Como são fabricados os Emblemas Alto Relevo

emblemas alto relevo

Quantas vezes você já olhou para um emblema alto-relevo e se perguntou como aquele produto havia sido feito? Quem não conhece os processos de fabricação de um emblema alto-relevo acredita que a fabricação de uma peça assim é muito difícil. Entretanto, seja em metal ou em plástico, a criação desse produto é bem mais fácil do que muitos imaginam. Veja a seguir alguns processos utilizados:

Eletrodeposição de metal

Nesse processo, as peças são revestidas por um metal, mais nobre e mais resistente à oxidação. É muito utilizado para fabricação de logos, desenhos e emblemas adesivos finos e pequenos.

Podemos citar como exemplos os logos que vêm dentro de relógios de pulso, nos monitores, na tampa do notebook e demais aparelhos eletrônicos. Geralmente são peças que ficam mais expostas à umidade, ao ar e também ao contato humano, o que pode reduzir a sua durabilidade. Daí a importância de torná-las mais resistentes.

Existem outros processos para fabricação de emblemas alto-relevo que são mais usados para confecção de logos maiores como aqueles usados em veículos como motos, carros, caminhões, entre outros . São eles:

Injeção

Processo em que o metal ou o plástico é fundido e forçado a entrar e preencher uma superfície pré-moldada de acordo com o formato desejado.

Estamparia

Basicamente, este processo consiste em aplicar uma forte pressão mecânica sobre um material plano, como chapa de inox, alumínio, latão etc., utilizando um molde fabricado no formato em que se deseja ter o produto final.

Material de fabricação e molde utilizado

A maioria dos emblemas em alto-relevo são fabricados em plástico cromado ou com personalização, geralmente com a adição de cores, dependendo da marca. Nesse caso, um molde de aço, de alto custo, é fabricado, para então ser possível a injeção da peça.

Há também a possibilidade de fazer emblemas alto-relevo de metal, que são feitos em molde de borracha. Este tem um menor custo, possibilitando menos tiragens.

A Quantidade a ser produzida determina a viabilidade do projeto

Dependendo da quantidade de peças a serem produzidas, fazer um emblema alto-relevo pode tornar o custo de produção inviável. Ou seja, a quantidade a ser produzida determina muitas vezes o processo de produção e viabilidade do mesmo. Por exemplo, se o projeto é para 100, 200, 500 unidades, melhor usar um molde de borracha, que pode custar até 10 vezes menos que um molde de aço. Agora, se a tiragem é de 1000, 5000 ou 10000 unidades, o mais indicado seria um molde de aço, que além de melhorar a qualidade da peça, pode ser ainda usado para outras tiragens.

Outro fator que é determinante na produção é o material do emblema a ser produzido. Podem ser fabricados emblemas e etiquetas alto-relevo em praticamente qualquer material de metal ou de plástico. Este fator contribui muito para a inovação e criação de itens de identificação nestes diversos materiais existentes.

Onde usar emblema alto-relevo

Ao solicitar a confecção de um emblema alto-relevo, o cliente deve analisar o local onde a peça será fixada. Muitas vezes, o cliente deseja valorizar a marca, gerar impacto na visibilidade do logo e, por isso, sugere a criação de uma peça maior, mais cara e que chama a atenção, o que faz todo sentido.

Quase sempre o emblema é fixado em um produto que custa milhares de reais ou que gera um retorno financeiro muito grande para a empresa. Nesse caso, o investimento vale a pena.

Contudo, não é compreensível investir em um emblema com alto custo que será utilizado em um produto que vale muito pouco e que não agrega muito valor para a marca. Nesse caso, é bem melhor investir em uma peça mais simples, mais acessível que cumpre perfeitamente o seu papel.

Como vimos, a criação de um emblema alto-relevo não é tão complicado como muitos pensam. Existem vários processos, de menor e maior complexidade, além de outros fatores que influenciam na fabricação dessas peças como material utilizado, moldes e quantidade a ser produzida.

Gostou? Faça um orçamento sem compromisso.






Solicite maiores informações: