A maioria dos produtos à venda não ficam fora da caixa na prateleira, mas são colocados em embalagens feitas de uma variedade materiais. Há produtos em embalagens de papelão, de plástico, de vidro, de metal e também de tecido. Uma boa embalagem tem duas funções, uma é proteger o produto e outra é destacar o produto. Cada embalagem fornece um tipo diferente de proteção, portanto, o tipo de embalagem deve ser compatível com o tipo de produto. Deste modo, é preciso tomar cuidado para escolher os materiais de embalagens adequados para seu produto.
Como escolher o material da embalagem mais adequado para cada produto
Se você fechar os olhos e tentar lembrar e contar os tipos de embalagem com os quais está familiarizado, provavelmente desistirá depois de alguns minutos. Os materiais utilizados para embalagens são muitos e variados, feitos de diferentes materiais onde cada um tem suas vantagens e desvantagens. Para adaptar a embalagem adequada a cada produto, é necessário considerar diversos fatores.
Materiais de embalagens por tipo de produto a ser embalado
O tipo de produto a ser embalado e suas características muitas vezes determinam o material a partir do qual a embalagem será feita. Produtos úmidos ou líquidos requerem embalagens completamente herméticas, portanto, a maioria desses produtos é acondicionada em embalagens feitas de material plástico ou vidro e, muitas vezes, também em embalagens a vácuo. Outros produtos, como lenços umedecidos, também representam um desafio para os envolvidos na produção de embalagens para encontrar o tipo de embalagem mais adequado que mantenha o frescor do produto e sua umidade.
Funcionalidade
A funcionalidade é uma das características que afeta o tipo de embalagem dependendo do público-alvo. Nas embalagens de salgadinhos, por exemplo, deve-se ter cuidado com a possibilidade de abertura fácil, pois o produto é destinado a crianças e diferentemente de produtos destinados a adultos, requer abertura fácil.
A funcionalidade também afeta a forma da embalagem. Os bens de consumo, por exemplo, são armazenados em prateleiras, de modo que precisam ser embalados em embalagens relativamente leves e finas para economizar espaço valioso nas prateleiras. A maioria dos produtos de prateleira são embalados em embalagens quadradas ou retangulares com uma superfície plana para que possam ser armazenados de forma estável e densa, lado a lado.
Materiais de embalagens e as Propriedades do produto
As propriedades do produto afetam o material do qual a embalagem será feita. Quando o produto requer isolamento ou resfriamento, a embalagem deve ser feita de materiais adequados para resfriamento e com altas propriedades isolantes. Quando o produto for destinado a ser aberto várias vezes, ele será feito de materiais diferentes de um produto destinado a ser aberto uma única vez.
A tendência verde que se espalha rapidamente em todo o mundo também está afetando os materiais das embalagens. Muitos preferem materiais de embalagens que se enquadram nas categorias de embalagens verdes, são feitos de consumíveis ou materiais recicláveis.