Você pode pensar que não tem uma imagem empresarial por não ter uma marca estabelecida, mas, na verdade, você já possui um tipo de imagem, mesmo que não tenha consciência disso ou não tenha parado para pensar muito a respeito.
Imagem é a percepção, o conceito ou o caráter que se forma sobre algo ou alguém.
Quando clientes em potencial o conhecem pela primeira vez, eles pensam e sentem algo a seu respeito. Eles criam, às vezes até inconscientemente, uma imagem de você e da sua empresa.
Eles podem pensar: “Que loja legal“, “Que pessoa engraçada“, “Eles são tão pacientes com o atendimento ao cliente”, “Eu adoraria trabalhar em um lugar como este”, “A clínica tem um ambiente agradável e descontraído“, “Os produtos dela são lindamente projetados e realmente fazem você querer comprar” e muito mais.
Mas por outro lado, eles também podem pensar: “Que vendedoras antipáticas!”, “É tão sujo lá que não consegui me concentrar em mais nada!”, “Que lugar deprimente!”, “Ele não ouviu uma palavra do que eu disse, só tentou me empurrar produtos o tempo todo!”, “Nunca mais comprarei lá!”
Como resultado, a imagem é o que alguém que te encontra pela primeira vez pensa de você. Como você se apresenta por fora? Como as pessoas te tratam com base no que sabem sobre você?
Embora você obviamente não tenha controle total sobre algo externo a você, como as opiniões de clientes em potencial, as coisas que você faz (ou não faz) ainda podem afetar muito a forma como você é percebido.
Assim, quando você toma medidas para influenciar sua imagem e a maneira como você e sua empresa são apresentados ao mundo exterior, isso é essencialmente “marca pessoal” ou “branding pessoal”.
O que Inclui o Branding Pessoal?
- A natureza e a qualidade do conteúdo que você compartilha em todos os lugares – seja no seu site ou nas redes sociais.
- As coisas que são escritas sobre você – recomendações, opiniões, críticas, avaliações profissionais, etc.
- Como você se apresenta – a sua aparência visual e a da sua empresa. Por exemplo:
- Você tem um logotipo que está presente em tudo?
- Você tem uma linguagem gráfica e uma linha de design uniformes que se repetem continuamente em todas as suas publicações (cores, fontes e elementos gráficos)?
- Você parece uma empresa coesa e profissional ou, para quem olha de fora, parece que representa várias empresas diferentes?
- Você pode ser identificado com facilidade e rapidez?
- Existe uma sintonia entre a maneira como você se vê e a percepção que os outros têm de você?
- Como você faz negócios – qual é a sua “promessa de negócio”? Você cumpre essa promessa e o que promete aos outros? Você tem uma proposta de vendas clara e compreensível sobre o que exatamente está oferecendo? Para quem? Quanto? Quando? Como? Você é confiável?
- Como você se comunica – com potenciais clientes, fornecedores, funcionários e qualquer pessoa que entre em contato com você e sua empresa?
- Quais são os valores que norteiam suas atividades?
- Suas mensagens são focadas e compreensíveis para quem as ouve?
- Sua comunicação com os outros é fluida ou apresenta muitas “falhas”, mal-entendidos e conflitos?
- Como você fala diante de uma plateia?
- Você sabe como criar e manter relacionamentos ao longo do tempo?
Logo, sua imagem e a do seu negócio são compostas por muitos componentes que trabalham juntos e se complementam em todos os aspectos.
Não se trata apenas desta ou daquela publicação que você faz no Facebook, mas de um sistema de branding completo (ecossistema) construído sobre os fundamentos da marca estratégica e visual, incorporando habilidades de conduta empresarial, comunicação interpessoal e muito mais.
É Hora de Refletir
É hora de parar por um momento e se perguntar:
- Qual é a identidade de marca (identidade empresarial) que escolhi adotar para mim?
- Qual é a imagem real que eu e minha empresa temos?
- Se há uma lacuna entre a identidade que defini (“o que quero que as pessoas pensem de mim”) e o que as pessoas realmente pensam, qual é a razão para isso?
- Por exemplo, devo melhorar a minha aparência visual e/ou a da empresa e, assim, melhorar a imagem de como eu e a empresa somos percebidos?
- Ou talvez o problema seja que a proposta de vendas não é completamente clara e as pessoas simplesmente não a entendem?
- Minhas mensagens são focadas o suficiente? E estão sendo transmitidas com sucesso?
- Como me comporto pessoal e profissionalmente? Posso ser confiável? Tenho tendência a cumprir (ou não) promessas feitas aos outros?
- Como estão minhas habilidades de comunicação?
E se você precisar de ajuda para aprimorar a identidade da sua marca no produto, conte com a Sinalbras.