afeta tanto a percepção do público final?

Pensando em responder a essas questões, elaboramos este texto. Fique atento e descubra tudo sobre o assunto!

Quais os efeitos dos produtos sem marca na mente do consumidor?

Uma vez que o logotipo reflete diretamente a identidade de uma marca e atua como fator de diferenciação, veja o que acontece quando o consumidor, que já está habituado às marcas nos produtos, lida com a ausência do logotipo no produto:

Desconfiança a respeito da qualidade

É comum que haja uma associação do logotipo à qualidade do produto. Afinal, quando o consumidor identifica visualmente uma marca, ele consegue realizar sua escolha com mais facilidade e de acordo com suas preferências.

Porém, como ele se decidirá, se não há identificação de marca? Que produto seria esse? De onde vem? Quem produz? Tem qualidade? Essas questões aparecem nos pensamentos do consumidor, que certamente verá o produto como inferior.

Produtos sem marca dão a aparência de amadorismo

A falta da utilização de um logotipo pode gerar uma sensação de que a empresa que o produz é amadora, ou, no português popular, uma “empresa de fundo de quintal”.

Afinal, na mente das pessoas, as empresas sérias investem dinheiro e tempo nos mais variados logotipos e materiais de qualidade, para que a imagem final do produto seja um reflexo de seu conteúdo.

Sensação de despreparo

Para o cliente, um produto sem logo pode transmitir a ideia de que empresa está despreparada para atendê-lo. Isso porque não houve uma preocupação com o logo, com a comunicação da identidade da marca. Mesmo sem perceber os conceitos de marca, as pessoas sentem o impacto de um produto sem logo ou com um logo mal feito e deixam de comprá-lo.

Quais as vantagens de inserir o logo da marca nos produtos?

Gera credibilidade

Ao contrário de um produto sem identificação, um produto com logo tem uma maior credibilidade.

Auxilia na imagem do produto

Existem produtos cujo foco é ser premium, e outros que objetivam passar uma impressão de modernidade. Seja qual for o conceito do produto, o logo tem papel fundamental no visual e na imagem que se quer passar.

Além disso, as cores e todos os elementos de layout variam de acordo com o produto escolhido (um produto alimentício terá um design diferente de um item de limpeza).

Aumenta as vendas

Uma marca forte e bem estruturada é capaz de estimular as vendas de um produto.

Quais são os benefícios de um bom logo para a marca?

Como mencionado, os logotipos representam a identidade da marca nos produtos. Isso é essencial, não apenas para diferenciar um produto na gôndola, mas também para alcançar o público-alvo. O logotipo faz com que seu produto seja encontrado mais facilmente pelos seus clientes e potenciais consumidores.

Como isso acontece? Vamos analisar o exemplo da Adidas, que passou a produzir desodorantes. Os atuais consumidores da marca Adidas, ainda que de outros produtos, potencialmente se interessarão por esse novo produto. Outras pessoas, que conhecem a força da marca e se identificam com sua identidade e características, também podem se tornar novos clientes desse produto.

Outro exemplo é o Vigor Grego. O iogurte Grego, que virou febre entre os amantes de iogurtes, já entrou no mercado possuindo uma marca conhecida e bem estabelecida que é a Vigor. Hoje, a marca “Grego” também se tornou forte.

Nesse cenário, é possível entender o quanto um logotipo é importante e por que é preciso investir em um logo que personalize os produtos de acordo com a marca. Não basta inserir uma palavra qualquer, com cores a esmo.

O que considerar na produção de um logo?

Na hora de produzir o logo, deve-se levar em conta que tipo de cor, forma, material, tamanho, símbolos que, em conjunto, expressarão a personalidade da marca e irão ao encontro dos gostos do público-alvo.

Verificar a tipografia é importante. Deve-se analisar o contexto em que o logo está inserido e unir beleza às palavras, de forma a chamar a atenção do consumidor.

Não imite ou copie logos de outras marcas. Essa prática demonstra falta de originalidade e de criatividade. Além disso, fica difícil se destacar dos demais tentando ser igual a outro.

Investir em profissionais qualificados é outro ponto importante a se considerar. Utilizar um logo só porque é barato ou porque um conhecido sabe um pouco de design e vai te ajudar pode sair caro. Lembre-se do que falamos sobre produtos sem logo: isso se aplica a logotipos ruins ou sem conexão com a marca.

Agora que você entendeu o sentido do logotipo para os produtos e para empresa, já sabe que essa questão deve ser tratada de forma profissional. Analisando o exemplo de outras empresas, entende-se que o investimento em logotipo é justificável.

Quando se estuda sobre o impacto dos produtos sem logo, é mais fácil perceber a importância e a relevância que esse item tem na identidade visual de uma marca e, como consequência, nas vendas, no posicionamento e no crescimento da empresa.

Você gostou desse texto sobre o que o consumidor pensa de produtos sem logo? Então, talvez queira ler este post sobre como o emblema pode valorizar o seu produto. Confira!





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