4 maneiras infalíveis de aumentar as vendas no PDV

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Quem possui uma empresa sabe a influência que o ponto de venda tem na hora de aumentar as vendas de um negócio. Afinal, muitos clientes decidem o que levar ou adicionam itens em suas compras no próprio PDV.

Por isso, nesse texto, separamos 4 maneiras poderosas que vão ajudar você a aumentar as vendas no ponto de venda.

1. Invista em merchandising e cross-merchandising

O merchandising representa a forma que é vendido determinado produto, ou seja, como ele é vendido. Algumas maneiras de melhorar o merchandising no PDV são:

  • utilizar apenas produtos de boa aparência: nada de embalagens sujas ou danificadas, por exemplo.

  • apostar em uma boa iluminação: a luz destaca e chama a atenção.

  • treinar os vendedores e atendentes: a equipe precisa saber orientar e auxiliar o cliente.

Já o cross-merchandising, é uma estratégia que busca, por meio da técnica de associação, despertar interesse no consumidor que está comprando outro produto. Um exemplo clássico desse método é o queijo ralado que, usualmente, é colocado próximo ao macarrão para que a pessoa aumente o ticket de sua compra.

2. Utilize os “hot points” para aumentar as vendas

Os “hot points”, em português, “pontos mais quentes”, são os locais estratégicos de uma loja. Normalmente, ficam localizados próximos aos caixas ou perto das entradas.

Esses locais são conhecidos por gerar compras por impulso, uma vez que os produtos estão em destaque e com fácil acesso ao cliente.

A localização dos produtos é um dos atributos que mais influencia nas vendas. Mas, para definir como distribuir os diversos tipos de artigos em uma loja, é preciso conhecer o consumidor que frequenta aquele ambiente.

3. Desenvolva um layout organizado e personalizado para seu público-alvo

Sabendo que a localização dos produtos é fator fundamental no aumento das vendas, conhecer seu público é mandatório para o desenvolvimento de um layout eficiente. Características, como idade, classe social, comportamento de consumo, são muito importantes para a personalização da loja.

Um mercado em frente a um colégio, por exemplo, onde muitos estudantes passam durante o dia, pode apostar em colocar comidas prontas e lanches em destaque.

4. Elabore uma boa comunicação no PDV

A comunicação é a forma de mostrar ao cliente as promoções vigentes, novidades que chegaram e, até mesmo, ajudá-lo a encontrar um produto ou oferta interessante para ele.

Pode ser feito através de displays, cartazes, etiquetas atrativas, embalagens diferentes e tudo que possa chamar atenção para o produto. Vale dizer que a fonte utilizada deve ser de fácil entendimento, tamanho grande (quando possível) e com cor que se destaque do plano de fundo.

Aposte em expressões que incitem alguma ação ou sentimento no consumidor, por exemplo, “Compre agora”, “Leve 3, pague 2”, “Acima de 3 unidades, desconto de 30%”.

Para aumentar as vendas, é preciso planejamento e estratégia, sempre focalizando as ações no público-alvo, suas necessidades e preferências. Aplicar as técnicas corretas no PDV é fundamental para o crescimento no volume de vendas e na maior satisfação do cliente, que encontrará o produto certo para ele.

E você, já utiliza alguma dessas estratégias em seu PDV? Comente sua experiência conosco aqui neste post!





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