Imagem da marca: como emblemas podem criar uma tradicional

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São muitos os fatores que uma empresa deve considerar para crescer e se destacar no mercado, e a imagem da marca é certamente um deles. Em meio a tanta concorrência e estratégias de marketing buscando uma fatia de mercado, é essencial posicionar-se de uma forma eficaz para trazer os resultados almejados.

Uma imagem da marca que pareça amadora ou com elementos contraditórios e mal elaborados podem espantar os consumidores, mesmo que a qualidade do seu produto ou serviço esteja acima dos demais.

Ao terminar de ler esse post, você entenderá por que esse aspecto é tão importante para o crescimento do seu negócio e aprenderá como efetivar um emblema poderoso para sua marca. Confira!

O que é um emblema?

Um emblema é um elemento central da identidade visual de sua empresa, que servirá como fator de destaque para seus stakeholders (clientes, colaboradores, parceiros, etc).

Por meio da organização e estilização de cores, formas e fontes, você cria uma imagem, símbolo ou objeto pelo qual será lembrado. Mais do que simplesmente fazer algo único e diferente, é necessário amarrar essa criação a um conceito maior que transmita os reais valores da sua empresa.

Bons logotipos carregam consigo traços da cultura organizacional de um negócio e das ideais que querem transmitir ao mercado. Por meio da escolha de certos formatos característicos, é possível transmitir uma imagem do que a sua empresa quer afirmar mediante a imagem da marca.

De que forma o logo pode beneficiar sua empresa?

Conforme explicamos acima, ao entender o que é um emblema, ficará mais fácil você desenvolver um logo com a cara da sua empresa e que seja capaz de despertar a atenção dos consumidores e mantê-los por perto.

Já é fato consumado nos estudos de marketing que as pessoas não compram apenas um produto, mas, sim, uma marca e todo o status que ela traz junto consigo. Criar uma identidade visual que seja capaz de conquistar a empatia do cliente, fazendo dele um evangelizador de seus produtos e serviços, deve ser seu objetivo final na criação de um emblema significativo.

Com isso, alguns benefícios evidentes se fazem presentes em seu negócio, como:

Confiança

Uma marca única, original e que seja capaz de transmitir instantaneamente os valores da sua empresa faz com que ela se diferencie das demais e atraia a atenção e a confiabilidade dos consumidores.

Reconhecimento

Ainda que você deva atualizar sua marca de tempos em tempos, é importante definir sua identidade central para que seja sempre facilmente reconhecido e lembrado por seu público (pense no logo do Windows e as mudanças ao longo do tempo, por exemplo).

Lucratividade

Ao conquistar a empatia e confiança da clientela por meio de um emblema forte e eficiente, você impactará positivamente a lucratividade da sua empresa.

Compartilhamento

Em tempos digitais, um logo é facilmente visto e compartilhado — não subestime isso e beneficie-se criando um emblema da maneira correta.

Uso em diversos meios

Um mesmo logo, se criado corretamente, pode ser usado nos mais diversos meios, sejam impressos, televisivos ou digitais.

Como pode ver, o emblema pode ter grande impacto em seus negócios. Continue lendo e aprenda como tirar o maior proveito disso.

Qual a importância de uma identidade visual forte?

Uma identidade visual forte afeta diretamente o seu valor de mercado. Quando falamos em valor de mercado, vamos lembrar que isso não tem a ver exatamente com os bens físicos que a sua empresa possui, mas, sim, em quanto sua marca valoriza a sua produção.

Imaginemos uma situação hipotética onde alguém ou um grupo de sócios fossem comprar uma empresa gigantesca, como a Nike. Além do alto custo da transação, por conta de todos os bens físicos que a empresa possui (edifícios, automóveis, centros de produção, etc.), um fator que pesaria bastante seria o quanto ela vale enquanto marca. Essa é uma questão difícil de definir, pois não pode ser medida como um bem físico — todavia, sabemos que envolveria uma quantia significativa de dinheiro.

Por isso, reiterando o que dissemos brevemente no tópico 2, as pessoas consomem mais que um produto ao realizar uma compra. É prática comum de grandes marcas cobrarem mais caro por produtos similares aos da concorrência e, ainda assim, terem grande aceitação entre o público consumidor. Isso é uma questão prática que demonstra como o desenvolvimento de um bom emblema impacta positivamente na lucratividade da empresa.

Como criar um logo único e poderoso?

Existem alguns preceitos básicos de design que podemos brevemente discutir aqui e que darão uma ideia de como as grandes marcas trabalham seus valores e sua singularidade junto aos clientes, por meio de seus emblemas.

Pensemos em um dos casos mais clássicos e discutidos na relação entre marketing e design: o logo do McDonalds. Comecemos pelo fator de que é uma rede de fast-food, ou seja, quer oferecer comida de rápida entrega para ser consumida de forma igualmente rápida.

As cores amarela e vermelha, que são associadas ao apetite e à urgência, têm grande destaque no logo. A forma arredondada da letra M traz a ideia de comodidade, bons serviços e aconchego, atraindo o cliente para, literalmente, matar logo a fome. Além disso, é bastante funcional por ser simples e direta em relação à mensagem que quer passar à clientela.

Ao desenvolver o seu emblema, você também deve pensar com essa mesma mentalidade, buscando algo simples, direto, bonito e que seja de fácil assimilação por quem passar por seu negócio.

Na era digital, o apelo visual está maior que nunca, e um logo muito complexo, por mais bonito que seja, pode perder para outro mais simples e direto. Os quesitos memorização e instantaneidade devem ser um dos guias nestes tempos rápidos em que vivemos.

Não estamos dizendo para você desenvolver algo simplório e desinteressante — muito pelo contrário, estamos sugerindo que se inspire nos maiores cases de sucesso que souberam unir criatividade e funcionalidade. Pense em quão simples e pontual são os logos de marcas esportivas, como a já citada Nike ou as famosas três listras da Adidas.

Se você gostou de aprender a importância da imagem da marca e como pode criar um logo diferenciado para seu negócio, entre em contato conosco. Somos especializados na produção de emblemas personalizados para todos os tipos de indústria!





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