Branding é um termo que vem sendo muito falado nos últimos tempos. Contudo, nem todas as pessoas saberiam dizer corretamente do que se trata. Branding é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e se você não tem ideia do que seja ou de como aplicá-lo na sua empresa, certamente está deixando de evoluir e crescer no mercado.
O que é branding?
Você pode dizer que branding tem a ver com identidade visual. E é verdade, mas isso não é tudo. Branding pode ser definido como gestão de marca e vai muito além do que definir uma paleta de cores ou criar um logotipo.
Então, podemos dar a esse termo uma definição mais ampla. Branding é um conjunto de estratégias de gestão de marca que tem o objetivo de criar e fortalecer o posicionamento de uma empresa no mercado, ganhando a confiança e a fidelização dos seus clientes, além do reconhecimento do seu produto ou serviço por meio de todas as suas formas de comunicação.
Por fim, branding não é algo estático e nem pré-definido. É um trabalho diário e constante e que exige bastante compromisso da empresa em equilibrar essas estratégias, focando no bem-estar do cliente e, ao mesmo tempo, garantir um bom retorno financeiro.
Principais estratégias de branding e como aplicá-las
Faça com que os consumidores se identifiquem com a personalidade da sua marca
Ou seja, conheça o seu público-alvo, suas necessidades e aspirações e fale a linguagem deles. As pessoas gostam e precisam se identificar com aquilo que consomem.
Seja compromissado com o que acontece ao seu redor
Mostre que você se preocupa com questões importantes, além da sua própria marca e seu produto. Esteja atento ao que acontece lá fora, dê a sua colaboração, se sensibilize. Ficar em cima do muro nem sempre é uma boa estratégia.
Seja autêntico em suas estratégias de branding
Fundamental para o fortalecimento de uma marca é a construção da sua própria imagem. Fuja dos clichês e daquilo que deu certo pra todo mundo. Pode não dar certo para você. Foque na sua história, no seu diferencial e invista nele para se destacar. Fuja do efeito manada.
Busque a conexão emocional com o seu público e não apenas a relação comercial
Branding é sobre relacionamento, muito mais do que sobre compra e venda. Construa uma relação de confiança com o seu público, acolha as necessidades dele e não o veja apenas como um consumidor do seu produto.
A ideia é criar e fortalecer laços, ganhar autoridade naquilo que oferece e gerar confiança no consumidor e isso só é possível enxergando o seu público como pessoas e não como clientes, apenas.
Conceda tempo e atenção ao seu público
Quando você dá atenção para o seu público, tira as dúvidas dele, interage, tenta solucionar conflitos de maneira amigável e realmente comprometida, você consegue construir uma relação de confiança. Você faz com que ele defenda a marca e fale bem dela, você constrói uma comunidade e isso é fundamental para o seu negócio.
Foque suas estratégias de branding em todos os pontos de contato com o consumidor
Como dissemos, branding não é sobre venda, mas sobre relacionamento e confiança e essas características devem estar presentes em todas as formas que você utiliza para se conectar com o seu cliente. Mantenha um padrão de relacionamento em todas áreas.
Isso quer dizer que seus anúncios, suas postagens nas redes sociais, a caracterização e o atendimento nos seus canais de venda, a forma como a sua equipe se comunica entre si e com o seu cliente precisa seguir os parâmetros elaborados para a sua gestão de marca.
E isso inclui tanto a sua identidade visual, quanto os valores que representam a imagem do seu negócio.Agora que você entende melhor sobre o que é branding e qual a sua importância, entre em contato conosco e veja como podemos contribuir de várias maneiras com o sucesso da sua marca!