Sempre que desejamos renovar o nosso produto como uma forma de contribuir para o crescimento do negócio, pode parecer tentador focar somente nas características dos artigos à venda. Ainda que um cuidado com as especificações do produto seja fundamental, também é essencial ter em vista o comportamento do consumidor.
Por esse motivo vamos falar, neste post, sobre alguns dos principais fatores que os clientes avaliam antes de adquirir um produto, como o valor, o design e a opinião de outros consumidores. Acompanhe!
Preço
O preço é o valor percebido pelos seus clientes em relação ao seu produto. Além de levar em conta o custo de produção e a quantia praticada por concorrentes, uma empresa precisa considerar a real utilidade de um produto e sua capacidade de melhorar a vida dos consumidores, pois atualmente, as pessoas consideram muito mais o custo-benefício dos itens que adquirem do que meramente o preço.
O preço, inclusive, pode influenciar a percepção sobre a qualidade do produto. Algo muito barato pode passar a ideia de que foi produzido com materiais inferiores, por exemplo.
Identidade visual da marca
A identidade visual é como os consumidores vão identificar a sua marca. Também é um fator que eles analisam antes da compra, já que transmite os valores e as intenções da empresa com seus produtos.
Vale lembrar que, ao obter um produto, o cliente se apropria dos valores da marca, em alguns casos por razões irracionais, como a busca de prestígio frente as pessoas do seu círculo social.
Design das embalagens
A embalagem é, muitas vezes, o primeiro contato do cliente com o produto. Por esse motivo, é muito importante que ela transmita uma boa impressão e represente a mercadoria da melhor maneira possível.
Sendo assim, escolha o tamanho, o formato e as cores da embalagem não só de acordo com as características do artigo que está dentro dela, mas também segundo o posicionamento da sua marca.
Avaliação de outros consumidores
Quando queremos comprar um novo produto, é normal perguntar a pessoas próximas que já o adquiriram se elas recomendam o artigo e quais são os prós e os contras.
Esse hábito foi potencializado com a popularização da internet, o crescimento dos e-commerces e a funcionalidade de avaliação de produtos, o que permitiu aos consumidores deixar suas opiniões, dando oportunidade a outros compradores de se informarem melhor antes de efetivarem a compra.
Com base em todos esses aspectos, podemos concluir que o poder de decisão de compra do cliente vai muito além dos detalhes do produto, estando muito mais relacionado à capacidade da empresa de gerar valor para os consumidores e de entregar algo que realmente supra uma necessidade ou solucione um problema.
Portanto, se você deseja que o seu produto seja um sucesso, dedique-se a conhecer o comportamento do seu público-alvo e oriente sua estratégia de forma a satisfazer essas pessoas.
Gostou de saber mais sobre os fatores que explicam o comportamento do consumidor durante sua decisão de compra? Então leia o nosso artigo sobre como uma boa marca pode te ajudar a vender mais e continue bem informado!