Preparação da superfície para aplicações de fitas VHB™ 3M™

Melhores práticas para limpeza de superfícies dos substratos

  • A maioria dos substratos é melhor preparada através da limpeza com uma mistura 50:50 de álcool isopropílico (IPA) e água* antes da aplicação das Fitas 3M™ VHB™. Existem exceções!
    As exceções a este procedimento geral que podem exigir preparação adicional da superfície incluem:
     
    • Óleos Pesados: Um desengraxante ou limpador à base de solvente pode ser necessário para remover óleo pesado ou graxa de uma superfície e deve ser seguido de limpeza com IPA/água.
       
    • Abrasão: A abrasão de uma superfície, seguida de limpeza com IPA/água, pode remover sujeira pesada ou oxidação e pode aumentar a área de superfície para melhorar a adesão.
       
    • Promotores de adesão: Aplicar primer em uma superfície pode melhorar significativamente a adesão inicial e final a muitos materiais, como plásticos e pinturas.
       
    • Superfícies Porosas: A maioria dos materiais porosos e fibrosos, como madeira, aglomerado, concreto, etc., precisam ser vedados ( com selador ou primer ) para fornecer uma superfície lisa.
       
    • Materiais exclusivos: Pode ser necessária uma preparação especial da superfície para vidro e materiais semelhantes a vidro, cobre e metais contendo cobre e plásticos ou borracha que contenham componentes que migram (por exemplo, plastificantes).
  • Procedimento geral
    • Para obter uma adesão ideal, as superfícies de colagem devem estar bem unificadas, limpas e secas. Solventes típicos para limpeza de superfícies são mistura de IPA/água (álcool isopropílico) ou heptano.* (Etapas A e B)
    • A resistência da adesão depende da quantidade da força de contato desenvolvido entre o adesivo e a superfície. Uma pressão de aplicação firme desenvolve melhor contato do adesivo e ajuda a melhorar a resistência da união. (Etapas C e D) Geralmente, isso significa que a fita deve sofrer pelo menos 15 psi (100 kPa) de rolagem manual ou pressão na prensa.
    • Após a aplicação, a resistência da adesão aumentará à medida que o adesivo flui na superfície. À temperatura ambiente, aproximadamente 50% da resistência final será alcançada após 20 minutos, 90% após 24 horas e 100% após 72 horas. Em alguns casos, a resistência da ligação pode ser aumentada e a resistência final da ligação pode ser alcançada mais rapidamente pela exposição da ligação a temperaturas mais altas ( por exemplo, 66°C durante 1 hora).
  • *Observação: Estas soluções mais limpas contêm Mais que 250 g/l de compostos orgânicos voláteis (COV). Consulte os regulamentos locais de qualidade do ar para ter certeza de que o limpador está em conformidade. Ao usar solventes, certifique-se de seguir as precauções e instruções de uso do fabricante ao manusear tais materiais.
  • Óleos Pesados
    Em superfícies com uma película oleosa leve ou outra contaminação leve, a solução 50:50 IPA/água geralmente é adequada. Onde houver presença de óleos pesados ​​ou graxa, sugere-se um solvente “desengordurante”, como 3M™ Prep Solvent 70, 3M™ Citrus Base Cleaner, álcool mineral, nafta ou solventes semelhantes para cortar o óleo. Isso deve ser sempre seguido de uma limpeza com IPA/água para ajudar a garantir que qualquer resíduo ou filme seja completamente removido.
  • Abrasão
    A abrasão ( lixa, esmeril, esponja de aço, etc ) de uma superfície pode servir a diversas funções:
     
    • Remover grandes níveis de sujeira ou óxido de metais ou tintas (por exemplo, aço galvanizado).
       
    • Criar uma área de superfície adicional que pode aumentar a adesão.
       
    • Alisar uma superfície para obter mais planicidade, permitindo melhor área de contato.
  • A abrasão geralmente ajuda na adesão a pinturas e plásticos. Ao lixar, é importante que as fitas adesivas recebam uma superfície finamente lixada. Arranhões muito pequenos na superfície, gerados com movimentos circulares em vez de movimentos em linha reta, são os mais desejáveis. Uma superfície com muitos micro-riscos pode ter até 40% de área de superfície disponível adicional, traduzindo-se em maior resistência final e maior adesão inicial. As esponjas manuais Scotch-Brite® (como 7447 Maroon ou Heavy Duty Green) são boas para atingir o nível certo de abrasão. Ferramentas como uma lixadeira elétrica ajudarão em trabalhos grandes. Evite lixar uma superfície com materiais abrasivos grossos, pois eles podem criar uma textura muito áspera para que o adesivo flua adequadamente na superfície. Sempre limpe a superfície com a solução IPA/água ou métodos adicionais descritos anteriormente e certifique-se de que todas as partículas soltas sejam removidas antes da colagem. As exceções a estas diretrizes de abrasão são as Fitas 3M™ VHB™ 4932 e 4952, pois normalmente apresentam melhor desempenho em superfícies lisas e brilhantes e a abrasão pode reduzir a resistência da adesão.
  • Promotores de adesão
    Aplicar primer em uma superfície pode melhorar significativamente a adesão inicial e final a muitos materiais, como plásticos e pinturas, devido à sua baixa energia superficial ou aos aditivos que podem conter. Um primer cria uma nova superfície de alta energia à qual a Fita 3M™ VHB™ pode aderir e também pode criar uma camada que pode impedir a migração de aditivos que possam estar presentes num material. Além do mais, é também importante que o usuário determine a adequação da Fita 3M™ VHB™, do promotor de adesão e do processo de aplicação.
  • Superfícies Porosas
    Materiais ásperos, porosos ou fibrosos, como madeira, aglomerado, cimento, etc., têm uma superfície aberta e requerem vedação para fornecer uma superfície unificada para colagem com fita. Os materiais de vedação comuns incluem tinta, verniz ou outros revestimentos de superfícies duras. O Spray de Borracha e Vinil 3M™ 80 de secagem rápida também pode ser usado para unificar a superfície e melhorar a colagem da fita.
  • Superfícies Exclusivas
    Vidro, pedra, cerâmica ou outros materiais siliciosos são hidrofílicos (amantes da água) por natureza. Normalmente, a natureza hidrofílica torna a durabilidade da ligação adesiva sensível à pressão suscetível a alterações sob alta umidade ou exposição à umidade. Em termos básicos, o vapor de água pode prejudicar a ligação da fita e interferir nas forças normais de adesão. Agentes de acoplamento de silano, adicionados à solução de limpeza IPA/água, podem ajudar a reduzir a tendência de “amor à água” dessas superfícies e melhorar a adesão da fita em ambientes com alta umidade.
    Cobre, latão e bronze são propensos à oxidação mesmo após a aplicação da Fita 3M™ VHB™. Para evitar o enfraquecimento da ligação, deve-se aplicar uma laca ou verniz nestas superfícies. Certifique-se de testar a aderência da fita ao selador em uma superfície metálica para verificar a boa adesão.
    O PVC flexível (vinil) contém plastificantes que podem migrar para a fita e afetar a adesão. Existem várias Fitas 3M™ VHB™ que são formuladas para serem resistentes à migração de plastificantes, ou o Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Weld™ 2262, diluído, pode servir como uma barreira à migração. Materiais de borracha (por exemplo, EPDM, neoprene) podem ter baixa energia superficial e também podem conter plastificantes e óleos. Estes requerem o uso de um promotor de adesão para uma resistência de ligação estável. Teste a compatibilidade com materiais flexíveis de PVC e borracha deixando as amostras coladas por uma semana a 150°F (66°C) e verifique se há amolecimento do adesivo, descoloração ou redução na resistência da união.
    *Observação: Estas soluções de limpeza contêm mais de 250 g/l de compostos orgânicos voláteis (COV). Consulte os regulamentos locais de qualidade do ar para ter certeza de que o limpador está em conformidade. Ao usar solventes, certifique-se de seguir as precauções e instruções de uso do fabricante ao manusear tais materiais.
  • Primers Sugeridos
    A tabela abaixo oferece sugestões de primers e métodos alternativos que normalmente requerem primers, promotores de adesão ou outros tratamentos de superfície para uso bem-sucedido com Fitas 3M™ VHB™. Esta lista não pretende ser totalmente abrangente, mas pode ser útil para muitas aplicações. É muito importante que o usuário determine a adequação da Fita 3M™ VHB™, do primer e do processo de aplicação e a conformidade com os Regulamentos locais de Qualidade do Ar.
SuperfícieProblemas SugestãoAlternativas
Aço ou
Alumínio
A superfície
deve
estar
limpa
Nenhuma sugestãoA abrasão pode limpar a superfície ou usar 3M Promotor de Adesão 111, 3M Tape Primer 94 ou 3M™ VHB™ Tape Universal Primer UV
Cobre,
Latão,
Bronze
Oxidação
após
colagem
Laca ou verniz(a)Revestimentos de qualidade arquitetônica
Concreto,
Tijolo
Superfície não
unificada ou áspera,
umidade
Spray para Borracha e Vinil 3M™ 80Selante de concreto, tinta
Vidro, Pedra, Azulejo CerâmicoAlta umidade,
umidade
3M™ Silane Glass Treatment AP 115 ou
agente de acoplamento de silano semelhante
em mistura IPA/água(a)
3M Fita Primer 94
Madeira
(painéis de
partículas macias e
duras, etc.)
Camada de fibra
fraca na superfície
(por exemplo, baixa
resistência superficial)
Spray de Borracha e Vinil 3M 80, Adesivo de Contato 3M™ Fastbond™ 30Tinta de uretano, verniz
Plásticos: Poliolefina
Não-olefina
Baixa adesão
Aditivos, baixa adesão
3M™ Tape Primer 94 ou 3M VHB Tape Universal Primer UV (pode ser necessária preparação
adicional da superfície)
3M Tape Primer 94 ou 3M VHB Tape Universal Primer UV, 3M™ Scotch-Grip Plástico Adesivo 2262
Tratamento de chama, tratamento Corona
Abrade ou família de fitas 3M™ VHB™ 5952
Poliuretano (Moldado ou Borracha)Liberação de molde, baixa adesão3M Tape Primer 94, 3M VHB Tape Universal Primer UV (pode ser necessária preparação adicional da superfície), 3M™ Adhesion Promoter 111, 3M™ Adhesion Promter N-200J, 3M™ Scotch-Grip Plastic Adhesive 1099Abrasão seguida de preparação
Borracha: Neoprene, Santoprene
EPDM
Migrando óleos
Baixa adesão
3M Tape Primer 94, 3M VHB Tape Universal Primer UV (pode ser necessária preparação adicional da superfície) ou 3M™ Scotch-Grip Plastic Adhesive 1099
3M Tape Primer 94 ou 3M VHB Tape U Primer Universal UV
Fitas Ativadas por Calor 3M™
Fitas Ativadas por Calor 3M
PinturasBaixa adesãoPromotor de Adesão 3M 111Abrade ou 3M VHB Tape 4932/4952/5925/5952/5962, ou 3M Tape Primer 94, 3M VHB Tape Universal Primer UV, 3M™ Scotch-Grip Plastic Adhesive 2262, ou 3M™ Adhesion Promter N-200J
Alumínio
Revestido
com Bobina
Baixa adesãoPromotor de Adesão 3M 111Abrade ou 3M VHB Tape 4932/4952/5925/5952/5962, ou 3M Tape Primer 94, 3M VHB Tape Universal Primer UV, 3M™ Scotch-Grip Plastic Adhesive 2262, ou 3M™ Adhesion Promter N-200J
PVC flexível (vinil)Migração de
plastificante
Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Grip™ 2262(b), Spray de Borracha e Vinil 3M 80Fitas 3M™ VHB™ 4945 e 4941 (teste para migração)

Observação: Esses primers contêm mais de 250 g/l de compostos orgânicos voláteis (COV). Entre em contato com os regulamentos locais de qualidade do ar para ter certeza de que esses primers estão em conformidade.

(a) O Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Weld™ 2262 contém 196 g/l de COV.

(b) Ver informações do fornecedor.

  • 3M™ Primer 94, 3M™ Promotor de Adesão 111 e 3M™ Tratamento de Silano para Vidro AP 115 estão disponíveis através de distribuidores que comercializam Fitas 3M™ VHB™.
  • O Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Weld™ 2262 deve ser diluído em acetona ou MEK* na proporção de 1:5 ou 1:10 (por exemplo, 1 parte de adesivo plástico Scotch-Weld™ 2262 para 5 partes de acetona ou MEK). O produto está disponível pré-misturado em acetona ou MEK em: PRC DeSoto em (317) 290-1600.
  • Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Weld™ 2262T, diluído em solução MEK 10:1 ou Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Grip™ 2262TA, diluído em solução de acetona 10:1.* Quando diluído em acetona nesta proporção, este material contém 196 g/l de VOC.*
  • O Adesivo para Plástico 3M™ Scotch-Weld™ 1099 diluído deve ser diluído em acetona* na proporção de 1:3 (por exemplo, 1 parte de adesivo plástico Scotch-Weld™ 1099 para 3 partes de acetona). Este material diluído contém zero VOCs quando diluído nessas proporções.
  • O Promotor de Adesão 3M™ N-200J está disponível na PRC DeSoto em (317) 290-1600.
  • O agente de acoplamento de silano também está disponível pré-misturado em uma solução 91:9 IPA/água ou como concentrado. Um peso de 0,5 % nível de silano*promotor de adesão diluído em 91:9 IPA/água solução de limpeza foi considerada suficiente.
  • *Nota: Certifique-se de ler e seguir as precauções e instruções do fabricante do silano e do solvente para uso para manuseio adequado e informações de armazenamento.