Você já parou para pensar o quanto a embalagem ou a etiqueta de produto podem contribuir para aumentar as suas vendas? Afinal, os elementos visuais colaboram muito para os resultados da empresa e devem ser pensados de forma estratégica.
Um estudo da Nielsen, especialista em pesquisa de mercado, revelou que 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, influenciadas pelos elementos visuais do produto — a etiqueta faz parte delas. Portanto, se você vê esse item como apenas mais um custo necessário, está perdendo vendas!
Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre a etiqueta de produto para ajudar você a escolher a sua! Neste texto nós abordaremos referências sobre as características de uma boa etiqueta e mostraremos como criar e escolher a melhor.
Confira!
O que diz a legislação
Antes de começarmos, é importante que você saiba como funciona a legislação em relação a esse assunto. Primeiramente, segundo Decreto nº 4.544/02 — Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI), em seu artigo 213, as informações obrigatórias são:
- a firma;
- o número de inscrição da organização no CNPJ;
- a situação do estabelecimento (local, rua e número);
- a expressão “Indústria Brasileira” e outros itens que forem considerados indispensáveis à perfeita categorização e ao controle dos produtos.
Além disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a apresentação de produtos deve conter dados corretos, precisos e em português sobre suas características — preço, quantidade, composição, validade, garantia, origem, riscos à saúde e à segurança — e outros dados relevantes para o setor e para o produto.
A finalidade da etiqueta
Normalmente, a etiqueta é usada para registrar informações sobre o produto. Alguns exemplos são:
- nome do produto;
- marca do fabricante;
- data de validade (alimentos e bebidas);
- tabela nutricional (alimentos e bebidas);
- processo e local de produção;
- composição;
- instruções de uso;
- restrições de uso.
Além de cumprir esse papel, esse item de identificação também pode ser usado como um importante canal de comunicação para a empresa, contribuindo para estratégias de fidelização, recompra e marketing boca a boca.
Tipos de etiquetas
Existe um número enorme de tipos de etiquetas de produto. Elas variam em material, tamanho e formatos. Abaixo listamos as principais delas para diferentes produtos:
Etiqueta de papel simples
O formato tradicional é uma simples etiqueta de papel, normalmente barata e considerada como a primeira opção para as marcas. Nela, você pode inserir código de barras, sua logomarca e as informações importantes do produto.
Etiquetas removíveis
Existem etiquetas feitas com materiais adesivos não permanentes, para aderir a diferentes superfícies. Essas são ideais para adesivar diretamente o produto e possibilitar que o cliente retire a identificação posteriormente, sem comprometer o item.
Além disso, existem materiais que são mais facilmente removíveis com água para facilitar o processo para o cliente. O uso desse tipo de etiqueta é comum em itens como louças, vidros, cartões de crédito, aparelhos eletrônicos, bebidas com garrafas retornáveis e em produtos que não vêm em caixas ou embalagens de proteção externa.
Resistentes à água ou a produtos químicos
Também existem etiquetas feitas com materiais especiais, resistentes à água e a produtos químicos. Essas são usadas para produtos que precisam de informações permanentes e ficam no item por um longo tempo — como as que contêm instruções e restrições de uso.
São usadas em produtos eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas industriais ou em produtos que precisem de informações permanentes. Exemplos comuns são as etiquetas de voltagem elétrica, funções de botões e códigos de rastreio e identificação de produto.
Resistentes a altas ou baixas temperaturas
Assim como as etiquetas resistentes à água, existem as opções resistentes a temperaturas altas ou baixas para produtos que precisem ficar nessas condições. Artigos que normalmente necessitam dessas etiquetas são alimentos congelados, motores de combustão e máquinas industriais.
Etiquetas para balanças ou rotuladoras industriais
Há, ainda, aquelas etiquetas que são impressas no momento da compra, como quando adquirimos produtos por peso — estas contêm apenas as informações do produto. Elas são específicas para os equipamentos de impressão e costumam ser bem simples.
Etiquetas de segurança
Se trabalha no varejo, você sabe que os processos de segurança demandam um grande investimento devido ao perigo relacionado à perda e ao roubo de produtos — as etiquetas também foram envolvidas nessa evolução.
Atualmente, existem opções como a “etiqueta casca de ovo”, que se quebra em pequenos pedaços em caso de violação, indicando alteração indevida no produto. Também existem soluções mais tecnológicas, como etiquetas “void”, que, se removidas, revelam um texto ou uma imagem, não podendo ser adulteradas.
O número de opções é enorme e as tecnologias voltadas para segurança em etiquetas são cada vez mais eficientes — o investimento é necessário quando a perda do produto significa grandes riscos para a empresa.
Etiqueta inteligente para controlar o estoque
As etiquetas do tipo RFID são a grande aposta do varejo para reduzir os custos relacionados ao controle de estoque. Esses selos usam radiofrequência para apontar em tempo real quando um produto sai do estoque, permitindo que o varejista tenha uma visibilidade melhor do processo de venda e tome melhores decisões de produção.
Aumento das vendas com etiqueta de produto
A maioria das empresas veem a etiqueta apenas como uma ferramenta informativa. Porém, para aumentar as vendas e aproveitar os benefícios como canal de marketing, ela deve ser incorporada por essa área.
O primeiro passo é abrir o canal, alinhando com o time de marketing como eles podem usar as etiquetas em suas ações. A escolha do conteúdo comercial pode ficar a cargo dessa equipe.
Além disso, é importante que a produção das etiquetas seja monitorada para garantir que o seu uso será feito de forma correta e alinhado às estratégias de marketing. Não adianta colocar uma mensagem de “Feliz Natal” nas etiquetas em janeiro, por exemplo, por causa de um atraso na produção das peças, certo?
Como escolher e criar a melhor etiqueta de produto
Entre tantas opções, você provavelmente está se perguntando como escolher entre elas, certo? Quer saber, então, como criar a etiqueta ideal para o seu produto? Em alguns casos, você precisará de diferentes etiquetas para diferentes funções.
Produtos eletrônicos, por exemplo, precisam de identificações resistentes e não removíveis, que contenham informações técnicas. Eles também podem levar outras etiquetas com preço, marca e mais informações na parte externa ou na embalagem.
Portanto, tanto para fazer sua escolha quanto para elaborar uma nova etiqueta é preciso considerar três fatores: o produto, a legislação e a estratégia de marketing da empresa. Saiba mais!
Analise o produto
Certos artigos precisam de etiquetas especiais. Logo, avalie a necessidade de materiais e condições necessárias para não deixar seus produtos sem informações importantes no momento da venda. Com esses dados, você pode definir melhor que tipo de material precisa para as suas etiquetas.
Defina uma identidade visual da etiqueta de produto
O visual da etiqueta é fundamental para que haja uma identificação do cliente com sua marca e uma diferenciação de seu produto com relação aos concorrentes. O conjunto formado pelas cores, pelo logotipo, pela linguagem, pelas gravuras e pelas formas será responsável pela imagem que o seu produto transmitirá ao consumidor.
Avalie os tipos de materiais que serão utilizados
A escolha do material também é um fator muito importante na hora de escolher ou criar a sua etiqueta. Pense em como o produto será transportado, armazenado e consumido. Dessa maneira ficará mais fácil selecionar os materiais corretos — um item congelado não pode conter um simples rótulo de papel, por exemplo.
Considere o formato do produto
Uma coisa é uma imagem estática, na tela de um computador ou em um material impresso. Outra coisa é a mesma imagem acoplada a uma embalagem tridimensional cujo formato pode não ser nivelado. Atualmente, os produtos têm diferentes formatos e, para fazer sua etiqueta, é preciso considerar esse fator.
Imagine que você elaborou um rótulo, mas, na hora de aplicá-lo no produto, o mesmo tinha um formato cilíndrico, que fez com que informações importantes de diferenciação ficassem escondidas. De nada adianta o trabalho de fazer uma etiqueta de qualidade se, ao colocá-la no produto, ela não é eficiente.
Verifique as informações
Algumas informações são essenciais para chamar atenção e até para fidelizar os clientes. Assim, utilize as etiquetas para evidenciar as principais características de seu produto, de maneira a dar destaque a ele. Para isso, identifique e selecione os principais fatores decisivos na hora da compra.
Se o produto ficar exposto em prateleiras ao lado de itens similares da concorrência, é interessante destacar dados diferentes dos demais. Aproveite para colocar informações relevantes aos seus clientes, que gerem uma experiência diferenciada — dicas práticas de como usar o produto e selos promocionais, por exemplo.
Estude a disposição dos elementos na etiqueta de produto
A boa disposição dos elementos cria um design mais harmônico — melhorando a imagem do produto — e proporciona clareza na hora de transmitir as informações. Busque posicionar bem logotipos, imagens e letras e tente fazer um uso inteligente do espaço disponível de maneira a não amontoar informações.
Não se esqueça da legislação
Praticamente todas as indústrias têm algum tipo de legislação para o bom uso da etiqueta de produto. Em alguns casos, como da indústria farmacêutica, há exigências de informações de produção e componentes que devem estar explícitos.
Antes de escolher a identificação do produto, certifique-se de que todas as exigências relacionadas à sua indústria ou ao seu ramo de atuação foram cumpridas.
Alinhe tudo com o marketing
Gerencie o uso das etiquetas considerando a sua estratégia de marketing, para que, em ocasiões especiais, você possa usar peças personalizadas como um canal de comunicação e gerar valor para a marca.
Personalize mensagens especiais em aniversários da empresa e datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Ano Novo, mandando uma mensagem de afeto ao consumidor. Use esse espaço também para criar incentivos de venda e recompra. Um exemplo é o oferecimento de descontos exclusivos na próxima compra ao apresentar a etiqueta.
Existem várias opções de etiquetas e estratégias de marketing que fazem uso desse canal. Basta escolher o que faz mais sentido para a sua marca e para as metas da sua empresa!
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