A identidade visual de uma empresa, muito além de formatos e cores, tem o propósito de transmitir seus valores e seus objetivos. Contudo, existem situações nas quais você precisará mudar tanto o logotipo quanto o emblema do produto oferecido.
Existem vários fatores que influenciam o momento, a necessidade e o grau dessa mudança. Porém, quando e por que você precisa realizá-la? Para te ajudar a compreender melhor em quais situações isso pode (ou deve) ocorrer, preparamos este post! Acompanhe a seguir!
Quando mudar a identidade visual e o emblema do produto?
O cotidiano de uma empresa é sempre inconstante: o seu público muda, os seus produtos evoluem e o cenário econômico está em contínua metamorfose.
Além dessas questões, existem diversos fatores que levam à necessidade de uma renovação ou atualização da identidade de uma empresa. Veja, abaixo, algumas situações.
Imagem ultrapassada
As tendências do mundo do design mudam constantemente e o que era legal há alguns anos, hoje, está totalmente fora de contexto.
Como exemplo, podemos citar o logotipo do Google Chrome — um navegador de internet. No início dos anos 2000, ele tinha um estilo 3D, com muitas luzes e sombras. Porém, depois de uma atualização, passou a um visual flat e minimalista.
Abrangência de públicos
Uma empresa que aumentou o seu mercado e está interagindo com um novo tipo de consumidor é um bom exemplo de situação que demanda uma atualização de identidade.
Lembrando que não é apenas quando a sua organização abrange um novo tipo de consumidor que você deve investir em uma mudança. O seu público está em constante evolução e a sua empresa deve sempre acompanhá-lo.
Ameaças pela concorrência
Que é essencial prestar atenção no mercado e nas atitudes dos seus concorrentes, você já sabe. Sendo assim, quando eles atualizam suas marcas, pode ser um indicativo de que também chegou a hora para a sua empresa.
Essa mudança em seu logotipo e emblema do produto lhe trará maior visibilidade e manterá seu destaque perante a concorrência.
Mudanças de filosofia
Se sua empresa passou por uma reformulação e modificou sua missão, visão e valores, com certeza, será necessário atualizar a sua identidade visual, afinal, é ela que representa e transmite a filosofia da organização aos públicos.
Aquisição por outra empresa
Quando uma empresa é adquirida por outra, ou por um grupo, ocorre a atualização da marca para os padrões dos compradores a fim de garantir a uniformidade e o fácil reconhecimento de que são algo unificado.
Ausência de conceito
É muito comum, principalmente em empresas emergentes, que existam marcas com pouco — ou nenhum — conceito e que não representam a empresa de um modo correto. Nesses casos, a mudança da identidade visual da empresa é imperativa, pois uma marca mal cuidada transmite a sensação de desleixo e amadorismo.
Esses são os motivos mais comuns que levam uma organização a repensar toda a sua identidade visual e o emblema do produto ofertado. É muito importante ter em mente que realizar atualizações, apenas por fazer, não é recomendado.
Toda mudança deverá se embasar em estudos e planejamento, identificando os possíveis riscos, como a descaracterização da marca ou a transmissão de mensagens contrárias aos ideais da empresa e todos os outros fatores que serão atingidos pela alteração.
O que eu preciso para mudar a minha marca?
Agora que você já conhece os motivos, vamos compreender de que forma você poderá modificar a sua marca. Confira algumas dicas a seguir!
Estabelecer as metas e os objetivos
Assim como em qualquer planejamento, deve-se ter muito claro quais são as metas e os objetivos a serem alcançados com as mudanças realizadas em sua identidade visual.
Essas metas somente farão sentido se forem baseadas em uma avaliação do cenário interno e externo de sua empresa e da compreensão de sua real situação relação aos seus concorrentes e ao mercado.
Realizar mudanças em sua identidade visual somente por fazer não trará benefícios.
Buscar aconselhamento profissional
Na maioria das vezes, a formação do empresário não é em marketing, design ou áreas afins. Então, buscar apoio e contratar um profissional da área é parte fundamental para o processo de atualização ou mudança de marca.
Como falamos anteriormente, marcas sem conceito ou concebidas de forma amadora e fora dos padrões e tendências não passam aos seus clientes uma sensação de profissionalismo e credibilidade.
Se você não cuida da marca de sua empresa, como cuidará da qualidade de seus produtos? Esse questionamento, provavelmente, passará pela cabeça de seus clientes.
Preparar o terreno para as mudanças no emblema do produto
Realizar mudanças em sua identidade é um processo que deverá ser comunicado aos seus clientes e ao mercado como um todo com antecedência.
Essa comunicação tem como objetivo preparar a todos para essa alteração e apresentar a nova marca sem causar confusão em seus clientes ou a sensação de mudança de dono, por exemplo.
Quanto maior a modificação a ser realizada na identidade visual, maior será o trabalho de preparo do mercado para recebê-la!
Enfim, algumas marcas conseguem manter a identidade por muitos anos, mas outras precisam passar por uma atualização quase que constante, devido ao seu setor de atuação, como no caso das empresas de tecnologia.
Não existe certo ou errado na reestruturação de sua identidade ou seu emblema. O que existe é funcionalidade e efetividade em atingir ao seu público de maneira positiva, representando a visão e os valores da empresa.
Gostou de saber um pouco mais sobre quando e como realizar mudanças em sua marca ou no emblema do produto que você oferece? Entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas. Nossa equipe estará pronta para atendê-lo!