O que vem à sua cabeça quando escuta o termo “placa de identificação”? Talvez a sua definição seja algo como as definições que constam nos dicionários:
Placa de identificação:
1- “uma placa de metal ou plástico afixada em uma porta, parede ou mesa e que mostra o nome da pessoa, grupo ou empresa”
2- “uma plaqueta acoplada a algo para mostrar quem o possui, quem o fez ou quem vive ou trabalha ali “
3- ” objeto com formato de tabuleta, geralmente de metal ou de plástico, com inscrição comemorativa ou indicativa “
De fato, essas definições estão corretas, mas quando falamos em identidade de marca, vemos que ela deixa a desejar.
Afinal, quando pensamos em uma identidade de marca não estamos criando apenas uma forma de reconhecer algo ou alguém ou definir quem faz o quê. O objetivo é bem mais amplo do que esse, apesar de também cumprir a função de identificar alguém ou um produto.
Placa de identificação para construção de marca
Investigando mais a fundo, chegamos em outra definição que chega mais perto daquilo que acreditamos ser o correto. Placa de identificação seria algo com um nome. E por que uma definição tão simples seria mais completa? Exatamente por ser simples ela abrange mais significados.
Desta forma, uma placa de identificação seria definida como um objeto, no caso uma placa, com a inscrição de um nome (no caso, o nome do fabricante do produto).
Apesar de parecer um pouco confuso, esse debate sobre questões de identificação é muito importante porque tem tudo a ver com a construção da imagem de um negócio, produto ou indivíduo. E sabemos que imagem é tudo para uma marca, em todos os aspectos.
Placa de identificação, rótulo, decalque, tag, distintivo, adesivo, crachá: o que todos esses termos têm em comum?
Apesar dos nomes diferentes, todos esses termos possuem algo em comum: qualquer um deles pode ser usado quando o proprietário do produto está querendo identificar algo. Entretanto, a escolha de um ou outro produto depende de alguns fatores.
O próprio formato de todos esses objetos de identificação servem para pautar a escolha e a necessidade de usar um ou outro item na padronização e identificação da marca.
Placas de identificação de alumínio e etiquetas de plástico transmitem aquilo que você deseja divulgar
Não importa a forma como você chama a placa de identificação. Na verdade, os termos usados para essa definição, como já vimos, são bastante variados, apesar de terem a mesma finalidade. O que deve chamar a sua atenção, na verdade, é o motivo da escolha de um produto em detrimento do outro.
São peças de identificação? Sim, mas já vimos também que valem muito mais do que isso. Essas placas podem contribuir de forma negativa ou positiva para a imagem que a sua marca vai repassar para o mercado e para o seu público consumidor.
É enganoso pensar que aquele que consome o seu produto não nota como sua empresa mostra a sua marca nos seus produtos. As placas de alumínio, por exemplo, elevam de forma considerável o valor de uma compra respaldando, inclusive, o preço de custo e revenda da peça, além do valor construído na mente do consumidor.
O mesmo acontece com as etiquetas de metal adesivo, que também são consideradas itens de maior qualidade. Ou seja, ela aumenta bastante o valor do produto e da marca, mostrando o compromisso da empresa em ofertar o melhor para o seu público.
E, claro, são identificações que reforçam o posicionamento da marca, a forma como ela deseja se firmar na mente do consumidor e no mercado. Portanto, são peças que devem ser muito bem pensadas, com análise prévia e detalhada do produto que receberá aquela placa e de toda a construção de marca pensada para aquele negócio. Portanto, quer uma placa de identificação de qualidade, que realce o seu produto e mostre o quanto ele foi feito com carinho para o cliente? Então invista na Linha Custom, invista na SinalBras!